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Segundo Pérsio Santos de Oliveira, a família é apresentada como o primeiro grupo social a que pertencemos. A opção analítica deste autor para abordá-la concentra-se
em vê-la como centro nuclear da sociedade, capaz de construir valores conservadores em prol da sociedade.
nas relações sociais hierárquicas ou verticais, norteadas pelas idéias de mando e obediência e sustentadas pelas instituições sociais, tais como família, escola entre outras.
na sua estrutura que varia no tempo e no espaço, discorrendo sobre o número de casamentos e à forma de casamentos.
na sua capacidade de sobrevivência, a despeito da crise e da evolução.
nas formas de controle, por meio desta instituição, permitindo que o Estado exerça um controle sobre os indivíduos.
Os processos de reestruturação produtiva passam a eliminar cargos de forma irreversível no interior das empresas. A este fenômeno os PCNs se referem como:
precarização do trabalho.
desemprego estrutural.
desemprego em massa.
terceirização.
deterioração do trabalho.
Atenção: Para responder às questões de números 41 a 44 considere o fragmento do texto escrito pelo geógrafo Milton Santos.
As disciplinas vinculadas às ciências humanas têm como princípio auxiliar na construção de valores mais humanos e menos mercantis, contribuindo para a formação de uma sociedade mais justa e igualitária. Neste sentido, a sociologia pode
ensinar o aluno a analisar a sociedade de forma distanciada.
levar o aluno a compreender a sociedade de forma fragmentada, analisando seus fenômenos separadamente.
estimular a cultivar junto aos alunos a lei do "salvese quem puder", nas palavras de Milton Santos, cultivando a individualidade que impera em tempos de globalização.
levar o aluno a questionar permanentemente os fatos, visando uma transformação da sociedade e construindo o senso crítico.
compreender a sociedade como fenômeno estático.
Atenção: Para responder às questões de números 41 a 44 considere o fragmento do texto escrito pelo geógrafo Milton Santos.
No texto "Os deficientes cívicos", de Milton Santos, anteriormente citado, é abordada uma nova ética, cujos valores são pautados:
na orientação do pensar e do agir e, a partir deles, ressignificando-os em um projeto histórico de caráter humanista.
pela distância da solidariedade, da cooperação, do coletivismo e mais calcados no individualismo e na competitividade, e, portanto, ausentes de um processo reflexivo voltado à problematização.
pelo estudo dos juízos de apreciação que se referem à conduta humana susceptível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente à determinada sociedade, seja de modo absoluto.
na concepção de que moral e ética nunca tenham coexistido em perfeita harmonia e a articulação entre ambas permitia reduzir muito a tensão, em razão da subordinação evidente da exigência educativa às funções de integração social.
na prática mobilizada por ação dirigida ao bem, motivada pela busca de uma vida equilibrada e pautada em parâmetros tidos por valorosos.
Atenção: Para responder às questões de números 41 a 44 considere o fragmento do texto escrito pelo geógrafo Milton Santos.
O conceito de globalização é compreendido nos PCNs como:
um fenômeno decorrente da implementação de novas tecnologias de comunicação e informação, isto é, de novas redes técnicas que permitem a circulação de idéias, mensagens, pessoas e mercadorias, num ritmo acelerado e que acabaram por criar a interconexão entre os lugares em tempo simultâneo.
(...) uma formulação recente que é resultado de uma maior intensificação da consciência social relativamente à compreensão do mundo como um todo (enquanto unidade integrada, sociologicamente falando).
(...) mundialização do capital (ou quando se dá um contexto mais rigoroso ao termo inglês de globalização), que se está designando bem mais do que apenas outra etapa no processo de internacionalização, tal como conhecemos a partir de 1950. Fala-se, na verdade, numa nova configuração do capitalismo mundial e nos mecanismos que comandam seu desempenho e sua regulação.
a intensificação das relações sociais em escala mundial, que ligam localidades distantes de tal maneira que acontecimentos locais são modelados por eventos ocorrendo a muitas milhas de distância e vice-versa.
a reorganização das estruturas produtivas e o aumento dos fluxos comerciais e crescente mundial, no presente contexto de aceleração do desenvolvimento tecnológico.
O tema da violência na sociologia no ensino médio pode ser abordado pelas diferentes formas como ela se manifesta e não somente associada à criminalidade. A violência no texto pode ser compreendida como:
anomia, no sentido Durkheimiano de ausência de normas integradoras e crescente individualização.
decomposição do sistema político e econômico.
como um tema, histórico e social, que se desenha à medida que contradiz, afirmando e negando, o estabelecido.
uso legítimo da força que assegura ao corpo social uma segurança.
associada ao caos, à desordem, e à transgressão às normas estabelecidas.
Qual é a noção de cultura que os PCNs trabalham?
A cultura é como uma lente através da qual o homem vê o mundo. Homens de culturas diferentes usam lentes diversas e, portanto, têm visões desencontradas das coisas.
A cultura define a vida não através de pressões de ordem material, mas de acordo com um sistema simbólico definido, que nunca é o único possível.
Cultura como sistema cognitivo: "consiste de tudo aquilo que alguém tem de conhecer ou acreditar para operar de maneira aceitável dentro de uma sociedade".
Cultura como sistema estrutural: "cultura como sistema simbólico que é uma criação cumulativa da mente humana. O seu trabalho tem sido de descobrir nas estruturas dos domínios culturais − mito, arte, parentesco e linguagem − os princípios da mente que geram essas elaborações culturais".
Cultura como sistema simbólico, na sua dimensão semiótica, "o homem é um animal amarrado a teias de significados que ele mesmo teceu, sendo a cultura uma dessas teias".
O afastamento da estabilidade do emprego assalariado tem esgarçado os laços sociais existentes entre as formas de trabalho (emprego estável, precário ou sem emprego) e a densidade das relações das redes de sociabilidade e das famílias (que vai de forte densidade relacional até o isolamento social). A integração é um conceito sociológico que permite compreender as relações de interdependência que existem entre os indivíduos de uma sociedade. Essa análise tem como matriz explicativa:
Max Weber.
Émile Durkheim.
Karl Marx, principalmente em O capital.
em Émile Durkheim e Karl Marx.
em Max Weber e Karl Marx.
NÃO se refere ao conceito de indústria cultural, cunhado por Adorno e Horkheimer (1947), presente nos PCNs:
a essência da audição de massas é o reconhecimento do que nos é familiar. Todas as vezes que uma fórmula tem êxito de consumo (se populariza) a indústria a promove e repete sempre o mesmo padrão. Tais circunstâncias intensificam a passividade social.
dissolvendo a tradicional oposição entre "alta cultura" e "cultura popular" a indústria cultural criou a "barbárie estilizada".
a indústria cultural "democratiza" um bem cultural, ao reproduzir em série, tornando-o acessível a todos.
na era das relações de troca de mercadorias, em que as relações sociais são reduzidas a relações mediatizadas pela mercadoria, também o produto cultural, a arte, perde a aura que lhe conferia especificidade de valor de uso.
as idéias tanto quanto os bens materiais estão sujeitos à mesma lógica da produção, baseada na extração da mais valia e das relações de troca, que transformaram todo e qualquer produto em mercadoria.
O termo precarização do trabalho tem sido empregado, contemporaneamente, em referência a uma diversidade de situações de trabalho e emprego que se tornaram expressivas na década de 1990 como conseqüência da reestruturação produtiva. Essas formas de inserção no mercado de trabalho apresentam determinadas características. O trabalho interpretado como precarizado é
assalariado regulamentado.
com contrato estatutário
por tempo indeterminado.
por tempo determinado (temporário).
em tempo integral.
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