Lista completa de Questões de Sociologia do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca da relação entre globalização e cultura, julgue os itens subseqüentes.
Os conceitos de desenvolvimento e subdesenvolvimento estão vinculados a análises de relações culturais.
Acerca da relação entre globalização e cultura, julgue os itens subseqüentes.
A globalização tende a extinguir as diferenças étnicas, culturais e econômicas das sociedades pós-modernas.
Acerca da relação entre globalização e cultura, julgue os itens subseqüentes.
Um dos grandes paradoxos da pós-modernidade é o surgimento de movimentos nacionalistas que se contrapõem à internacionalização econômica e cultural.
Ainda em relação ao conceito de cultura e seus produtos, julgue os itens a seguir.
Conflitos culturais ocorrem entre indivíduos e grupos de indivíduos que aderem a sistemas de crenças comuns.
Ainda em relação ao conceito de cultura e seus produtos, julgue os itens a seguir.
A ciência, entendida como sistema de crenças, desenvolveuse sem encontrar resistência por parte de outros sistemas de crença, como a religião e a filosofia.
Com relação às tendências da desigualdade global, assinale a opção incorreta.
Os níveis de desigualdade entre homens e mulheres e entre as classes sociais afetam as dinâmicas populacionais.
Os países pobres que, com maior sucesso, conseguiram emergir de seu passado de pobreza têm em comum um passado colonial que os deixou com parca infra-estrutura industrial, populações socialmente coesas e posição política desfavorável.
Entre as principais teorias do desenvolvimento econômico, podem ser apontadas a teoria da modernização e a teoria da dependência.
Parte considerável do processo de urbanização no mundo ocidental pode ser associada ao crescimento do sistema de fábricas.
Com base nos dados mostrados na figura acima e acerca do mercado de trabalho no Brasil, assinale a opção correta.
A partir de 1990, tornou-se crença, disseminada entre os economistas, a idéia de que o trabalho informal representa uma fatia do mercado de trabalho marginalizada, ilegal e em que os trabalhadores não têm a carteira de trabalho assinada.
O novo conceito de informalidade engloba os trabalhadores que substituíram a especialização profissional por uma equivalência que os torna aptos a ocupar diferentes ocupações no mercado de trabalho.
O aumento, a partir de 1990, da população que trabalha sem carteira assinada ou por conta própria reflete apenas o mau desempenho da economia brasileira.
O novo mercado informal pretende defender a autonomia profissional do trabalhador e o desenvolvimento da carreira do trabalhador como empregado assalariado.
O capitalismo do século XX fez surgir a produção em massa, a sociedade da abundância e as crises decorrentes do processo de produção, cujo exemplo mais característico foi o colapso de 1929, ocorrido nos EUA, e cujos reflexos atingiram toda a estrutura econômica internacional. A esse respeito, assinale a opção correta.
Apesar da crise de 1929 e da ocorrência da 2.ª Grande Guerra, a capacidade produtiva dos países centrais não foi afetada diretamente.
A formação de indústria local e o desenvolvimento econômico dos países periféricos ocorreram a partir dos recursos acumulados com a exportação agrária.
Após a superação das crises nas economias centrais, o panorama das relações econômicas não sofreu alterações, em virtude, especialmente, do surgimento das empresas multinacionais.
O surgimento das multinacionais representou incremento econômico para os países centrais, origem dessas empresas, mas não afetou as economias subsidiárias.
A sociologia do desenvolvimento, campo da sociologia constituído no século passado, tem como grande preocupação o estudo do desenvolvimento do capitalismo industrial e sua internacionalização. Acerca da relação entre a sociologia e a expansão do capitalismo, assinale a opção correta.
Em fins do século passado, a capitalização dos recursos, o aumento do consumo, a necessidade de barateamento dos custos da matéria-prima e da força de trabalho pressionaram as potências industriais a expandirem-se economicamente para além de suas fronteiras.
Em consonância com as características dos séculos anteriores, o século XX foi marcado pelo desenvolvimento de um capitalismo de exploração, o que impediu o ingresso de novas nações no contexto das relações econômicas internacionais.
As nações asiáticas desenvolveram uma indústria baseada na produção de matérias-primas, o que impossibilitou o desenvolvimento de modernos sistemas de transporte e comunicação e a mecanização agrícola.
Apesar da modernização, os países pobres não conseguiram ingressar efetivamente no modelo de capitalismo globalizado.
Considerando a tabela acima, assinale a opção correta acerca das desigualdades sociais.
Ao estudar as diferenças entre países, os sociólogos estão estudando a desigualdade regional.
Na Noruega, a renda per capita é aproximadamente 80 vezes maior que a do Burundi, e a expectativa de vida representa quase o dobro da deste último.
A partir dos indicadores apresentados, é correto afirmar que países como Burundi e Serra Leoa têm sociedades pouco estratificadas.
Variações transnacionais de estratificação interna são obtidas a partir de estudos conduzidos para a análise das diferenças de estratificação social de cada país.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...