Questões de Trânsito e Serviço de Transporte do ano 0000

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Dentre os conceitos abaixo, qual é o mais utilizado para estimar a proporção de viagem que será efetuada por automó-veis?

  • A.

    Custos generalizados;

  • B.

    Custos derivados;

  • C.

    Custos de viabilização;

  • D.

    Custos futuros.

No processo de coleta de dados básicos para um planeja-mento de transportes, antes que os dados de uso do solo, po-pulação, padrões econômicos e de viagens possam ser cole-tados, é necessário que se defina, prioritariamente:

  • A.

    A área para a qual o estudo de transportes será dirigido;

  • B.

    O padrão de viagens de qualquer mês;

  • C.

    O estudo de pesquisa domiciliar;

  • D.

    O tipo de entrevista nas margens das rodovias.

Das alternativas a seguir, pode-se afirmar que, quanto às principais fases de processo de planejamento de transportes, a única afirmação incorreta é:

  • A.

    Formulação explícita de metas e objetivos;

  • B.

    Coleta de dados sobre o uso do solo, população, condições econômicas e padrões de viagens para a situação atual;

  • C.

    Formulação explícita sobre os dados de crescimento da popu-lação urbana;

  • D.

    Estabelecimento de relações quantificáveis entre os movimen-tos e o uso do solo, população e fatores econômicos existen-tes atualmente.

Sobre a capacidade viária, é correto afirmar que "essa capa-cidade é calculável matematicamente e depende de uma série de fatores relativos à via e ao ambiente" (Eduardo Vasconce-los, in "O que é trânsito"). São exemplos desses fatores todas as alternativas abaixo, exceto:

  • A.

    A largura da via;

  • B.

    A geometria da via;

  • C.

    Fatores relativos ao ambiente;

  • D.

    Número de habitantes ao redor da via.

Assinale a alternativa que melhor expressa as característi-cas de nosso trânsito:

  • A.

    Se vivêssemos numa sociedade em que o horário de trabalho fosse livre, isso se refletiria no trânsito, levando, provavelmen-te, à suavização dos horários de pico;

  • B.

    Uma das características do tráfego é a sua flutuação: ele é muito pequeno de madrugada e somente aumenta no final da tarde;

  • C.

    Somente a alternativa "a" é correta;

  • D.

    As alternativas "a" e "b" são corretas.

No caso de acidente, a energia do choque, que é transmiti-da aos passageiros dos veículos, é proporcional:

  • A.

    Ao triplo do peso do veículo;

  • B.

    À metade da velocidade do veículo;

  • C.

    À exata velocidade do veículo;

  • D.

    Ao quadrado da velocidade do veículo.

Assinale a única alternativa correta. Pelo novo Código de Trânsito Brasileiro, existe previsão legal para que os veículos somente possam ser licenciados se:

  • A.

    Forem adquiridos diretamente das concessionárias;

  • B.

    For comprovada a existência de apenas um proprietário ante-rior;

  • C.

    Utilizarem álcool como combustível;

  • D.

    Forem aprovados na inspeção de segurança e de controle de emissão de poluentes.

O novo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) foi aprovado no Congresso Nacional e sancionado pelo Presidente da Repú-blica, entrando em vigor em:

  • A.

    Janeiro-1999;

  • B.

    Agosto-2000;

  • C.

    Janeiro-1998;

  • D.

    Ainda não entrou em vigor, vez que não foi aprovado pelo Senado.

Para que seja possível haver, no futuro, atitudes compatíveis com as necessidades de segurança de todos, especificamente no tocante ao trânsito, é imprescindível a necessidade de uma educação voltada para esta área. Entretanto, de acordo com Eduardo Vasconcellos, in "O que é trânsito", esta educação deve ocorrer:

  • A.

    Através de repreensão aos condutores de motocicletas e pedestres, exclusivamente;

  • B.

    Através de um programa de voluntariado, patrocinado pelo sindicato dos motoristas;

  • C.

    Como um processo obrigatório do Estado, através de DE-TRAN e DSV;

  • D.

    Como um processo contínuo, para que tenha efetividade real.

Controlar o uso do solo para impedir pontos de "afogamen-tos" ou "estrangulamentos" em áreas de tráfego muito carre-gado, parece bastante difícil, dadas as características e situa-ções em nossa sociedade, como:

  • A.

    A pesada aplicação de leis de trânsito;

  • B.

    O problema de aplicação das leis criminais;

  • C.

    As chamadas "leis de zoneamento", que esbarram no proble-ma da propriedade privada da terra;

  • D.

    No excesso de leis e fiscalização imobiliária, que impedem a ocupação clandestina de áreas urbanas.

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