Questões de Sociologia do ano 2007

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A partir da leitura dos gráficos acima, julgue os itens seguintes.

I A desigualdade social aumentou no Brasil, entre 1960 e 2000.

II Houve achatamento das classes médias em 1960 e em 2000.

III Houve redução no nível de apropriação de renda da parcela mais rica da população.

IV A distribuição de renda se alterou em virtude da redução do nível de crescimento econômico do país no período compreendido entre 1960 e 2000.

Estão certos apenas os itens

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e III.

  • C.

    II e IV.

  • D.

    III e IV.

Tomando como referência o texto acima, assinale a opção correta acerca das relações entre indivíduo e sociedade.

  • A.

    A capacidade de apreender a cultura de determinado grupo independe de condições externas.

  • B.

    Socialização é o processo por meio do qual as pessoas apreendem a cultura de seu grupo.

  • C.

    O processo de aculturação é unilateral.

  • D.

    A interação social favorece apenas a consciência coletiva.

No que concerne às ciências sociais, julgue os próximos itens.

Nas avaliações de risco, os fatores subjetivos são os fatores éticos, morais e culturais.

  • C. Certo
  • E. Errado

O conceito de ideologia assume diversas concepções, conforme as diversas correntes teóricas. É correto afirmar que:

  • A.

    idéias comuns formam a base para uma consciência de sociedade: uma primeira consciência que determina a nossa conduta e que não é individual, mas social e geral.

  • B.

    para Émile Durkheim, a ideologia é de tipo novo, distante da tradição do social em que está inserido.

  • C.

    para Max Weber, a ideologia constitui-se em uma atividade filosófico-cientifica que estuda a construção das idéias, por meio da observação entre o corpo humano e o meio ambiente.

  • D.

    as idéias não correspondem à realidade das relações de opressão existentes.

  • E.

    no materialismo histórico e dialético, a ideologia é um dos meios empregados pelas classes dominantes no exercício da dominação.

Uma empresa ofereceu vagas para a contratação de faxineiros, exigindo como critérios de seleção: ser maior de 18 anos, escolaridade equivalente ao ensino médio completo e conhecimentos de informática. Questionado das razões de tão alta exigência para a execução de um trabalho de baixa especialização, o representante da empresa justifica que mesmo o faxineiro precisa ter conhecimentos de informática, pois caso acidentalmente algum cabo seja desconectado, ele precisa ter noções básicas para saber religar os equipamentos para o bom funcionamento da empresa.

Compreende-se a partir desta situação que, no mercado de trabalho, a escolaridade adquire para o trabalhador:

  • A.

    uma exterioridade.

  • B.

    um fato social.

  • C.

    um valor de troca.

  • D.

    uma jaula de ferro.

  • E.

    uma ação social.

Considere a letra da música abaixo.

A categoria trabalho, segundo orientação dada pelos PCNs, é expressa como uma

  • A.

    dimensão importante para a compreensão da cultura, enquanto dimensão material envolvida na regulação das relações sociais, que também gera significados, ou seja uma dimensão conceitual.

  • B.

    relação entre iguais, envolvendo o capitalista e o trabalhador; uma relação entre proprietários de mercadorias que se dá mediante a compra e a venda da força de trabalho.

  • C.

    atividade desenvolvida pelo homem, seja ela física ou mental, da qual resultam bens e serviços. Isto significa que é trabalho tanto a atividade do operário de uma indústria como a do desenhista que projeta os bens a serem produzidos por essa indústria.

  • D.

    "ressurreição", pois tudo o que é criado pelo homem contém em si um trabalho passado, "morto", que só pode ser reanimado por outro trabalho.

  • E.

    atividade intrínseca à cultura, que interagem, permitindo a construção do mundo civilizado.

O conceito de fato social é:

  • A.

    descrito por Max Weber como o objeto da sociologia, constituído por qualquer ação feita pelo indivíduo orientada pela ação de outros.

  • B.

    compreendido por Émile Durkheim como o objeto de estudo da sociologia, constituído por regras e normas coletivas que orientam a vida dos indivíduos em sociedade.

  • C.

    analisado por Émile Durkheim como o meio de descrever a realidade social.

  • D.

    abarcado por Karl Marx como o objeto de estudo da sociologia, vinculando-o à forma como a realidade se produz e se reproduz ao longo da história.

  • E.

    entendido por Max Weber como essencial para compreender a sociedade de sua época.

Uma professora de sociologia incluiu, no planejamento das atividades anuais, um estudo do meio. Propôs aos alunos que realizassem um mapeamento do bairro em que moram, a partir de um roteiro construído coletivamente em sala, objetivando identificar o tipo de moradia, entrevistar os moradores, com vistas a coletar dados socioeconômicos, verificar se há, ou não, certa concentração em determinados tipos de profissões e a oferta e a adequação dos equipamentos sociais para atender a população local. Ao final, realizariam uma análise dos dados coletados.
A partir desta atividade, é(são) o(s) tema(s) que NÃO pode(m) ser trabalhado(s) com os alunos:

  • A.

    As relações de poder como a-históricas e naturais.

  • B.

    A forma de distribuição de renda.

  • C.

    O liberalismo, pautado na idéia que os pobres devem colaborar na preservação dos bens dos ricos, os quais lhes oferecem trabalho.

  • D.

    A dominação, que garante a manutenção e a reprodução das desigualdades sociais.

  • E.

    As exclusões social, econômica e política.

A sociedade tem, ao longo da história, sofrido transformações e apresenta como uma constante a desigualdade, expressa de diversas formas. Assim, as castas, os estamentos e as classes sociais concretizam tal afirmação. É INCORRETO afirmar que:

  • A.

    as castas, na perspectiva weberiana, são compreendidas como uma forma de organização social específica, cuja ordenação social define a posição dos indivíduos nos planos políticos e econômicos, bem como o funcionamento das instituições.

  • B.

    a sociedade feudal tinha sua organização social baseada em estamentos, cujas relações eram estabelecidas entre nobreza, clero e servos.

  • C.

    o poder era vinculado à propriedade da terra pelos estratos dominantes.

  • D.

    as classes sociais expressam as desigualdades na sociedade capitalista.

  • E.

    as classes sociais podem ser sinônimas de status e prestígio.

O trecho acima refere-se a um exemplo de ação do:

  • A.

    anarquismo.

  • B.

    movimento social.

  • C.

    voluntariado.

  • D.

    movimento sindical.

  • E.

    comunismo.

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