Questões sobre Teorias sociológicas

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A estrutura social e o Estado nascem continuamente do processo vital de indivíduos determinados, mas não são idênticos às representações que estes indivíduos, ou outros, deles se façam; antes, são idênticos à sua existência real, pela qual agem, produzem materialmente, pela qual são ativos em limites, pressuposições e condições materiais determinados, independentemente de seu livre arbítrio. As representações que se fazem esses indivíduos são relativas, seja à sua conexão com a natureza, seja às suas vinculações mútuas, ou à sua própria constituição. É evidente que, nesses casos todos, as representações são expressão consciente — real ou ilusória — de suas ligações reais e a confirmação de sua produção, de seu comércio, de sua atitude social e política. A suposição contrária somente é possível se considerarmos, além do espírito dos indivíduos reais e materialmente condicionados, ainda, outro espírito especial. Se a expressão consciente das condições reais desses indivíduos é ilusória, se a realidade comparece em suas representações de maneira invertida, isso é uma conseqüência de suas atividades limitadas e da situação social limitada que daí decorre. Karl Marx. A ideologia em geral. 

 Tendo o texto de Karl Marx acima como referência inicial, julgue os itens a seguir.

Do ponto de vista de Marx, a produção de idéias e representações da consciência está, em primeira linha, intimamente ligada à atividade intelectual dos homens.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considere:

 I. Um sistema social consiste numa pluralidade de atores individuais interagindo mutuamente numa situação que tem pelo menos um aspecto físico ou ambiental.

II. O incesto é um fenômeno que apresenta simultaneamente o caráter distintivo dos fatos da natureza e o caráter [...] dos fatos da cultura.

III. Um animal só se torna totêmico se for primeiramente 'bom para comer'.

As idéias dispostas em I, II e III estão corretamente relacionadas aos modelos antropológicos:

  • A.

    Funcionalista   Estrutural-Funcionalista   Funcionalista

  • B.

    Estrutural-Funcionalista   Estruturalista   Funcionalista

  • C.

    Funcionalista   Estruturalista   Estrutural-Funcionalista

  • D.

    Estruturalista   Estrutural-Funcionalista   Funcionalista

  • E.

    Estrutural-Funcionalista   Estruturalista   Estruturalista

A estrutura social e o Estado nascem continuamente do processo vital de indivíduos determinados, mas não são idênticos às representações que estes indivíduos, ou outros, deles se façam; antes, são idênticos à sua existência real, pela qual agem, produzem materialmente, pela qual são ativos em limites, pressuposições e condições materiais determinados, independentemente de seu livre arbítrio. As representações que se fazem esses indivíduos são relativas, seja à sua conexão com a natureza, seja às suas vinculações mútuas, ou à sua própria constituição. É evidente que, nesses casos todos, as representações são expressão consciente — real ou ilusória — de suas ligações reais e a confirmação de sua produção, de seu comércio, de sua atitude social e política. A suposição contrária somente é possível se considerarmos, além do espírito dos indivíduos reais e materialmente condicionados, ainda, outro espírito especial. Se a expressão consciente das condições reais desses indivíduos é ilusória, se a realidade comparece em suas representações de maneira invertida, isso é uma conseqüência de suas atividades limitadas e da situação social limitada que daí decorre. Karl Marx. A ideologia em geral. 

 Tendo o texto de Karl Marx acima como referência inicial, julgue os itens a seguir.

Para Karl Marx, na compreensão do social, o suposto fundamental são os homens, porém não os homens fechados em si e fixados em uma ficção qualquer, mas vistos em seu processo real de desenvolvimento, determinado por condições dadas e empiricamente verificáveis.

  • C. Certo
  • E. Errado

O século XX viu acontecer uma experiência política sem precedentes: o totalitarismo, que, desafiando a legalidade e pretendendo estabelecer diretamente o reino da justiça na terra, executa a lei (...) sem convertê-la em critérios de certo ou errado, instaurando o terror total.

 (Hannah Arendt. As origens do totalitarismo)

As semelhanças entre as três formas conhecidas de totalitarismo − o nazismo, o fascismo e o stalinismo − são:

  • A.

    estatismo, nacionalismo, militarização e propaganda de massa.

  • B.

    estatismo, nacionalismo, racismo e partido único que organiza as massas.

  • C.

    imperialismo, aliança com capital financeiro, nacionalismo e belicismo.

  • D.

    propaganda de massa, racismo, estatismo e nacionalismo.

  • E.

    corporativismo, censura, racismo e antiliberalismo.

A estrutura social e o Estado nascem continuamente do processo vital de indivíduos determinados, mas não são idênticos às representações que estes indivíduos, ou outros, deles se façam; antes, são idênticos à sua existência real, pela qual agem, produzem materialmente, pela qual são ativos em limites, pressuposições e condições materiais determinados, independentemente de seu livre arbítrio. As representações que se fazem esses indivíduos são relativas, seja à sua conexão com a natureza, seja às suas vinculações mútuas, ou à sua própria constituição. É evidente que, nesses casos todos, as representações são expressão consciente — real ou ilusória — de suas ligações reais e a confirmação de sua produção, de seu comércio, de sua atitude social e política. A suposição contrária somente é possível se considerarmos, além do espírito dos indivíduos reais e materialmente condicionados, ainda, outro espírito especial. Se a expressão consciente das condições reais desses indivíduos é ilusória, se a realidade comparece em suas representações de maneira invertida, isso é uma conseqüência de suas atividades limitadas e da situação social limitada que daí decorre. Karl Marx. A ideologia em geral. 

 Tendo o texto de Karl Marx acima como referência inicial, julgue os itens a seguir.

Segundo Marx, não é a vida que determina a consciência, mas a consciência que determina a vida.

  • C. Certo
  • E. Errado

Estou certo de que, numa democracia, a maioria dos cidadãos é capaz de exercer as mais cruéis opressões sobre a minoria.

 (Edmund Burke. Reflexões sobre a Revolução na França)

 

 Sendo os indivíduos, por natureza, tornados livres, iguais e independentes, ninguém pode ser submetido ao poder político de outrem sem dar consentimento.

 (John Locke. Segundo Tratado sobre o Governo Civil)

É ponto comum entre o pensamento liberal de Locke e o pensamento conservador de Burke

  • A.

    a defesa do sufrágio universal.

  • B.

    a crença na impossibilidade de eliminar a desigualdade entre os homens.

  • C.

    o trabalho, que confere valor a tudo quanto existe.

  • D.

    os homens que são portadores de uma natureza social intrínseca.

  • E.

    a necessidade de combater as formas de violação da propriedade privada.

Para E. Durkheim, o método sociológico repousa inteiramente sobre o princípio fundamental de que os fatos sociais devem ser estudados como coisas, isto é, como realidades exteriores ao indivíduo. Para esse pensador,

a regra fundamental do método sociológico é a que determina que o sociólogo adote o mesmo estado de espírito que os químicos, os físicos, ou os fisiologistas, quando penetram em uma região inexplorada de seu campo científico.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considere as colunas abaixo. Cientista Social

 I. Pierre Bourdieu.

II. Jürgen Habermas.

 III. Erving Goffman.

IV. Anthony Giddens.

V. Clifford Geertz.

Contribuição Teórico-Metodológica

a. O estigma é a cristalização do desvio na sociedade.

b. O habitus é responsável pela interiorização, no indivíduo, das estruturas objetivas.

 c. O diálogo como ação capaz de recuperar o caráter crítico da modernidade.

 d. As experiências devem ser interpretadas como parte de um sistema simbólico.

 e. Uma via política intermediária entre o capitalismo e o socialismo.

 A correta associação entre o Cientista Social e sua respectiva contribuição Teórico-Metodológica ocorre em:

  • A.

    Ia;   IIc;  IIId;   IVe;   Vb.

  • B.

    Id;   IIe;   IIIa;   IVc;   Vb.

  • C.

    Ib;   IIc;   IIIa;   IVe;   Vd.

  • D.

    Ib;   IIc;   IIIe;   IVd;   Va.

  • E.

    Ib;   IIa;   IIIc;   IVe;   Vd.

Para E. Durkheim, o método sociológico repousa inteiramente sobre o princípio fundamental de que os fatos sociais devem ser estudados como coisas, isto é, como realidades exteriores ao indivíduo. Para esse pensador,

as representações individuais e coletivas podem ser estudadas cientificamente, do ponto de vista subjetivo.

  • C. Certo
  • E. Errado

A assertiva que NÃO se aplica ao pensamento positivista de August Comte corresponde a:

  • A.

    A conduta humana tem uma inteligibilidade intrínseca que vem do fato de que os homens são dotados de consciência.

  • B.

    Sociedade só pode ser reorganizada através de uma reforma intelectual do homem.

  • C.

    O espírito humano desenvolve-se em três fases: teológica, metafísica e positiva.

  • D.

    O estudo científico da sociedade deve ser encarado como estudo da física da natureza.

  • E.

    A história da espécie humana deve admitir a prioridade do todo sobre o elemento e da síntese sobre a análise.

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