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Quanto à pobreza, uma das principais preocupações da sociologia moderna, assinale a opção correta.
O conceito de pobreza é relativo e independe do conceito de riqueza.
A pobreza deriva do fato de que as sociedades aproveitam de maneira errada os recursos naturais disponíveis.
A distribuição social dos recursos, não importa sua quantidade, não é fator determinante para indicação da situação de pobreza de uma sociedade.
O conceito de pobreza refere-se às condições materiais de cada sociedade e ao modo como esta organiza a participação dos indivíduos na distribuição do produto social.
A respeito do peso das Ciências Sociais e da Sociologia em suas relações com as demais áreas do conhecimento humano, julgue os itens que se seguem.
Os temas da estratificação, da mobilidade e das desigualdades sociais são recorrentes na tradição sociológica, embora também sejam encontrados em quase todas as ciências sociais e humanas.
A respeito do peso das Ciências Sociais e da Sociologia em suas relações com as demais áreas do conhecimento humano, julgue os itens que se seguem.
O conceito de relações de poder confere mobilidade ao conceito tradicional de poder, relacionando-o à idéia de exercício e saber.
Considerando os dados da tabela acima, coligidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), julgue os itens que se seguem.
De acordo com a teoria da modernização, a desigualdade global origina-se em diversas características das sociedades pobres, como, por exemplo, a falta de capital para investir em agricultura e indústria, a falta de racionalidade nas técnicas comerciais e ausência de governos do tipo ocidental, que ofereçam base para investimentos seguros.
Estrutura, função, ação racional – são termos que demarcam diferentes conjunturas teóricas da sociologia no século XX. A esse respeito, é INCORRETO afirmar que:
o individualismo metodológico nega a existência de sistemas sociais como algo mais do que a soma de suas partes;
Merton interessa-se por como algumas estruturas sociais exercem pressão sobre indivíduos, motivando-os a se engajarem no comportamento não conformista;
Parsons formaliza o problema da ordem como a relação não problemática entre a ordem fatual e a ordem normativa;
segundo Elster, o homem pode ser considerado como um máquina maximizadora global capaz de determinar o seu ritmo de desenvolvimento;
para Raymond Boudon as noções de escolha, de decisão, de previsão, de liberdade desempenham um papel essencial na sociologia.
A experiência social ao longo da vida por meio da qual os indivíduos desenvolvem a sua potência humana e aprendem a sua cultura é:
controle social;
interação simbólica;
aculturação;
cultura de comunicação;
socialização.
O processo social por meio do qual vantagens e recursos são distribuídos sistemática e desigualmente nas ou entre as sociedades denomina-se:
diferença social;
desigualdade social;
socialização;
mobilidade social;
estratificação social.
Ao conjunto de expectativas de comportamento em relação a cada uma das posições existentes em uma sociedade corresponde:
status;
categoria;
papel;
tipificação;
preconceito.
Segundo a perspectiva do conflito social, a divisão de trabalho entre homens e mulheres:
permite a estabilidade e o bem estar da família;
depende do número de filhos do casal;
mantém as mulheres em posição subordinada em relação aos homens;
tem por função a integração social;
é uma das principais características da solidariedade social.
No sentido em que é empregado por Niklas Luhmann, "autopoiesis" significa:
"auto-produção", servindo para explicar a emergência e reprodução dos sistemas sociais;
o mesmo que "práxis" na tradição marxista, servindo para designar práticas sociais transformadoras;
"re-equilíbrio" homeoestático do sistema social, através da readaptação das diferentes funções que coordenam a funcionalidade dos diferentes sub-sistemas de ação;
disposição do sistema para referir-se a si próprio, num movimento de reflexividade que o põe em condições de reproduzir-se através da mudança social;
capacidade de reprodução de um sistema social com base na ação consciente dos indivíduos que o constituem, cuja ação é reflexiva e "auto-referida".
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