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A era moderna assistiu ao surgimento de novas formas de organização da sociedade civil, os movimentos sociais. No que diz respeito ao Brasil, é INCORRETOdizer que os movimentos sociais:
se expandiram em meio à redemocratização do país na década de 1980.
radicalizaram a divisão política entre direita e esquerda a partir de meados dos anos 1980.
se encontram hoje muito ligados a questões específicas: mulheres, negos, povos indígenas, homossexuais.
tiveram como produto a democracia e a nova cidadania no final da década de 1980.
estão em grande parte vinculados às ONGs e voltados para os mais variados problemas sociais: questões do meio ambiente, direitos humanos, prevenção daAids.
Os estudos sociais no Brasil ganharam força a partir dos anos 1930, com a inauguração de nova fase na vida política e social do país. À época, as Ciências Sociais brasileiras possuíam como característica:
a busca de grandes sínteses interpretativas.
a neutralidade política e social do estudioso.
o uso de metodologias de tipo comparado.
a aplicação de estudos de caso.
o treinamentoemanálise quantitativa.
As visões sobre o papel e as funções da mídia nas sociedades são amplamente divergentes. No que respeita ao assunto, é INCORRETO afirmar que:
a mídia opera como fator de estabilização do sistema social, na visão dos funcionalistas.
a abordagem frankfurtiana considera a mídia de massa (cinema, rádio, televisão) uma força benigna dentro das sociedades.
o conceito de sociedade de massa sugere que as diferenças culturais foram niveladas e os produtos culturais são voltados para o maior público possível.
a oferta exagerada de entretenimento midiático leva ao esvaziamento do debate e da controvérsia, contribuindo para a contração da esfera pública, segundo Jürgen Habermas.
a teoria de Jean-François Baudrillard argumenta que a mídia de massa destruiu a fronteia entre a realidade e a representação.
Nos anos 1960, a educação passa a ser vista como campo de estudo e pesquisa nas Ciências Sociais. É correto afirmar que:
os adeptos da teoria do conflito em Sociologia observam que a sociedade é marcada por grandes desigualdades sociais que, não obstante, podem ser aplacadas por meio da educação.
os teóricos do currículo oculto, como os americanos Bowles e Gintes, apontam a conexão entre o currículo escolar e a esfera produtiva.
o papel da educação nas sociedades industriais não é outro senão o de inculcar crenças morais e valores comuns indispensáveis para o funcionamento da sociedade, segundo os funcionalistas.
a educação escolar e universitária proporciona aos trabalhadores condições de competir com as classes médias nos distintos campos da vida social.
a concepção da escola como espaço social neutro e imune aos conflitos de classe da sociedade está ligada à perspectiva marxista.
Os sociólogos tentaram elaborar teorias gerais da mudança social destacando fatores variados. É INCORRETOdizer que:
Os sociólogos tentaram elaborar teorias gerais da mudança social destacando fatores variados. É INCORRETOdizer que:
a mudança social é identificada a processos de complexificação e diferenciação das funções na teoria deTalcott Parsons.
a solidariedade orgânica de Émile Durkheim e o comunismo de Karl Marx são exemplos de etapas finais de mudança social.
a economia é o principal motor da mudança social, de acordo com Max Weber, autor do clássico Economia e sociedade.
os movimentos sociais são fatores decisivos para compreender a mudança , segundo Alain Touraine.
Em A corrosão do cárater: consequências pessoais do trabalho no novo capitalismo , o sociólogo Richard Sennett examina os efeitos desorientadores do novo capitalismo sobre a vida pessoal dos trabalhadores e as atividades profissionais. Figuram entre essas características:
a alta interação presencial dos trabalhadores.
comportamentos e estilos de trabalho flexíveis.
o comprometimento do trabalhador com uma carreira para toda a vida.
os investimentos de médio e longo prazo.
o desenvolvimento de vínculos de confianç
A sociabilidade é uma capacidade natural dos seres humanos para viver em sociedade, que se desenvolve pelo processo de socialização. Destaca(m)-se neste processo:
assimilação dos hábitos, das regras e dos costumes característicos de um grupo, em que o processo de socialização varia de cultura para cultura.
capacidade da pessoa em assimilar regras e hábitos de sua cultura como única.
conflitos sociais no todo.
apenas os aspectos individuais do homem.
Sobre o conceito de cultura de Clifford Geertz, de influênciaWeberiana, é correto afirmar que:
é uma teia cercada de significados e passível de análise interpretativa e instrumental.
é um todo complexo, cujos significados requerem uma ciência experimental para interpretá-los.
é um conceito metafórico que tem como base significados criados pelo homem e requer uma ciência interpretativa para analisá-los.
são teias de significados e significantes tecidos pelo homem cuja análise requer objetividade instrumental.
é essencialmente semiótico, pois a cultura é vista como uma teia de significados produzidos pelo homem.
Cultura e identidade são temas constantemente explorados na teoria sociológica contemporânea. Para a maioria dos teóricos das sociedades contemporâneas,NÃOfigura a ideia de que:
a cultura e a identidade nacionais são atualmente substituídas por culturas minoritárias
a crise de identidade está, em parte, ligada às transformações do trabalho, com o declínio de profissões de forte componente identitário.
as distinções entre o cultural e o econômico estão na base da sociedade capitalista pós-industrial
as identidades coletivas de classe cedem lugar para novos movimentos sociais baseados em sexo, raça, localização.
a vida cultural, assim como a política e a econômica, é influenciada por fatos que acontecem no nível global.
Nas últimas décadas, o termo globalização tem sido amplamente utilizado nas Ciências Sociais, incluindo a Sociologia. No nível dos debates acadêmicos acerca do tema, é correto dizer que:
a visão dos hiperglobalizadores é a de que a globalização não é um processo unidirecional, mas sim dinâmico e aberto a influências e mudanças.
a teoria do sistema-mundo de Wallerstein privilegia fatores culturais em detrimento de fatores econômicos e políticos.
a globalização da modernidade marca o final das soc iedades modernas e o iní c io do pós-modernismo, segundoAntony Giddens.
a ideia básica da abordagem cultural da globalização ligada ao teórico da mídia Marshall McLuhan é a do fortalecimento das identidades locais e regionais em contraposição à difusão dos meios de comunicação de massa.
o pós-modernismo vê a globalização ligada à fusão de várias fontes étnicas e históricas numa mesma estrutura cultural, seja em música, arquitetura, moda ou culinária.
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