Questões de Sociologia do ano 2012

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Segundo Cuche, a primeira definição etnológica de cultura deve-se ao antropólogo Edward Tylor. Nela ele retoma também o conceito de civilização, de modo a conceber cultura e civilização como um conjunto complexo que

  • A.

    inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, o direito, os costumes e os outros instintos.

  • B.

    inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, o direito, os costumes e as outras capacidades ou hábitos adquiridos pelo homem enquanto membro da sociedade.

  • C.

    exclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, o direito, os costumes e as outras capacidades inintelígíveis do ser humano.

  • D.

    exclui os conhecimentos adquiridos historicamente, mas sobretudo as artes, as crenças, a moral, o direito, os costumes e os hábitos adquiridos pelos homens em situação de selvageria e barbárie.

  • E.

    inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, o direito, os costumes e as outras capacidades inatas ou hábitos adquiridos instintivamente pelo homem enquanto conquista dos períodos étnicos.

Robert Brym e outros autores produziram uma obra que tem como objetivo apresentar a prática

  • A.

    sociológica de maneira mais científica, porém mais ajustada com a realidade popular presente no universo acadêmico.

  • B.

    sociológica de maneira menos científica, a fim de atender demandas mais populares presentes no ensino público.

  • C.

    sociológica de maneira menos asséptica, mais realista e, portanto, mais atraente.

  • D.

    antropossociológica de maneira mais científica, porém mais ajustada aos interesses da população adolescente do ensino médio.

  • E.

    antropossociológica de maneira mais asséptica, porém menos realista, mas ainda assim com alguns atrativos para a população do ensino médio.

Segundo José Murilo de Carvalho, a fundamentação ideológica do nacionalismo desenvolvimentista presente no Brasil, na década de 1950, originária do pensamento da Comissão Econômica para a América Latina (CEPAL), foi elaborada no país por um destacado órgão vinculado ao Ministério da Educação:

  • A.

    o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e contava com intelectuais de prestígio como Fernando Azevedo, Anísio Teixeira e Oliveira Vianna.

  • B.

    o INEP – Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos e contava com intelectuais de prestígio como Fernando Azevedo, Anísio Teixeira e Oliveira Vianna.

  • C.

    o IPEA – Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas e contava com intelectuais de prestígio como Fernando Azevedo, Alberto Guerreiro Ramos e Hélio Jaguaribe.

  • D.

    o ISFB – Instituto Superior de Formação Básica e contava com intelectuais de prestígio como Artur Ramos, Oliveira Vianna e Anísio Teixeira.

  • E.

    ISEB – Instituto Superior de Estudos Brasileiros e contava com intelectuais de prestígio como Alberto Guerreiro Ramos, Álvaro Vieira Pinto e Hélio Jaguaribe.

A Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) introduzida pelo Governo Vargas, na década de 1930, foi importante para ampliar os direitos sociais, dando atenção às demandas trabalhistas. No entanto, segundo José Murilo de Carvalho, este avanço dos direitos sociais ocorridos com a instituição da CLT, nessa mesma década, até 1945, também trouxe recuos significativos particularmente quanto aos direitos

  • A.

    políticos, em decorrência da ditadura militar.

  • B.

    civis, em decorrência da nova lei do divórcio.

  • C.

    políticos, em decorrência da ditadura do Estado Novo.

  • D.

    econômicos, em decorrência do milagre econômico.

  • E.

    civis, em decorrência da ditadura militar.

Segundo José Murilo de Carvalho, os direitos civis ficaram só na lei, em muitos casos, na história da sociedade brasileira. Ele afirma que diante da nossa herança colonial o legado maior é contra os direitos civis, pois com a

  • A.

    escravidão se negava a condição humana do escravo, herdava-se uma grande propriedade de terra rural, herdava-se um Estado comprometido com o poder privado. Esses três empecilhos ainda persistem no exercício da cidadania civil.

  • B.

    república se negava, ainda, a condição humana do negro escravo, herdava-se uma propriedade de terra urbana, herdava-se um Estado comprometido com o poder privado. Esses três empecilhos ainda persistem no exercício da cidadania civil.

  • C.

    república se negava, ainda, a condição cidadã do negro, herdava-se uma grande propriedade urbana, herdava-se um Estado comprometido com o poder executivo. Esses três empecilhos ainda persistem no exercício da cidadania política.

  • D.

    escravidão se negava a condição humana do escravo, herdava-se uma grande propriedade de terra rural, herdava-se um Estado pouco comprometido com o poder executivo. Esses três empecilhos ainda persistem no exercício da cidadania política.

  • E.

    república se negava a condição humana do escravo, herdava-se uma grande propriedade de terra urbana, herdava-se um Estado pouco comprometido com o poder privado. Esses três empecilhos ainda persistem no exercício da cidadania civil.

Para H. Braverman, a divisão do trabalho na sociedade é característica de todas as sociedades conhecidas, no entanto a divisão do trabalho na oficina é

  • A.

    produto peculiar de sociedades antigas.

  • B.

    produto peculiar da sociedade capitalista.

  • C.

    um produto generalizado em sociedades de mercado consumidor.

  • D.

    um produto associado às sociedades africanas ao sul do Saara.

  • E.

    produto peculiar da sociedade socialista.

Segundo H. Braverman, o trabalho humano é diferente daquele executado pelos outros animais, porque ele é

  • A.

    feito a partir de acasos, estudos, inspirações divinas ao passo que o dos outros animais é institivo.

  • B.

    feito a partir de acidentes e incidentes ocasionais e de estudos fenomenológicos, ao passo que o dos outros animais é institivo.

  • C.

    feito com base em tentativas e erros fortuitos e de acasos, mas todos com um propósito, ao passo que o dos outros animais é institivo.

  • D.

    feito com base em boa dose de cientificidade e de acaso, ao passo que o dos outros animais é institivo.

  • E.

    consciente e proposital ao passo que o dos outros animais é institivo.

As instituições são produtos sociais, segundo afirmam P. Berger e T. Luckman, e ocorrem sempre que há uma tipicação recíproca de ações habituais por tipos de atores, mas fundamentalmente elas (instituições) estão implicadas com a

  • A.

    historicidade e desorganização

  • B.

    historicidade e controle.

  • C.

    desorganização e reorganização.

  • D.

    vida social e econômica.

  • E.

    sociedade capitalista.

Para P. Berger e T. Luckman, o método que julgam mais conveniente para esclarecer os fundamentos do conhecimento na vida cotidiana é o da

  • A.

    Análise fenomenológica.

  • B.

    Interpretação cultural.

  • C.

    Análise estrutural.

  • D.

    Análise funcional.

  • E.

    Análise epistêmica.

Segundo P. Berger e T. Luckman, o termo “sociologia do conhecimento” foi forjado por qual filósofo, na década de 1920, na Alemanha?

  • A.

    Karl Marx.

  • B.

    Karl Popper.

  • C.

    Max Scheler.

  • D.

    Max Weber.

  • E.

    Friedrich Engels.

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