Questões de Terapia Ocupacional do ano 2006

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A intervenção da Terapia Ocupacional na Saúde Mental tem papel significativo, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida do indivíduo pelas possibilidades de reinserção social que oferece. Dessa forma, NÃO podemos dizer que

  • A.

    o trabalho nas AVDs com pacientes de Saúde Mental tem como finalidade proporcionar estímulos ao indivíduo, para manter, resgatar ou adquirir o interesse pelos cuidados pessoais, aquisição de habilidades e segurança para desenvolver tarefas essenciais do cotidiano

  • B.

    os sintomas da esquizofrenia a serem avaliados no programa de Terapia ocupacional compreendem os distúrbios de conteúdo de pensamento, processo do pensamento, percepção, afeto, volição e sensação de si próprio, dentre outros.

  • C.

    indivíduos esquizofrênicos têm problemas de coordenação e integração das informações multi-sensoriais, dificuldade de agrupar objetos e idéias, por forma e significado e com a ambivalência emocional. No tratamento, tenta-se reconstruir uma sensação funcional da própria pessoa no meio, apesar da resistência do quadro psicótico.

  • D.

    a política de Saúde Mental sofreu por significativas transformações no referencial teórico e prático, substituindo o modelo hospitalocêntrico pelo centrado na atenção psicossocial de base territorial comunitária

  • E.

    o terapeuta ocupacional necessita intervir, favorecendo a auto-imagem do paciente borderline, por não atingirem um sentido integrado de si próprio, não sendo necessária essa atuação com pacientes psicóticos, que não apresentam demandas para o trabalho com a imagem corporal.

Em relação aos modelos teóricos de Terapia Ocupacional, NÃO podemos afirmar que

  • A.

    o modelo humanístico surgiu, recentemente, na profissão de Terapia Ocupacional, dirigindo seus interesses para as capacidades humanas e potencialidades, como a criatividade, auto-realização, auto-estima, autonomia, etc.

  • B.

    o modelo humanístico aceita o existencialismo como base filosófica fundamental. Apesar de a Terapia Ocupacional concordar com pressupostos desses pensadores, enfatiza, em suas ações, a percepção do indivíduo em relação a si mesmo e de suas realizações, de suas funções e disfunções, de acordo com sua percepção.

  • C.

    o modelo positivista, centrado em dados clínicos, sinais e sintomas precisos, apresenta maior rigidez na aplicação de métodos e técnicas terapêuticos ocupacionais em relação aos critérios pré-determinados e menor flexibilização.

  • D.

    o modelo materialista é centrado na necessidade de uma compreensão da sociedade em constante transformação e vê o indivíduo como agente dessa transformação.É a prioridade do ser sobre a consciência.

  • E.

    a literatura atual faz pouca referência aos modelos humanístico, positivista e materialista, sendo mais comumente usados os modelos biomecânico, desenvolvimentista, de incapacidade cognitiva, de integração sensorial e psicodinâmico.

A atuação do terapeuta ocupacional aplicada a indivíduos com deficiência mental é de longo prazo, devendo, no entanto, evitar a cronificação da intervenção. Nessa questão, NÃO podemos afirmar que

  • A.

    as crianças são consideradas portadoras de deficiência mental quando não são capazes de realizar tarefas, devido a déficits nas áreas de desenvolvimento neuromotor, como: cognitiva, física, de comunicação social e emocional e das habilidades do autocuidado

  • B.

    essas crianças, na fase de lactentes apresentam maior comprometimento no desempenho sensório-motor.

  • C.

    a deficiência mental leva a déficits de habilidade intelectual e funcional. As condutas de integração sensorial, sensório-motora e de desenvolvimento são utilizadas na intervenção terapêutica ocupacional.

  • D. o objetivo do tratamento deve variar de acordo com o nível de gravidade, enfatizando o planejamento da rotina de hábitos, aumentando o grau de autonomia e estimulando a capacidade criativa e produtiva.
  • E.

    as avaliações com testes padronizados se destacam pelas escalas do desenvolvimento infantil e perfil do desenvolvimento da criança. Esses dados resultantes dos testes são suficientes para a elaboração de um programa terapêutico com ênfase no desempenho ocupacional, a ser trabalhado na família e no seu meio.

A Intervenção da Terapia Ocupacional na área neuro-músculo-esquelética é fundamental, pois lida com perdas do indivíduo e da família. Nessa compreensão, é INCORRETO afirmar que

  • A.

    os pacientes acometidos de comprometimentos neuro-músculo-esqueléticos apresentam déficits típicos que são comprometimentos funcionais da mobilidade, autocuidado e vida social causados pela dor, imobilização, diminuição da amplitude de movimento, de sensibilidade e força.

  • B.

    os pacientes apresentam incapacidades súbitas ou graduais, temporárias ou permanentes e apresentam quadros progressivos e não progressivos.

  • C.

    os componentes do desempenho afetados pela lesão ou doença, nessa área, incluem aspectos sensoriais, neuro-musculares, motores ou psicológicos.

  • D.

    a limitação ou perda de atividade motora, da força e da resistência decorre de uma integração neuro-muscular essencial. Quando essa perda compromete o movimento articular de determinado membro superior e/ou inferior, o indivíduo consegue manter o controle e o alinhamento corporal adequado

  • E.

    o tratamento do déficit sensorial inclui a redução e a adaptação à dor, treinamento da consciência e discriminação sensoriais, dessensibilização, estimulação sensorial, ajuste e aceitação da imagem corporal, etc.

Nos quadros reumatológicos, em relação ao atendimento em Terapia Ocupacional, NÃO podemos afirmar que

  • A.

    na avaliação dos pacientes reumatológicos, além da adoção de procedimentos comuns da reabilitação física, é necessário identificar a ocupação profissional, a qualidade de vida, o desempenho funcional e ocupacional nas AVDs e nas AVPs, no trabalho, lazer e aspectos psicossociais.

  • B.

    os objetivos do plano de tratamento se referem a promover a manutenção ou o aumento da capacidade funcional (especialmente da amplitude, da força e da resistência).

  • C.

    o terapeuta ocupacional com a indicação e a fabricação de equipamentos, como adaptações, tenta reduzir a dor e preservar a integralidade articular, aumento da independência, etc.

  • D.

    no desenvolvimento de um aparelho assistido, o terapeuta deve unir estética, funcionalidade e plasticidade no manuseio pelo paciente.

  • E.

    o programa de tratamento independe do estágio da doença, se esta se encontra na fase aguda ou crônica, para que se possa promover a melhora funcional e ocupacional do paciente e evitar a progressão do quadro de incapacidades.

Em relação à intervenção com indivíduos com comprometimentos traumato-ortopédicos, é INCORRETO afirmar que

  • A.

    nos pacientes que sofrem amputação de membro superior, unilateral, a fase de treinamento da troca de dominância, quando necessária, não se deve iniciar na fase pré-protética, mas apenas quando a prótese for prescrita e estiver confeccionada.

  • B.

    em pacientes que sofreram queimaduras, o terapeuta ocupacional atua com prevenção de deformidades, manutenção de mobilidade articular, confecção de órteses e restituição da função possível.

  • C.

    nos casos de malformações congênitas, quando necessárias, adaptações (tecnologia assistiva) devem ser ajustadas às necessidades do paciente (físicas, cognitivas e ambientais).

  • D.

    com pacientes com disfunção ortopédica, por processo de desenvolvimento ou patológico, a avaliação e o tratamento devem enfatizar a adaptação ao ambiente, para maximizar a função, educação para resolução dos problemas e prevenção de outras deformidades.

  • E.

    os traumas de mão apresentam sinais e sintomas como ruptura da integralidade cutânea, dor localizada e distúrbios sensitivos. Os distúrbios sensitivos não interferem nas funções neuromusculares.

Nos estudos dos quadros neurológicos, é INCORRETO afirmar que

  • A.

    as lesões decorrentes do Sistema Nervoso Central (AVC) são focais, localizadas em áreas específicas, onde os comprometimentos são relacionados a determinadas áreas do cérebro

  • B.

    a atuação terapêutica ocupacional, após avaliação, é direcionada às áreas do desempenho ocupacional, incluindo autocuidado, mobilidade, atividades práticas do ambiente, atividades funcionais, dentre outras.

  • C.

    nesse quadro, muitas vezes, as habilidades cognitivas de nível superior, como raciocínio, concentração, segurança, julgamento, etc., estão comprometidas.

  • D.

    nesse quadro, muitas vezes, as habilidades cognitivas de nível superior, como raciocínio, concentração, segurança, julgamento, etc., estão comprometidas.

  • E.

    dentre os problemas motores em pacientes neurológicos, identifica-se a assimetria, movimento anormal, movimento em massa, ausência de reações automáticas, falta de coordenação, deficiências sensitivas, etc.

A criança com paralisia cerebral necessita de intervenção que crie oportunidades de descobrir e aprender interagindo com o ambiente. Nesse caso, NÃO podemos afirmar que

  • A.

    na avaliação da criança com paralisia cerebral, devem ser avaliados pontos como alterações do tônus muscular, capacidade seletiva para os movimentos, manutenção e mudanças de posturas, habilidades cognitivas, funções sensoriais, etc.

  • B.

    no tratamento, a criança recém-nascida com paralisia cerebral necessita de vivência do "rolamento-endireitamento", como uma posição que facilita a musculatura, favorecendo a coordenação para o desenvolvimento psico-motor.

  • C.

    os movimentos são fontes de prazer, portanto, deve-se proporcionar constantes mudanças de posturas, de ambiente e de variação de posição para crianças com paralisia cerebral espástica e extrapiramidal

  • D.

    existe relação direta entre a coordenação visual e a postura. A visão tem influência no controle visual e na ativação da retificação e endireitamento da cabeça. O estímulo em se manipular de frente favorece o alinhamento

  • E.

    a bimanualidade e o cruzamento da linha média devem estar presentes no desenvolvimento das atividades, enfocando o aprimoramento dos componentes falhos e indicando e/ou confeccionando adaptações

O termo paralisia cerebral refere-se a um conjunto de afecções, que atinge o sistema nervoso imaturo, da fase embrionária até dois anos. Em relação a esse quadro, é INCORRETO afirmar que

  • A.

    o quadro instalado é não progressivo, embora freqüentemente mutável, de distúrbios motores (tônus e postura) secundários à lesão do cérebro em desenvolvimento.

  • B.

    as causas da paralisia cerebral são de origem pré-natal (infecções congênitas), peri-natal (encefalopatia hipóxica-isquêmica) ou pós-natal (meningoencefalites). No Brasil, as causas per-natais são as mais freqüentes.

  • C.

    é classificada de acordo com o tipo e a distribuição do comprometimento: espástico (sistema piramidal), extrapiramidal (dos núcleos de base), atáxico (cerebelo) misto (mais de um tipo).

  • D.

    o déficit cognitivo acomete de 50 a 60% na paralisia cerebral, gerando limitações graves na capacidade de agir, de realizar atividades práticas do cotidiano. Essas alterações não interferem na evolução motora da criança.

  • E.

    o conhecimento da idade de aquisição das etapas motoras auxilia a determinar o potencial de deambulação da criança espástica, em que se observam as reações de proteção perante desequilíbrio na posição ortostática.

A idéia de que a ocupação traz benefícios aos indivíduos adoecidos vem desde a Idade Antiga. Dessa forma, é INCORRETO dizer que

  • A.

    a ocupação foi descoberta como forma de tratamento nos primórdios da história da civilização, nos templos religiosos, onde apenas era utilizado o trabalho com fins terapêuticos.

  • B.

    na Idade Média, os preconceitos e a ignorância isolaram os doentes mentais, passando o uso da ocupação com fins terapêuticos por um período de quase inatividade, tendo sido retomada com Frei Joffé, na Espanha e Pinel, na França

  • C.

    a Revolução Francesa foi a grande responsável pelo ressurgimento das técnicas ocupacionais de terapia, definindo novas idéias à defesa do ser humano.

  • D.

    o ressurgimento da ocupação terapêutica ocorreu após a guerra mundial, quando surgiram as primeiras necessidades de profissionais especializados na área.

  • E.

    no Brasil, a ocupação cons fins terapêuticos surgiu pela influência da Revolução Francesa e pela vinda da família real, sendo em 1854, no Hospício Pedro II, instituída como tratamento.

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