Questões de Trânsito e Serviço de Transporte da Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE)

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A contaminação ambiental é uma das externalidades mais significativas da produção de transporte. Na ausência de intervenção reguladora:

  • A. a produção de transporte será maior do que a que maximiza o bem-estar social;
  • B. o mercado produzirá eficientemente, sem ameaça de falha de regulação;
  • C. haverá incentivos aos produtores de veículos para o desenvolvimento de motores com menor emissão de contaminantes;
  • D. os custos sociais serão minimizados, pois fretes e tarifas terão seu valor reduzido;
  • E. haverá uma redução generalizada nos níveis de congestionamento viário.

Uma característica fundamental da demanda por transportes é que se trata de uma demanda derivada. Isso significa que ela:

  • A. se estabelece exclusivamente em função das condições de oferta de oportunidades de viagem;
  • B. é fruto das necessidades de deslocamento das pessoas e dos requerimentos da economia com respeito ao movimento de bens;
  • C. se forma a partir da percepção que os agentes econômicos e sociais adotam com respeito ao crescimento da economia;
  • D. pode ser funcionalmente especificada a partir de derivação de funções produção-custo de transporte;
  • E. apresenta variação significativa de intensidade ao longo do ano e, portanto, depende de condições climáticas.

Uma vez instalados o Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT), as Agências Nacionais de Transportes Terrestres (ANTT) e Aquaviários (ANTAQ), ficaram extintos:

  • A. o GEIPOT – Empresa Brasileira de Planejamento de Transportes e a EBTU – Empresa Brasileira de Transportes Urbanos;
  • B. o DNER – Departamento Nacional de Estradas de Rodagem e a COFER – Comissão Federal de Transportes Ferroviários;
  • C. o GEIPOT – Empresa Brasileira de Planejamento de Transportes e a RFFSA – Rede Ferroviária Federal S.A.;
  • D. o PROCOFE – Programa de Concessão de Rodovias Federais e o CONTRAN – Conselho Nacional de Trânsito;
  • E. o DNER – Departamento Nacional de Estradas de Rodagem, a RFFSA – Rede Ferroviária Federal S.A. e a PORTOBRAS – Portos Brasileiros S.A.

Analise as condições descritas abaixo:

I- largura das faixas de tráfego maior ou igual a 3,60m;

II- afastamento mínimo lateral de obstruções ou obstáculos fixos dos bordos das faixas de tráfego maior ou igual a 1,80m;

III- velocidade de projeto maior ou igual a 112 Km/h para multivias e maior ou igual a 96 Km/h para vias de pista simples com duas faixas de tráfego;

IV- somente veículos de passeio na corrente de tráfego;

V- terreno plano.

As condições ideais para um fluxo de tráfego contínuo são:

  • A. I; II; IV;
  • B. I; II; III; V;
  • C. I; III; IV; V;
  • D. I; II; III; IV; V;
  • E. II; III; IV.

Para oferecer serviços de transporte, qualquer transportadora precisa de certos elementos básicos. Esses elementos são vias, terminais e veículos. Cada um resulta em custo para a transportadora e, dependendo do meio e da transportadora, esses custos podem ser de capital (fixos) ou operacionais (variáveis). No caso do transporte

  • A.

    hidroviário, os custos operacionais são altos;

  • B.

    rodoviário, os custos em geral são mais baixos que no caso do ferroviário;

  • C.

    aéreo, há maior adequação para cargas de baixo valor e baixo peso;

  • D.

    ferroviário, é necessário um alto volume de tráfego para absorver os custos fixos;

  • E.

    por tubulação, o custo de capital é baixo, mas os custos operacionais são muito altos.

Quando se projeta a canalização de uma interseção, existem certos princípios básicos que devem estar presentes. Assinale a alternativa INCORRETA com relação a esses princípios:

  • A. quando as correntes de trânsito se cruzam sem que haja convergência ou entrecruzamentos, este cruzamento deverá ser feito por meio de ângulos pequenos;
  • B. para impedir a entrada dos veículos em uma interseção em altas velocidades, pode-se empregar o afunilamento;
  • C. para impedir giros proibidos pode-se utilizar ilhas direcionais;
  • D. quando correntes de tráfego convergem, esta convergência deverá ser feita por meio de ângulos pequenos;
  • E. deve-se reduzir a área de conflito restringindo os veículos a trajetórias definidas.

Com relação às linhas de proibição de ultrapassagem, assinale a alternativa correta:

  • A. numa extensão de 152 metros anteriores às Linhas de Proibição de Ultrapassagem, as Linhas Demarcadoras de Faixas de Tráfego passam a ser contínuas;
  • B. caso o comprimento da Zona de Proibição de Ultrapassagem seja inferior ao comprimento mínimo, deve-se permitir a ultrapassagem;
  • C. a distância mínima entre duas Linhas de Proibição de Ultrapassagem relativas a um mesmo sentido de tráfego é de 152 metros;
  • D. quando a distância entre duas Linhas de Proibição de Ultrapassagem for inferior ao mínimo, deve-se deslocar a última à jusante, do valor mínimo;
  • E. o comprimento mínimo a ser adotado para as Linhas de Proibição de Ultrapassagem é de 152 metros.

Uma das condições para que veículos de carga com comprimento máximo de até 19,80m possam transitar em vias de pistas simples com dois sentidos de circulação é que o volume máximo de tráfego dessas vias seja igual a 2500 veículos:

  • A. ao longo do dia e nos dois sentidos;
  • B. ao longo do dia no sentido mais carregado de circulação;
  • C. no período noturno nos dois sentidos;
  • D. no período noturno no sentido mais carregado da circulação;
  • E. no horário de pico.

Analise os seguintes defeitos nas rodovias:

I- trincamento;

II- afundamento;

III- panelas;

IV- ondulações e corrugamento;

V- exudação;

VI- desgaste;

VII- desagregação.

O excesso de carga por eixo pode causar os defeitos nos itens:

  • A. I; II; III;
  • B. I; IV; V;
  • C. II; III; V;
  • D. III; V; VI;
  • E. III; V; VII.

Acelerar ao máximo na demarragem, limitar a velocidade de marcha constante, introduzir uma marcha em inércia e frear ao máximo antes da parada definem um regime de marcha:

  • A. a plena carga;
  • B. econômica;
  • C. inercial;
  • D. potencial;
  • E. equilibrada.
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