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Na análise sobre a organização capitalista do trabalho, Karl Marx examinou, detalhadamente, a divisão do trabalho na manufatura e na fábrica, e sua importância na dinâmica capitalista.
Considerando a perspectiva do texto acima, julgue os itens a seguir.
Para Karl Marx, a divisão técnica do trabalho na manufatura permite o desenvolvimento integral das potencialidades dos trabalhadores.
A realidade social envolve o fluxo de pessoas que agem, interagem e se organizam. Quando andamos nas ruas e olhamos ao nosso redor, o mundo é um burburinho de atividades, as pessoas movimentam-se em suas rotinas diárias. Como nós conseguimos lidar com essa realidade galopante e barulhenta? Como podemos entender o que está acontecendo? A resposta a esses tipos de perguntas é dada pela atividade dupla de teoria e pesquisa. A teoria é o nosso veículo para explicar como o mundo social funciona; a metodologia é o nosso caminho de conduzir a pesquisa cuidadosamente, para que ela possa nos ajudar a criar e testar teorias.
Considerando o texto acima, julgue os itens subseqüentes.
A maioria das teorias funcionalistas postula necessidades ou requisitos do sistema.
A realidade social envolve o fluxo de pessoas que agem, interagem e se organizam. Quando andamos nas ruas e olhamos ao nosso redor, o mundo é um burburinho de atividades, as pessoas movimentam-se em suas rotinas diárias. Como nós conseguimos lidar com essa realidade galopante e barulhenta? Como podemos entender o que está acontecendo? A resposta a esses tipos de perguntas é dada pela atividade dupla de teoria e pesquisa. A teoria é o nosso veículo para explicar como o mundo social funciona; a metodologia é o nosso caminho de conduzir a pesquisa cuidadosamente, para que ela possa nos ajudar a criar e testar teorias.
Considerando o texto acima, julgue os itens subseqüentes.
Para Karl Marx, os conflitos entre o proletariado e os capitalistas são o fato mais importante das sociedades modernas, revelando a natureza essencial dessas sociedades e, ao mesmo tempo, permitindo prever seu desenvolvimento histórico.
Em relação ao pensamento de Pierre Levy sobre as novas tecnologias e a sociedade da informação, analise as questões a seguir e indique com V a(s) verdadeira(s), com F a(s) falsa(s), e, ao fi nal, marque a opção correta.
( ) É possível separar o humano de seu ambiente material, assim como dos signos e das imagens por meio dos quais ele atribui sentido à vida e ao mundo.
( ) Os hipertextos são mundos de signifi cação em que os atores da comunicação ou os elementos de uma mensagem constróem e remodelam universos de sentido.
( ) As novas tecnologias da informação geram impacto sobre a sociedade e a cultura.
( ) O foco principal dos estudos de comunicação não está mais na circulação de informações, mas no sentido das mensagens trocadas.
( ) A transmissão de informações digitais pode ser feita por todas as vias de comunicação imagináveis.
A realidade social envolve o fluxo de pessoas que agem, interagem e se organizam. Quando andamos nas ruas e olhamos ao nosso redor, o mundo é um burburinho de atividades, as pessoas movimentam-se em suas rotinas diárias. Como nós conseguimos lidar com essa realidade galopante e barulhenta? Como podemos entender o que está acontecendo? A resposta a esses tipos de perguntas é dada pela atividade dupla de teoria e pesquisa. A teoria é o nosso veículo para explicar como o mundo social funciona; a metodologia é o nosso caminho de conduzir a pesquisa cuidadosamente, para que ela possa nos ajudar a criar e testar teorias.
Considerando o texto acima, julgue os itens subseqüentes.
As teorias do conflito partilham um ponto em comum: a idéia de que desigualdade é a força que move o conflito e de que o conflito constitui a dinâmica central das relações humanas.
NÃO pertence ao pensamento de Durkheim o par conceitual
fato social e historicidade.
solidariedade mecânica e solidariedade orgânica.
comunidade e sociedade.
consciência coletiva e consciência individual.
coesão e diferenciação.
A realidade social envolve o fluxo de pessoas que agem, interagem e se organizam. Quando andamos nas ruas e olhamos ao nosso redor, o mundo é um burburinho de atividades, as pessoas movimentam-se em suas rotinas diárias. Como nós conseguimos lidar com essa realidade galopante e barulhenta? Como podemos entender o que está acontecendo? A resposta a esses tipos de perguntas é dada pela atividade dupla de teoria e pesquisa. A teoria é o nosso veículo para explicar como o mundo social funciona; a metodologia é o nosso caminho de conduzir a pesquisa cuidadosamente, para que ela possa nos ajudar a criar e testar teorias.
Considerando o texto acima, julgue os itens subseqüentes.
Constitui um dos principais problemas das teorias funcionalistas o fato de considerar as sociedades como demasiadamente mal integradas e organizadas.
O processo descrito e sua principal conseqüência são, respectivamente,
conversão da filosofia em lógica e imbricação entre ciência e técnica.
crise da razão crítica e difusão do senso comum cientificista.
crise da razão crítica e difusão do senso comum cientificista.
fusão entre poder e saber e propagação da indústria cultural de massas.
decadência do fetichismo da mercadoria e propagação da alienação.
A realidade social envolve o fluxo de pessoas que agem, interagem e se organizam. Quando andamos nas ruas e olhamos ao nosso redor, o mundo é um burburinho de atividades, as pessoas movimentam-se em suas rotinas diárias. Como nós conseguimos lidar com essa realidade galopante e barulhenta? Como podemos entender o que está acontecendo? A resposta a esses tipos de perguntas é dada pela atividade dupla de teoria e pesquisa. A teoria é o nosso veículo para explicar como o mundo social funciona; a metodologia é o nosso caminho de conduzir a pesquisa cuidadosamente, para que ela possa nos ajudar a criar e testar teorias.
Considerando o texto acima, julgue os itens subseqüentes.
Para as teorias funcionalistas, a família constitui uma instituição social básica, que ajuda a manter a sociedade maior, regulamentando o sexo e unindo os adultos, e socializando os jovens para que eles possam se tornar membros competentes de uma sociedade.
No excerto acima, a etapa do circuito de valorização do capital a que o autor se refere é a da transformação
da ideologia em capital.
do valor de uso em valor de troca.
do valor de troca em capital.
do capital em capital fictício.
do dinheiro em mais-valia.
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