Lista completa de Questões de Serviço Social da Universidade Federal do Paraná (UFPR) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O processo de reestruturação produtiva teve impacto nas políticas de recursos humanos no Brasil na década de 1990, no que tange às finalidades do trabalho dos assistentes sociais, bem como na demanda de ampliação de sua atuação nos seguintes aspectos:
1. ampliação de investimentos empresariais com a qualificação da força de trabalho.
2. introdução de técnicas de monitoramento e avaliação internas.
3. inserção de metodologias de gerenciamento participativo, buscando envolver o colaborador no alcance dos objetivos da empresa.
4. implementação e/ou ampliação de benefícios e serviços sociais articulados à ampliação da produtividade.
5. investimento em processo de aculturamento dos empregados, objetivando o engajamento dos colaboradores no sistema produtivo.
Estão corretos os itens:
1, 2 e 5 apenas.
1, 3, 4 e 5 apenas.
2 e 4 apenas.
1 e 5 apenas.
1, 2, 3, 4 e 5.
Para o desenvolvimento de análises institucionais, o Serviço Social busca elementos teórico-conceituais nas produções de outras áreas do conhecimento, a exemplo das teorias administrativas ou sociológicas das organizações. Atualmente, uma série de críticas aponta os limites das teorias modernas na análise das organizações. Entram em cena estudos pautados em referenciais da ciência política e da antropologia. Com relação aos referenciais teóricos de análise das organizações, numere a coluna da direita, relacionando as teorias com os respectivos autores e características.
Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.
3 2 4 5 1.
1 2 3 4 5.
2 3 1 5 4.
2 1 3 5 4.
3 4 5 1 2.
A inserção do profissional de Serviço Social em organizações, sejam elas estatais, privadas ou integrantes do terceiro setor, demanda inicialmente que ele se situe nesse espaço através do reconhecimento institucional e sua análise. Assinale a alternativa que apresenta de modo adequado os aspectos a serem observados, reconhecidos e compreendidos na análise institucional.
Acesso a documentos específicos para a identificação do objeto de intervenção do Serviço Social; análise das atribuições formais estabelecidas para o assistente social; reconhecimento dos objetivos institucionais e, principalmente, do foco de seus produtos e serviços, para mediar com os trabalhadores a produção de modo eficaz aos fins organizacionais.
Identificação da natureza da organização e de seus objetivos e finalidades; identificação do objeto de intervenção do Serviço Social informado pela chefia imediata ou superiores; análise das estruturas formais e das relações pessoais presentes na organização; elaboração do perfil dos usuários do trabalho do assistente social, dentre outros.
Identificação do objeto de intervenção do Serviço Social a partir da observação do desempenho do profissional que já integra a organização; participação em treinamento especializado para o desempenho das funções e atribuições profissionais do assistente social; entrevista com chefia imediata ou superiores para identificação das expectativas de resultados do trabalho do profissional de Serviço Social, dentre outros.
Identificação da natureza da organização e de seus objetivos e finalidades; reconhecimento do objeto de intervenção do Serviço Social e possibilidades de sua (re)construção; análise das estruturas formais e das relações de poder presentes na organização; conhecimento e compreensão da realidade dos usuários do trabalho do assistente social, dentre outros.
Acesso a documentos da organização, como estatuto, regimento ou contrato social, reconhecendo sua natureza, objetivos e finalidades. Análise dos prontuários dos usuários para elaboração de seu perfil e identificação dos problemas individuais. Identificação das relações informais intraorganização e estabelecimento de critérios de acesso ao trabalho da área de Serviço Social pautados nessas relações.
Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - Universidade Federal do Paraná (UFPR) - 2005
O movimento de reconceituação do Serviço Social ocorrido na América Latina e que culminou na década de 1970, centrou sua análise em várias questões. Assinale a alternativa que indica seu objeto de estudo:
Mudança de comportamento das famílias e pessoas.
Cuidados com a higiene e a moral.
Luta de classe.
Inserção à ordem social.
Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - Universidade Federal do Paraná (UFPR) - 2005
Com base nas atribuições pertinentes ao cargo de assistente social no Poder Judiciário catarinense, qual das alternativas abaixo está CORRETA
O assistente social forense do Poder Judiciário de Santa Catarina não tem como foco (cliente) em seu trabalho os demais colegas servidores que compõem o quadro funcional.
O usuário de que deve ocupar-se o assistente social forense é somente o cidadão em dificuldade sócio-jurídica, excluindo-se o colega servidor de seu universo de trabalho.
O assunto Perícia Social é uma construção doutrinária quase desconhecida e ainda pouco ensinada nas universidades. Por isso, o assistente social, em relação às solicitações da Justiça, não deve emitir laudos periciais.
O assistente social forense deve ouvir, prestar orientação e efetuar encaminhamentos de servidores colegas de trabalho em dificuldades de ordem sócioeconômica.
Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - Universidade Federal do Paraná (UFPR) - 2005
O que é estudo social?
São entrevistas individuais e coletivas.
É o objeto do trabalho do assistente social.
É o instrumento utilizado para conhecer e analisar uma situação, vivida por determinados sujeitos ou grupo de sujeitos sociais, sobre a qual o assistente social foi chamado a opinar.
É um laudo social.
Utilizam-se os trabalhos em rede como estratégias do serviço social. O que é considerado como rede secundária?
Relações afetivas familiares.
Colegas de trabalho.
Organizações não governamentais.
Relações significativas que uma pessoa estabelece ao longo de sua vida.
Serviço Social - Serviço Social nas políticas setoriais e transversais - Universidade Federal do Paraná (UFPR) - 2005
Com referência ao direito à profissionalização e à proteção do trabalho do adolescente, é CORRETO afirmar:
Ao adolescente aprendiz não são assegurados os direitos trabalhistas e previdenciários.
As exigências produtivas referentes ao trabalho se sobrepõem às exigências pedagógicas.
É proibido trabalho noturno, perigoso ou insalubre a menores de 18 (dezoito) e de qualquer trabalho a menores de 16 (dezesseis) anos, salvo na condição de aprendiz, a partir de 14 (quatorze) anos de idade.
O princípio da condição peculiar de pessoa em desenvolvimento não se aplica ao adolescente aprendiz.
Serviço Social - Serviço Social nas políticas setoriais e transversais - Universidade Federal do Paraná (UFPR) - 2005
Com referência aos serviços auxiliares próprios da Justiça infantojuvenil, é CORRETO afirmar:
O estudo social ou a perícia interprofissional são recursos à disposição do magistrado, somente possíveis se a equipe interprofissional de que trata o ECA estiver completa.
Os trabalhos de aconselhamento, por terem caráter subjetivo, não são aplicados pelo assistente social judiciário.
Os subsídios à autoridade judiciária podem ser por escrito ou de forma verbal.
O serviço de prevenção não faz parte das atividades a serem desenvolvidas pelo assistente social judiciário.
Serviço Social - Serviço Social nas políticas setoriais e transversais - Universidade Federal do Paraná (UFPR) - 2005
A Convenção Internacional Relativa à Proteção de Crianças, concluída em Haia, em 29-5-1993, e ratificada pelo Brasil por meio do Decreto n. 3.087, de 21-6-1999, publicado no DOU de 22-6-1999, inclui a Cooperação em matéria de:
Adoção internacional.
Proteção de crianças e adolescentes em matéria de ato infracional .
Adoção e questões de ato infracional cometido por adolescente.
Cuidados mínimos necessários com adolescentes autores de atos infracionais, em cumprimento de medidas sócio-educativas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...