Questões de Serviço Social da Universidade Federal do Paraná (UFPR)

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Sobre a Comissão Estadual Judiciária de Adoção – CEJA –, podese afirmar:

  • A.

    É uma Comissão instituída por Resolução do Tribunal de Justiça (no caso do TJSC), tendo por objetivo auxiliar os Juízos da Infância e da Juventude do Estado nos procedimentos relativos à adoção.

  • B.

    Em Santa Catarina a CEJA se ocupa somente das questões de adoção de crianças por estrangeiros.

  • C.

    A CEJA, em Santa Catarina, está vinculada à Corregedoria Geral da Justiça, ocupando-se exclusivamente da organização dos cadastros à adoção por estrangeiros.

  • D.

    A CEJA(SC) é uma comissão formada por algumas autoridades e profissionais. Segundo a Resolução n. 01/93-TJ, que a criou, não consta do rol a figura do assistente social.

O que é laudo social?

  • A.

    É um estudo abrangente sobre determinada situação.

  • B.

    É um relatório de entrevista.

  • C.

    É um estudo social.

  • D.

    É um documento (instrumento) resultante do processo de perícia social.

O código de Ética profissional do Assistente Social de 1993 toma como valor ético-político central a:

  • A.

    democracia

  • B.

    universalidade.

  • C.

    cidadania

  • D.

    autonomia

  • E.

    emancipação.

De acordo com o Código de Ética de sua categoria, fica vedado ao assistente social:

  • A.

    Repassar ao seu substituto as informações necessárias à continuidade do trabalho

  • B.

    Emprestar seu nome e registro profissional a firmas, organizações e empresas para simulação do exercício efetivo do Serviço Social

  • C.

    Apresentar à Justiça, quando convocado na qualidade de perito ou testemunha, as conclusões do seu laudo ou depoimento, sem extrapolar o âmbito da competência profissional e violar os princípios éticos contidos nesse código

  • D.

    Comparecer perante a autoridade competente quando intimado a prestar depoimento, para declarar que está obrigado a guardar sigilo profissional nos termos desse código e da legislação em vigor

  • E.

    Incentivar a prática profissional interdisciplinar

A revisão do texto do Código de Ética do Assistente Social de 1986, processou-se em dois níveis, reafirmando os seus valores fundantes na:

  • A.

    ação técnica e politização profissional

  • B.

    normatização do exercício profissional

  • C.

    autonomia e organização

  • D.

    liberdade e justiça social

  • E.

    ação técnica e justiça social

Com base no Código de Ética, são deveres dos assistentes sociais nas suas relações com o usuário:

I. Garantir plena informação e discussão sobre as possibilidades e conseqüências das situações apresentadas, respeitando-se democraticamente as decisões dos usuários, desde que respeitem os valores e as crenças individuais dos profissionais.

II. Fornecer informações concernentes ao trabalho desenvolvido pelo Serviço Social à população usuária somente quando autorizado pela instituição.

III. Esclarecer aos usuários, ao iniciar o trabalho, os objetivos e a amplitude de sua atuação profissional.

IV. Democratizar as informações e o acesso aos programas disponíveis no espaço institucional, como forma de garantir a participação dos usuários.

V. Revelar as informações colhidas nos estudos e pesquisas somente quando elas contribuírem para os interesses institucionais.

Estão corretas apenas as afirmativas.

  • A.

    I e V.

  • B.

    IV e V

  • C.

    I e II.

  • D.

    III e IV

  • E.

    I e III.

Segundo o Código de Ética vigente, nas suas relações profissionais, é dever do assistente social

  • A.

    Devolver informações colhidas em estudo e pesquisa aos usuários.

  • B.

    Supervisionar alunos de Serviço Social em instituições que não tenham assistente social em seu quadro funcional.

  • C.

    Gerenciar a implementação de programas sociais

  • D.

    Acatar incondicionalmente as determinações institucionais

  • E.

    Exercer sua autoridade definindo o nível de participação do usuário.

Na política de atendimento às famílias, identificam-se algumas linhas de atuação na forma convencional e outras que começam a emergir, denominadas alternativas. É característica da forma alternativa

  • A.

    A subordinação das famílias ao saber dos profissionais por elas responsáveis, pois o conhecimento garante o atendimento satisfatório das necessidades básicas

  • B.

    Uma organização solidária, construída democraticamente, de apoio às famílias

  • C.

    O atendimento individualizado das pessoas, atomizando o núcleo familiar, de modo a facilitar a introdução de novos hábitos culturais e valores.

  • D.

    O cunho assistencial das ações desenvolvidas, já que a população-alvo não tem capacidade de prover a própria manutenção

  • E.

    Ações de assistência social que tenham retorno financeiro garantido, para a manutenção dos projetos

Segundo FALEIROS, o paradigma da articulação consiste na elaboração consciente, conseqüente, teórica, política e técnica das relações sociais presentes no relacionamento profissional, para a construção de estratégias e táticas para a solução de problemas. Sob esse paradigma:

  • A.

    Exige-se a análise conjuntural da correlação de forças, de forma a avaliar a mobilização social existente, com o objetivo de pressionar os órgãos públicos para o atendimento das demandas sociais.

  • B.

    Avaliam-se os mecanismos repressivos existentes no interior das instituições, procurando revertê-los por meio de atividades recreativas

  • C.

    Evita-se o diálogo com as forças sociais, na medida em que o vínculo com os movimentos sociais pode interferir na neutralidade do trabalho de ação social

  • D.

    Busca-se mostrar ao usuário seu problema sob a ótica institucional, uma vez que a solução só será alcançada utilizando-se os mecanismos institucionais

  • E.

    Privilegia-se o trabalho voluntário como forma de dividir a responsabilidade social entre todos e justificar a falta de recursos.

A estratégia que deve ser utilizada pelo assistente social para articular as necessidades da clientela e as formas como as normas institucionais podem dar conta dessas necessidades é chamada de

  • A.

    Subordinação.

  • B.

    Procuração.

  • C.

    Mediação

  • D.

    Dominação

  • E.

    Representação.

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