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Segundo Spósito, em A sociabilidade juvenil e a rua: novos conflitos e ação coletiva na cidade, vários autores têm apontado a ambiguidade nas relações entre a escola e os alunos, caracterizada pela intermitência, abandonos e interrupções e até mesmo a exclusão precoce definitiva. Alguns desses autores têm sustentado o insucesso da escola na transmissão do conhecimento e sua reduzida eficácia socializadora dos jovens. Mesmo não reconhecendo a importância da escolarização em suas vidas, os jovens ainda preservam a visão da escola como via para
a mobilidade social.
a manutenção de suas condições de vida.
o desenvolvimento intelectual.
a construção de relações sociais duradouras.
O tipo de discriminação que ocorre na escola por meio de insultos, apelidos pejorativos, constrangimentos, ameaças, agressões etc. tem sido recentemente denominado como
agressividade juvenil.
bullying.
indisciplina escolar.
discriminação entre pares.
O processo que superaria a divisão da nação em raças e promoveria alguma democracia social é chamado por Gilberto Freyre de
democracia racial.
resgate da cidadania.
mestiçagem.
antirracismo.
Dados da Síntese de Indicadores Sociais do IBGE sobre mortalidade infantil, para o ano de 2009, mostram que enquanto na região sudeste a taxa é de 16,6%, na nordeste é de 33,2%. Analisando os dados no interior de cada uma dessas regiões vemos que, apesar da taxa discrepante em Alagoas (46,4%), nos demais estados que compõem a região nordeste, elas oscilam ao redor da taxa média da região. Na região sudeste, o estado que registra a taxa mais alta, 19,1%, é o de Minas Gerais, mas, os demais estados mantêm a taxa ao redor da média da região. Está correto afirmar, portanto, que as taxas de mortalidade infantil
variam mais no interior de uma mesma região do que entre as duas regiões consideradas.
variam mais entre as duas regiões consideradas do que no interior de uma mesma região.
não apresentam uma variação significativa entre as duas regiões brasileiras consideradas.
não são significativas para se apreender as desigualdades entre as duas regiões consideradas.
No Brasil, a alfabetização é condição necessária para que a pessoa possa
candidatar-se a um cargo eletivo.
filiar-se em um partido político.
votar nas eleições.
candidatar-se a cargos no Executivo, mas não no Legislativo.
No Brasil, o voto é
direto, secreto, obrigatório e desigual.
direto, obrigatório, público e desigual.
secreto, obrigatório, igual e direto.
indireto, obrigatório, público e igual.
A democracia teve origem na Grécia Antiga, com o significado de governo e de poder do povo. A concepção moderna de democracia é sustentada por três princípios, que são
igualdade de direitos, limitação do poder do governante e supremacia da vontade popular.
supremacia da vontade popular, preservação da liberdade e igualdade de direitos.
igualdade de direitos, preservação da liberdade e atribuição de responsabilidade política.
supremacia da vontade popular, igualdade de direitos e fortalecimento das instituições políticas.
Diante do fato de que no Brasil as mulheres nunca conseguiram mais do que 7% de cadeiras no Congresso Nacional, tem crescido a luta das mulheres por direitos relacionados à cidadania
civil.
social.
universal.
política.
Os registros sobre violência contra a mulher da Central de Atendimento à Mulher, referentes a 2009, mostram que 53,9% foram relatos de violência física e 33,2% de violência psicológica. Essa violência cometida contra as mulheres está baseada
na reação das mulheres à dominação do homem.
na maior força física dos homens.
nas relações desiguais entre homens e mulheres.
no exercício natural da dominação masculina.
Dados do IBGE referentes às condições de vida da população brasileira no ano de 2009 mostram que, na região sudeste, 4,0% de crianças de 0 a 14 anos vivem em domicílios sem abastecimento de água, esgotamento sanitário ou coleta de lixo. No estado de Minas Gerais, essa taxa é de 10,9%, idêntica à do Brasil, mas bastante superior às de São Paulo (0,8%) e Rio de Janeiro (0,9%). Com base nesses dados, está correto afirmar que
a desigualdade existente em uma mesma região brasileira não pode ser apreendida apenas do dado geral.
as diferenças existentes entre a região sudeste e as outras regiões brasileiras devem ser destacadas.
o estado de Minas Gerais apresenta índices significativos de saneamento básico quando comparado com as outras regiões brasileiras.
os dados não são significativos para mostrar as diferentes realidades de uma região.
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