Lista completa de Questões sobre Questões sociológicas para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
capitalismo monopolista e fascismo.
socialismo libertário e nazismo.
capitalismo liberal e socialismo real.
socialismo libertário e capitalismo comercial.
socialismo real e nazismo.
equipes monofuncionais, acumulação flexível, produção artesanal personalizada.
ênfase na capacidade do grupo de trabalhadores, especialização funcional, flexibilização de processos.
administração centralizada, estímulo à adaptabilidade, flexibilização de produtos.
trabalho em equipe, iniciativa descentralizada, hierarquia administrativa horizontal.
controle de qualidade total, fornecimento just in time, produção padronizada.
I-a; II-b.
I-b; II-a.
I-c; II-a.
I-a; II-c.
I-b; II-c.
o município de São Paulo apresenta um percentual de grupos com alta vulnerabilidade menor do que o do Estado.
o Estado de São Paulo caracteriza-se por ser uma região em que predominam os grupos com vulnerabilidade social muito alta e com nenhuma vulnerabilidade.
os grupos com vulnerabilidade social média sobrepõem-se aos grupos com vulnerabilidade social muito baixa, tanto no Estado como no Município de São Paulo.
o Município de São Paulo apresenta uma distribuição normal congruente dos grupos de vulnerabilidade social com aquela encontrada no Estado.
os grupos com vulnerabilidade social média compõem a maioria relativa no município de São Paulo.
Sociologia - Questões sociológicas - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Segundo a Proposta Curricular do Estado de São Paulo, para a disciplina de Sociologia Ensino médio , o ensino de Sociologia pressupõe a compreensão da educação como um caminho para conhecer, para saber, no sentido de superar os
obstáculos, as ideias atrasadas, o senso comum, enfim, para desenvolver perspectivas novas.
prejuízos, as reviravoltas na história social brasileira, enfim, para desenvolver uma leitura interpretativa da nação.
preconceitos, as ideias atrasadas, a luta de classes, enfim, para desenvolver uma análise estruturalista da cultura nacional.
prejuízos sociais e históricos, as ideologias do atraso econômico, enfim, para desenvolver as identidades cívica e nacional.
preconceitos, as ideologias, o senso comum, enfim, para desenvolver a capacidade crítica.
Sociologia - Questões sociológicas - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Segundo a Proposta Curricular do Estado de São Paulo, para a disciplina de Sociologia Ensino médio , o professor deve realizar no seu trabalho, conforme proposto nas Orientações Curriculares, uma
relação técnica, teórica e metodológica sustentada nos fundamentos científicos da neutralidade da ciência.
relação teórica e metodológica baseada nos clássicos da ciência, pautando-se na realidade europeia e norte americana.
mediação pedagógica entre o conhecimento e os alunos, adequando os fundamentos científicos da neutralidade e do distanciamento.
mediação pedagógica entre o conhecimento e os alunos, adequando o ensino ou traduzindo para eles os fundamentos do conhecimento científico.
relação técnica e metodológica entre o conhecimento e os alunos, adequando os fundamentos do conhecimento científico com as demais ciências.
A era moderna assistiu ao surgimento de novas formas de organização da sociedade civil, os movimentos sociais. No que diz respeito ao Brasil, é INCORRETOdizer que os movimentos sociais:
se expandiram em meio à redemocratização do país na década de 1980.
radicalizaram a divisão política entre direita e esquerda a partir de meados dos anos 1980.
se encontram hoje muito ligados a questões específicas: mulheres, negos, povos indígenas, homossexuais.
tiveram como produto a democracia e a nova cidadania no final da década de 1980.
estão em grande parte vinculados às ONGs e voltados para os mais variados problemas sociais: questões do meio ambiente, direitos humanos, prevenção daAids.
Os estudos sociais no Brasil ganharam força a partir dos anos 1930, com a inauguração de nova fase na vida política e social do país. À época, as Ciências Sociais brasileiras possuíam como característica:
a busca de grandes sínteses interpretativas.
a neutralidade política e social do estudioso.
o uso de metodologias de tipo comparado.
a aplicação de estudos de caso.
o treinamentoemanálise quantitativa.
As visões sobre o papel e as funções da mídia nas sociedades são amplamente divergentes. No que respeita ao assunto, é INCORRETO afirmar que:
a mídia opera como fator de estabilização do sistema social, na visão dos funcionalistas.
a abordagem frankfurtiana considera a mídia de massa (cinema, rádio, televisão) uma força benigna dentro das sociedades.
o conceito de sociedade de massa sugere que as diferenças culturais foram niveladas e os produtos culturais são voltados para o maior público possível.
a oferta exagerada de entretenimento midiático leva ao esvaziamento do debate e da controvérsia, contribuindo para a contração da esfera pública, segundo Jürgen Habermas.
a teoria de Jean-François Baudrillard argumenta que a mídia de massa destruiu a fronteia entre a realidade e a representação.
Nos anos 1960, a educação passa a ser vista como campo de estudo e pesquisa nas Ciências Sociais. É correto afirmar que:
os adeptos da teoria do conflito em Sociologia observam que a sociedade é marcada por grandes desigualdades sociais que, não obstante, podem ser aplacadas por meio da educação.
os teóricos do currículo oculto, como os americanos Bowles e Gintes, apontam a conexão entre o currículo escolar e a esfera produtiva.
o papel da educação nas sociedades industriais não é outro senão o de inculcar crenças morais e valores comuns indispensáveis para o funcionamento da sociedade, segundo os funcionalistas.
a educação escolar e universitária proporciona aos trabalhadores condições de competir com as classes médias nos distintos campos da vida social.
a concepção da escola como espaço social neutro e imune aos conflitos de classe da sociedade está ligada à perspectiva marxista.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...