Questões sobre Questões sociológicas

Lista completa de Questões sobre Questões sociológicas para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

  • A.

    capitalismo monopolista e fascismo.

  • B.

    socialismo libertário e nazismo.

  • C.

    capitalismo liberal e socialismo real.

  • D.

    socialismo libertário e capitalismo comercial.

  • E.

    socialismo real e nazismo.

  • A.

    equipes monofuncionais, acumulação flexível, produção artesanal personalizada.

  • B.

    ênfase na capacidade do grupo de trabalhadores, especialização funcional, flexibilização de processos.

  • C.

    administração centralizada, estímulo à adaptabilidade, flexibilização de produtos.

  • D.

    trabalho em equipe, iniciativa descentralizada, hierarquia administrativa horizontal.

  • E.

    controle de qualidade total, fornecimento just in time, produção padronizada.

  • A.

    I-a; II-b.

  • B.

    I-b; II-a.

  • C.

    I-c; II-a.

  • D.

    I-a; II-c.

  • E.

    I-b; II-c.

  • A.

    o município de São Paulo apresenta um percentual de grupos com alta vulnerabilidade menor do que o do Estado.

  • B.

    o Estado de São Paulo caracteriza-se por ser uma região em que predominam os grupos com vulnerabilidade social muito alta e com nenhuma vulnerabilidade.

  • C.

    os grupos com vulnerabilidade social média sobrepõem-se aos grupos com vulnerabilidade social muito baixa, tanto no Estado como no Município de São Paulo.

  • D.

    o Município de São Paulo apresenta uma distribuição normal congruente dos grupos de vulnerabilidade social com aquela encontrada no Estado.

  • E.

    os grupos com vulnerabilidade social média compõem a maioria relativa no município de São Paulo.

Segundo a Proposta Curricular do Estado de São Paulo, para a disciplina de Sociologia – Ensino médio –, o ensino de Sociologia pressupõe a compreensão da educação como um caminho para conhecer, para saber, no sentido de superar os

  • A.

    obstáculos, as ideias atrasadas, o senso comum, enfim, para desenvolver perspectivas novas.

  • B.

    prejuízos, as reviravoltas na história social brasileira, enfim, para desenvolver uma leitura interpretativa da nação.

  • C.

    preconceitos, as ideias atrasadas, a luta de classes, enfim, para desenvolver uma análise estruturalista da cultura nacional.

  • D.

    prejuízos sociais e históricos, as ideologias do atraso econômico, enfim, para desenvolver as identidades cívica e nacional.

  • E.

    preconceitos, as ideologias, o senso comum, enfim, para desenvolver a capacidade crítica.

Segundo a Proposta Curricular do Estado de São Paulo, para a disciplina de Sociologia – Ensino médio –, o professor deve realizar no seu trabalho, conforme proposto nas Orientações Curriculares, uma

  • A.

    relação técnica, teórica e metodológica sustentada nos fundamentos científicos da neutralidade da ciência.

  • B.

    relação teórica e metodológica baseada nos clássicos da ciência, pautando-se na realidade europeia e norte americana.

  • C.

    mediação pedagógica entre o conhecimento e os alunos, adequando os fundamentos científicos da neutralidade e do distanciamento.

  • D.

    mediação pedagógica entre o conhecimento e os alunos, adequando o ensino ou traduzindo para eles os fundamentos do conhecimento científico.

  • E.

    relação técnica e metodológica entre o conhecimento e os alunos, adequando os fundamentos do conhecimento científico com as demais ciências.

A era moderna assistiu ao surgimento de novas formas de organização da sociedade civil, os movimentos sociais. No que diz respeito ao Brasil, é INCORRETOdizer que os movimentos sociais:

  • A.

    se expandiram em meio à redemocratização do país na década de 1980.

  • B.

    radicalizaram a divisão política entre direita e esquerda a partir de meados dos anos 1980.

  • C.

    se encontram hoje muito ligados a questões específicas: mulheres, negos, povos indígenas, homossexuais.

  • D.

    tiveram como produto a democracia e a “nova cidadania” no final da década de 1980.

  • E.

    estão em grande parte vinculados às ONGs e voltados para os mais variados problemas sociais: questões do meio ambiente, direitos humanos, prevenção daAids.

Os estudos sociais no Brasil ganharam força a partir dos anos 1930, com a inauguração de nova fase na vida política e social do país. À época, as Ciências Sociais brasileiras possuíam como característica:

  • A.

    a busca de grandes sínteses interpretativas.

  • B.

    a neutralidade política e social do estudioso.

  • C.

    o uso de metodologias de tipo comparado.

  • D.

    a aplicação de estudos de caso.

  • E.

    o treinamentoemanálise quantitativa.

As visões sobre o papel e as funções da mídia nas sociedades são amplamente divergentes. No que respeita ao assunto, é INCORRETO afirmar que:

  • A.

    a mídia opera como fator de estabilização do sistema social, na visão dos funcionalistas.

  • B.

    a abordagem frankfurtiana considera a mídia de massa (cinema, rádio, televisão) uma força benigna dentro das sociedades.

  • C.

    o conceito de sociedade de massa sugere que as diferenças culturais foram niveladas e os produtos culturais são voltados para o maior público possível.

  • D.

    a oferta exagerada de entretenimento midiático leva ao esvaziamento do debate e da controvérsia, contribuindo para a contração da esfera pública, segundo Jürgen Habermas.

  • E.

    a teoria de Jean-François Baudrillard argumenta que a mídia de massa destruiu a fronteia entre a realidade e a representação.

Nos anos 1960, a educação passa a ser vista como campo de estudo e pesquisa nas Ciências Sociais. É correto afirmar que:

  • A.

    os adeptos da “teoria do conflito” em Sociologia observam que a sociedade é marcada por grandes desigualdades sociais que, não obstante, podem ser aplacadas por meio da educação.

  • B.

    os teóricos do “currículo oculto”, como os americanos Bowles e Gintes, apontam a conexão entre o currículo escolar e a esfera produtiva.

  • C.

    o papel da educação nas sociedades industriais não é outro senão o de inculcar crenças morais e valores comuns indispensáveis para o funcionamento da sociedade, segundo os funcionalistas.

  • D.

    a educação escolar e universitária proporciona aos trabalhadores condições de competir com as classes médias nos distintos campos da vida social.

  • E.

    a concepção da escola como espaço social “neutro” e imune aos conflitos de classe da sociedade está ligada à perspectiva marxista.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...