Questões de Sociologia do ano 2012

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A importância da obra de Gilberto Freyre, Casa Grande & Senzala, para a análise do comportamento dos diferentes grupos raciais na sociedade brasileira, consiste na

  • A.

    afirmação da existência de uma democracia racial na sociedade brasileira.

  • B.

    substituição de uma explicação biológica das diferenças raciais por uma interpretação cultural.

  • C.

    elaboração de uma interpretação biológica das diferenças raciais por oposição a uma ênfase nos elementos culturais.

  • D.

    ênfase nas diferenças socioestruturais por oposição às diferenças culturais.

Dados do IBGE para o ano de 2009 mostram que, enquanto a taxa de analfabetismo entre os brancos é de 5,9%, ela é de 13,3% entre os pretos e de 13,4% entre os pardos. Quanto ao analfabetismo funcional, as taxas são de 25,4% para os pretos, 25,7% para os pardos e 15,0% para os brancos. Estes dados evidenciam

  • A.

    a democratização do ensino no Brasil, que garante altos níveis de escolarização.

  • B.

    a importância da educação como mecanismo de ascensão social.

  • C.

    o combate à desigualdade social, que amplia o acesso de pretos e pardos ao sistema escolar.

  • D.

    a desigualdade social, que hierarquiza brancos, pardos e pretos na sociedade brasileira.

Sobre os conceitos de raça e etnia está correto afirmar que raça é definida pelas

  • A.

    diferenças genéticas, enquanto etnia é definida pelas diferenças raciais e culturais.

  • B.

    diferenças naturais atribuídas aos indivíduos, enquanto etnia é definida pela identidade grupal.

  • C.

    características físicas, enquanto etnia é definida pelas diferenças culturais.

  • D.

    características individuais, enquanto etnia é definida pelas diferenças genotípicas.

Dados do IBGE mostram que, em 2009, no Brasil, as mulheres gastavam, em média, 22,0 horas semanais em atividades domésticas, enquanto a média entre os homens foi de 9,5 horas. Esses dados permitem a reflexão sobre a

  • A.

    divisão sexual do trabalho na sociedade brasileira.

  • B.

    separação entre trabalho produtivo e trabalho doméstico.

  • C.

    importância do trabalho doméstico.

  • D.

    tendência natural das mulheres para o trabalho doméstico.

Acerca das diferenças entre sexo e gênero, sexo

  • A.

    depende da educação do indivíduo como homem ou mulher e gênero da diferença genética entre eles.

  • B.

    está relacionado às diferenças culturais entre homens e mulheres e gênero às diferenças biológicas entre eles.

  • C.

    depende de uma autoidentificação do indivíduo como homem e mulher e gênero diz respeito às diferenças sociais, psicológicas e culturais entre homens e mulheres.

  • D.

    está relacionado às diferenças biológicas entre homens e mulheres e gênero diz respeito às diferenças sociais, psicológicas e culturais entre eles.

Anthony Giddens, em seu livro Sociologia, refere-se à “segregação ocupacional dos gêneros” como explicação para o fato de homens e mulheres

  • A.

    serem alocados em atividades de acordo com a sua capacidade profissional.

  • B.

    estarem concentrados em tipos diferentes de empregos de acordo com a compreensão do que seja a atividade adequada para cada sexo.

  • C.

    ocuparem distintas profissões de acordo com as oportunidades oferecidas pelo mercado de trabalho.

  • D.

    apresentarem poucas ou nenhuma diferenças significativas quanto às possibilidades de emprego, salário e posição na ocupação.

A política de tolerância zero, inicialmente posta em prática na cidade de Nova Iorque, tem como base a teoria

  • A.

    da criminalidade.

  • B.

    do funcionalismo.

  • C.

    da criminalidade urbana.

  • D.

    das janelas quebradas.

  • A.

    racial, de gênero e social.

  • B.

    social, de gênero e política.

  • C.

    social, racial e geracional.

  • D.

    social, racial e política.

Wilson e Kelling, em seu estudo sobre criminalidade e desordem, desenvolvem a “teoria das janelas quebradas”, segundo a qual existe uma relação de causalidade entre a criminalidade e

  • A.

    a não repressão de pequenos delitos e contravenções.

  • B.

    o aumento do número de prisões.

  • C.

    a atuação da polícia.

  • D.

    a pobreza.

No processo histórico de construção do Estado moderno, é importante levar em conta o papel desempenhado pelas lutas sociais e políticas e pelo movimento operário para a conquista de diversos direitos. Como exemplos destes, é possível citar:

(1) a noção de que “todos os homens são iguais perante a lei”, defendida durante a Revolução Francesa, no século XVIII;

(2) o direito ao voto universal, bandeira do movimento cartista inglês no século XIX;

(3) o direito a férias e aposentadoria, conquistado pelo movimento operário em diversos países, especialmente no século XX.

Esses direitos exemplificam, respectivamente, o que o sociólogo britânico T. H. Marshall (1893-1981) define como

  • A.

    cidadania, democracia e sindicalismo.

  • B.

    cidadania civil, cidadania política e cidadania social.

  • C.

    liberdade, igualdade e fraternidade.

  • D.

    liberalismo, parlamentarismo e social-democracia.

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