Questões de Trânsito e Serviço de Transporte

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Nas vias rurais, quando não há acostamento ou não é possível sua utilização, a circulação de pedestres é feita, com prioridade sobre os veículos, da seguinte forma:

  • A.

    pelo bordo da pista, em fila única e em sentido contrário aos veículos

  • B.

    em grupos, pelo meio da faixa e em sentido contrário aos veículos

  • C.

    pelo bordo da pista, em grupos e no mesmo sentido dos veículos

  • D.

    pelo centro da pista, sobre a linha divisória desta e em fila única

  • E.

    em grupos, pelo bordo da pista e no mesmo sentido dos veículos

A troca de luz baixa e alta, de forma intermitente, só poderá ser utilizada para indicar a seguinte situação:

  • A.

    início de uma pista dupla

  • B.

    penetração em perímetro urbano

  • C.

    proximidade de estabelecimento escolar

  • D.

    presença de fiscalização na pista de sentido contrário

  • E.

    existência de risco à segurança a quem segue em sentido contrário

O grau de curva indica:

  • A. o ângulo de interseção das tangentes;
  • B. o ângulo correspondente a uma corda;
  • C. a superlargura da curva;
  • D. a superelevação da curva;
  • E. o inverso do raio da curva.

O transporte de pessoas diversas daquelas constantes da lista de transporte de passageiros acarreta à empresa transportadora a penalidade de:

  • A. multa;
  • B. multa e retenção do veículo;
  • C. multa e apreensão do veículo;
  • D. multa e declaração de inidoneidade;
  • E. multa, declaração de inidoneidade e cassação do registro cadastral.

Estabelecer diretrizes da Política Nacional de Trânsito, com vistas à segurança, à fluidez, ao conforto, à defesa ambiental e à educação para o trânsito, e fiscalizar seu cumprimento é um dos objetivos básicos do:

  • A. Sistema Nacional de Trânsito.
  • B. Conselho Nacional de Trânsito.
  • C. Conselho Estadual de Trânsito.
  • D. Conselho de Trânsito do Distrito Federal.
  • E. Departamento de Trânsito.

Um condutor trafegando com seu automóvel a 90 km/h numa rodovia pavimentada em trecho reto, fica de repente sem freios. A atitude correta, nesse caso, é

  • A.

    colocar o câmbio em ponto morto e aí puxar com força o freio de mão.

  • B.

    reduzir para a segunda marcha, deixar os pés nos pedais da embreagem e freio ao mesmo tempo e aí puxar com força o freio de mão.

  • C.

    deixar qualquer marcha engrenada, desligar a chave do contato e aí puxar o freio de mão suavemente.

  • D.

    reduzir as marchas sucessivamente, até chegar a primeira e aí puxar o freio de mão suavemente.

  • E.

    acionar as luzes de emergência (pisca-alerta), buzinar e aí puxar com força o freio de mão.

Nos casos de socorro em que a vítima de acidente é um motoqueiro, deve-se:

  • A. dar alguma coisa para a vítima tomar.
  • B. aplicar torniquetes para estancar hemorragias.
  • C. retirar o capacete para facilitar a respiração.
  • D. movimentar a vítima para colocá-la na calçada.
  • E.

    protegê-la para que não perca o calor do próprio corpo.

Em acidente no qual seja necessário o uso de extintor, qual dos procedimentos abaixo é INCORRETO?

  • A.

    Quebrar o lacre do extintor.

  • B.

    Manter o extintor sempre na posição vertical.

  • C.

    Dirigir o jato para a base das chamas.

  • D.

    Fazer movimentos em forma de leque, cobrindo toda a área em chamas.

  • E.

    Jogar o conteúdo do extintor aos poucos.

Em caso de acidente automobilístico, as ações de socorro apresentadas abaixo sempre devem ser realizadas. Numere- as, de 1 a 6, na seqüência de prioridade, segundo a Associação Brasileira de Acidentes e Medicina de Tráfego.

( ) Verificar a situação das vítimas.

( ) Garantir a segurança.

( ) Controlar a situação.

( ) Manter a calma.

( ) Realizar algumas ações com as vítimas.

( ) Pedir socorro.

A seqüência correta é:

  • A. 1 - 2 - 3 - 4 - 5 - 6
  • B. 2 - 4 - 3 - 1 - 6 - 5
  • C. 3 - 1 - 2 - 6 - 4 - 5
  • D. 4 - 1 - 6 - 3 - 5 - 2
  • E. 5 - 2 - 4 - 1 - 6 - 3

No primeiro trimestre de 2005, a movimentação de bens no transporte terrestre no Brasil registrou os quantitativos médios mensais mostrados na tabela a seguir.

A partir destes dados, pode-se afirmar para o período considerado que:

  • A. praticamente não houve diferença entre os modos na quantidade de toneladas movimentadas em um quilômetro de operação;
  • B. a repartição modal no transporte de bens por modos terrestres foi favorável às ferrovias;
  • C. o modo rodoviário deteve a hegemonia no transporte terrestre de bens a longa distância;
  • D. a distância média de transporte foi maior para o modo ferroviário que para o rodoviário;
  • E. a ferrovia brasileira segue a tendência mundial de ampliar sua participação no mercado de transporte de bens a curta e média distância.
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