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A importância da obra de Gilberto Freyre, Casa Grande & Senzala, para a análise do comportamento dos diferentes grupos raciais na sociedade brasileira, consiste na
afirmação da existência de uma democracia racial na sociedade brasileira.
substituição de uma explicação biológica das diferenças raciais por uma interpretação cultural.
elaboração de uma interpretação biológica das diferenças raciais por oposição a uma ênfase nos elementos culturais.
ênfase nas diferenças socioestruturais por oposição às diferenças culturais.
Dados do IBGE para o ano de 2009 mostram que, enquanto a taxa de analfabetismo entre os brancos é de 5,9%, ela é de 13,3% entre os pretos e de 13,4% entre os pardos. Quanto ao analfabetismo funcional, as taxas são de 25,4% para os pretos, 25,7% para os pardos e 15,0% para os brancos. Estes dados evidenciam
a democratização do ensino no Brasil, que garante altos níveis de escolarização.
a importância da educação como mecanismo de ascensão social.
o combate à desigualdade social, que amplia o acesso de pretos e pardos ao sistema escolar.
a desigualdade social, que hierarquiza brancos, pardos e pretos na sociedade brasileira.
Sobre os conceitos de raça e etnia está correto afirmar que raça é definida pelas
diferenças genéticas, enquanto etnia é definida pelas diferenças raciais e culturais.
diferenças naturais atribuídas aos indivíduos, enquanto etnia é definida pela identidade grupal.
características físicas, enquanto etnia é definida pelas diferenças culturais.
características individuais, enquanto etnia é definida pelas diferenças genotípicas.
Dados do IBGE mostram que, em 2009, no Brasil, as mulheres gastavam, em média, 22,0 horas semanais em atividades domésticas, enquanto a média entre os homens foi de 9,5 horas. Esses dados permitem a reflexão sobre a
divisão sexual do trabalho na sociedade brasileira.
separação entre trabalho produtivo e trabalho doméstico.
importância do trabalho doméstico.
tendência natural das mulheres para o trabalho doméstico.
Acerca das diferenças entre sexo e gênero, sexo
depende da educação do indivíduo como homem ou mulher e gênero da diferença genética entre eles.
está relacionado às diferenças culturais entre homens e mulheres e gênero às diferenças biológicas entre eles.
depende de uma autoidentificação do indivíduo como homem e mulher e gênero diz respeito às diferenças sociais, psicológicas e culturais entre homens e mulheres.
está relacionado às diferenças biológicas entre homens e mulheres e gênero diz respeito às diferenças sociais, psicológicas e culturais entre eles.
Anthony Giddens, em seu livro Sociologia, refere-se à segregação ocupacional dos gêneros como explicação para o fato de homens e mulheres
serem alocados em atividades de acordo com a sua capacidade profissional.
estarem concentrados em tipos diferentes de empregos de acordo com a compreensão do que seja a atividade adequada para cada sexo.
ocuparem distintas profissões de acordo com as oportunidades oferecidas pelo mercado de trabalho.
apresentarem poucas ou nenhuma diferenças significativas quanto às possibilidades de emprego, salário e posição na ocupação.
A política de tolerância zero, inicialmente posta em prática na cidade de Nova Iorque, tem como base a teoria
da criminalidade.
do funcionalismo.
da criminalidade urbana.
das janelas quebradas.
racial, de gênero e social.
social, de gênero e política.
social, racial e geracional.
social, racial e política.
Wilson e Kelling, em seu estudo sobre criminalidade e desordem, desenvolvem a teoria das janelas quebradas, segundo a qual existe uma relação de causalidade entre a criminalidade e
a não repressão de pequenos delitos e contravenções.
o aumento do número de prisões.
a atuação da polícia.
a pobreza.
No processo histórico de construção do Estado moderno, é importante levar em conta o papel desempenhado pelas lutas sociais e políticas e pelo movimento operário para a conquista de diversos direitos. Como exemplos destes, é possível citar:
(1) a noção de que todos os homens são iguais perante a lei, defendida durante a Revolução Francesa, no século XVIII;
(2) o direito ao voto universal, bandeira do movimento cartista inglês no século XIX;
(3) o direito a férias e aposentadoria, conquistado pelo movimento operário em diversos países, especialmente no século XX.
Esses direitos exemplificam, respectivamente, o que o sociólogo britânico T. H. Marshall (1893-1981) define como
cidadania, democracia e sindicalismo.
cidadania civil, cidadania política e cidadania social.
liberdade, igualdade e fraternidade.
liberalismo, parlamentarismo e social-democracia.
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