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A partir da leitura dos gráficos acima, julgue os itens seguintes.
I A desigualdade social aumentou no Brasil, entre 1960 e 2000.
II Houve achatamento das classes médias em 1960 e em 2000.
III Houve redução no nível de apropriação de renda da parcela mais rica da população.
IV A distribuição de renda se alterou em virtude da redução do nível de crescimento econômico do país no período compreendido entre 1960 e 2000.
Estão certos apenas os itens
I e II.
I e III.
II e IV.
III e IV.
Tomando como referência o texto acima, assinale a opção correta acerca das relações entre indivíduo e sociedade.
A capacidade de apreender a cultura de determinado grupo independe de condições externas.
Socialização é o processo por meio do qual as pessoas apreendem a cultura de seu grupo.
O processo de aculturação é unilateral.
A interação social favorece apenas a consciência coletiva.
No que concerne às ciências sociais, julgue os próximos itens.
Nas avaliações de risco, os fatores subjetivos são os fatores éticos, morais e culturais.
O conceito de ideologia assume diversas concepções, conforme as diversas correntes teóricas. É correto afirmar que:
idéias comuns formam a base para uma consciência de sociedade: uma primeira consciência que determina a nossa conduta e que não é individual, mas social e geral.
para Émile Durkheim, a ideologia é de tipo novo, distante da tradição do social em que está inserido.
para Max Weber, a ideologia constitui-se em uma atividade filosófico-cientifica que estuda a construção das idéias, por meio da observação entre o corpo humano e o meio ambiente.
as idéias não correspondem à realidade das relações de opressão existentes.
no materialismo histórico e dialético, a ideologia é um dos meios empregados pelas classes dominantes no exercício da dominação.
Uma empresa ofereceu vagas para a contratação de faxineiros, exigindo como critérios de seleção: ser maior de 18 anos, escolaridade equivalente ao ensino médio completo e conhecimentos de informática. Questionado das razões de tão alta exigência para a execução de um trabalho de baixa especialização, o representante da empresa justifica que mesmo o faxineiro precisa ter conhecimentos de informática, pois caso acidentalmente algum cabo seja desconectado, ele precisa ter noções básicas para saber religar os equipamentos para o bom funcionamento da empresa.
Compreende-se a partir desta situação que, no mercado de trabalho, a escolaridade adquire para o trabalhador:
uma exterioridade.
um fato social.
um valor de troca.
uma jaula de ferro.
uma ação social.
Considere a letra da música abaixo.
A categoria trabalho, segundo orientação dada pelos PCNs, é expressa como uma
dimensão importante para a compreensão da cultura, enquanto dimensão material envolvida na regulação das relações sociais, que também gera significados, ou seja uma dimensão conceitual.
relação entre iguais, envolvendo o capitalista e o trabalhador; uma relação entre proprietários de mercadorias que se dá mediante a compra e a venda da força de trabalho.
atividade desenvolvida pelo homem, seja ela física ou mental, da qual resultam bens e serviços. Isto significa que é trabalho tanto a atividade do operário de uma indústria como a do desenhista que projeta os bens a serem produzidos por essa indústria.
"ressurreição", pois tudo o que é criado pelo homem contém em si um trabalho passado, "morto", que só pode ser reanimado por outro trabalho.
atividade intrínseca à cultura, que interagem, permitindo a construção do mundo civilizado.
O conceito de fato social é:
descrito por Max Weber como o objeto da sociologia, constituído por qualquer ação feita pelo indivíduo orientada pela ação de outros.
compreendido por Émile Durkheim como o objeto de estudo da sociologia, constituído por regras e normas coletivas que orientam a vida dos indivíduos em sociedade.
analisado por Émile Durkheim como o meio de descrever a realidade social.
abarcado por Karl Marx como o objeto de estudo da sociologia, vinculando-o à forma como a realidade se produz e se reproduz ao longo da história.
entendido por Max Weber como essencial para compreender a sociedade de sua época.
Uma professora de sociologia incluiu, no planejamento das atividades anuais, um estudo do meio. Propôs aos alunos que realizassem um mapeamento do bairro em que moram, a partir de um roteiro construído coletivamente em sala, objetivando identificar o tipo de moradia, entrevistar os moradores, com vistas a coletar dados socioeconômicos, verificar se há, ou não, certa concentração em determinados tipos de profissões e a oferta e a adequação dos equipamentos sociais para atender a população local. Ao final, realizariam uma análise dos dados coletados.
A partir desta atividade, é(são) o(s) tema(s) que NÃO pode(m) ser trabalhado(s) com os alunos:
As relações de poder como a-históricas e naturais.
A forma de distribuição de renda.
O liberalismo, pautado na idéia que os pobres devem colaborar na preservação dos bens dos ricos, os quais lhes oferecem trabalho.
A dominação, que garante a manutenção e a reprodução das desigualdades sociais.
As exclusões social, econômica e política.
A sociedade tem, ao longo da história, sofrido transformações e apresenta como uma constante a desigualdade, expressa de diversas formas. Assim, as castas, os estamentos e as classes sociais concretizam tal afirmação. É INCORRETO afirmar que:
as castas, na perspectiva weberiana, são compreendidas como uma forma de organização social específica, cuja ordenação social define a posição dos indivíduos nos planos políticos e econômicos, bem como o funcionamento das instituições.
a sociedade feudal tinha sua organização social baseada em estamentos, cujas relações eram estabelecidas entre nobreza, clero e servos.
o poder era vinculado à propriedade da terra pelos estratos dominantes.
as classes sociais expressam as desigualdades na sociedade capitalista.
as classes sociais podem ser sinônimas de status e prestígio.
O trecho acima refere-se a um exemplo de ação do:
anarquismo.
movimento social.
voluntariado.
movimento sindical.
comunismo.
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