Lista completa de Questões de Trânsito e Serviço de Transporte da Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Trânsito e Serviço de Transporte - Teorias relacionadas aos transportes - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2005
A contaminação ambiental é uma das externalidades mais significativas da produção de transporte. Na ausência de intervenção reguladora:
Trânsito e Serviço de Transporte - Teorias relacionadas aos transportes - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2005
Uma característica fundamental da demanda por transportes é que se trata de uma demanda derivada. Isso significa que ela:
Trânsito e Serviço de Transporte - Sistema Nacional de Trânsito - SNT - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2005
Uma vez instalados o Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT), as Agências Nacionais de Transportes Terrestres (ANTT) e Aquaviários (ANTAQ), ficaram extintos:
Trânsito e Serviço de Transporte - Normas gerais de circulação e conduta - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2005
Analise as condições descritas abaixo:
I- largura das faixas de tráfego maior ou igual a 3,60m;
II- afastamento mínimo lateral de obstruções ou obstáculos fixos dos bordos das faixas de tráfego maior ou igual a 1,80m;
III- velocidade de projeto maior ou igual a 112 Km/h para multivias e maior ou igual a 96 Km/h para vias de pista simples com duas faixas de tráfego;
IV- somente veículos de passeio na corrente de tráfego;
V- terreno plano.
As condições ideais para um fluxo de tráfego contínuo são:
Trânsito e Serviço de Transporte - Tipos de Transporte - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2005
Para oferecer serviços de transporte, qualquer transportadora precisa de certos elementos básicos. Esses elementos são vias, terminais e veículos. Cada um resulta em custo para a transportadora e, dependendo do meio e da transportadora, esses custos podem ser de capital (fixos) ou operacionais (variáveis). No caso do transporte
hidroviário, os custos operacionais são altos;
rodoviário, os custos em geral são mais baixos que no caso do ferroviário;
aéreo, há maior adequação para cargas de baixo valor e baixo peso;
ferroviário, é necessário um alto volume de tráfego para absorver os custos fixos;
por tubulação, o custo de capital é baixo, mas os custos operacionais são muito altos.
Trânsito e Serviço de Transporte - Normas gerais de circulação e conduta - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2005
Quando se projeta a canalização de uma interseção, existem certos princípios básicos que devem estar presentes. Assinale a alternativa INCORRETA com relação a esses princípios:
Trânsito e Serviço de Transporte - Normas gerais de circulação e conduta - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2005
Com relação às linhas de proibição de ultrapassagem, assinale a alternativa correta:
Trânsito e Serviço de Transporte - Normas gerais de circulação e conduta - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2005
Uma das condições para que veículos de carga com comprimento máximo de até 19,80m possam transitar em vias de pistas simples com dois sentidos de circulação é que o volume máximo de tráfego dessas vias seja igual a 2500 veículos:
Analise os seguintes defeitos nas rodovias:
I- trincamento;
II- afundamento;
III- panelas;
IV- ondulações e corrugamento;
V- exudação;
VI- desgaste;
VII- desagregação.
O excesso de carga por eixo pode causar os defeitos nos itens:
Acelerar ao máximo na demarragem, limitar a velocidade de marcha constante, introduzir uma marcha em inércia e frear ao máximo antes da parada definem um regime de marcha:
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