Lista completa de Questões de Trânsito e Serviço de Transporte da Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Trânsito e Serviço de Transporte - Tipos de Transporte - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2008
Considerando as características dos modos de transporte, podemos afirmar que:
I - O modo aéreo é o mais adequando para garantir melhor nível de serviço.
II - O modo ferroviário apresenta maiores economias de escala que o modo rodoviário.
III - Os modos marítimo e hidroviário apresentam alto consumo energético.
IV - O modo rodoviário é mais flexível que o modo aéreo.
V - O modo ferroviário é o mais adequado na operação de coleta de mercadorias.
Assinale apenas as afirmativas corretas:
I, II, III e IV;
I, II e IV;
II e IV;
I, III e IV;
I, II, III, IV e V.
Considerando as principais regras para regulação de preços, assinale a alternativa que apresenta corretamente as regras tarifárias empregadas tradicionalmente.
tarifação a custo dos fatores e a custo médio / regulação por atividade econômica;
tarifação a preços de mercado e a custo total / regulação por decreto;
tarifação a custo dos fatores e a custo marginal / regulação por desempenho;
tarifação a custo de serviço e a custo marginal / regulação por incentivos;
tarifação a preços de mercado e a custo médio / regulação por incentivos.
Trânsito e Serviço de Transporte - Teorias relacionadas aos transportes - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2008
Analisando o comportamento da demanda em um segmento de transporte, observa-se que não haverá modificações no equilíbrio do consumidor, ou seja, o equilíbrio permanecerá estável enquanto as variáveis objetivas e subjetivas pertinentes ao processo permaneçam inalteradas. Assinale a alternativa que apresenta todas as possíveis causas ou combinações delas para o deslocamento do ponto de equilíbrio:
efeito-renda, efeito-preço e efeito-substituição;
custo total, custo marginal e compensações de custo;
custo médio, custo marginal e custo total;
desempenho, nível de serviço e custo total;
ocupação, ponto de nivelamento e compensações de custo.
Trânsito e Serviço de Transporte - Sistema Nacional de Trânsito - SNT - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2008
Assinale a alternativa que apresenta a principal causa de redução da demanda pela modalidade ferroviária de carga no período anterior às privatizações:
altos custos de implantação;
altos custos operacionais;
baixa confiabilidade;
baixa mobilidade;
baixa acessibilidade.
Trânsito e Serviço de Transporte - Sistema Nacional de Trânsito - SNT - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2008
Assinale a alternativa que apresenta as fontes de recursos para a construção e a manutenção de rodovias federais:
tributos e Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico CIDE;
pedágio e Fundo Rodoviário Nacional;
pedágio e Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico CIDE;
tributos e Fundo Rodoviário Nacional;
tributos e pedágio.
Trânsito e Serviço de Transporte - Sistema Nacional de Trânsito - SNT - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2008
São componentes da infra-estrutura rodoviária:
lastro, ILS e sub-lastro;
dormentes, lastro e sub-base;
base, reforço do sub-leito e lastro;
sub-leito, sub-base e revestimento;
revestimento, base e lastro.
Analise o texto abaixo e assinale a alternativa que apresenta a solução corretamente justificada para o problema abordado.
A existência de mercados em número suficiente diz respeito diretamente ao problema das externalidades. De forma geral, há uma externalidade sempre que uma atividade de natureza econômica de um agente gerar um custo ou um benefício, sem que o agente em questão tenha que arcar com este custo ou possa ser remunerado pelo benefício. Assim, externalidades surgem em função da ausência de um mercado que determine a alocação deste custo ou benefício. Quando isto ocorre, custos e benefícios que poderiam ser minimizados ou maximizados socialmente deixam de sê-lo, e o mercado falha na sua tarefa de gerar um ótimo paretiano.Não se recomenda a atividade regulatória do Estado, pois, ao estabelecer preços, quantidades, padrões de qualidade ou, metas de investimento, causaria uma interferência inútil ou nociva na busca do auto-interesse;
Recomenda-se a interferência econômica do Estado através de impostos, subsídios, regulação de quantidades, etc., de forma a promover um nível superior de bem estar social;
Não se recomenda a atividade regulatória do Estado a busca do interesse individual através da atividade econômica, produzindo e trocando bens, conduziria necessariamente ao bem comum;
Recomenda-se a interferência econômica do Estado para evitar a formação de monopólio;
Não recomenda-se a interferência econômica do Estado pois na situação apresentada não existe o risco de formação de monopólio.
Trânsito e Serviço de Transporte - Direção Defensiva - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2008
A direção defensiva é a melhor maneira de dirigir e de se comportar no trânsito. É a forma de dirigir que permite reconhecer antecipadamente as situações de perigo e prever o que poderá acontecer.
Sobre os procedimentos a serem adotados na direção defensiva, avalie as afirmativas a seguir:
I – O hábito da manutenção preventiva e periódica gera economia.
II – A estabilidade do veículo está relacionada com a calibragem correta dos pneus.
III –A posição correta ao dirigir produz um desgaste físico menor.
IV –O uso de álcool e de drogas diminui a concentração e os reflexos do motorista.
Estão corretas as afirmativas:
Trânsito e Serviço de Transporte - Direção Defensiva - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2008
Sobre os princípios que estruturam o relacionamento e a convivência social no trânsito, em um programa de direção defensiva, analise as afirmativas a seguir:
I - dignidade da pessoa humana, do qual derivam os valores e atitudes para o convívio social.
II - igualdade de direitos, do qual deriva a possibilidade de exercício pleno da cidadania.
III - participação, do qual deriva a mobilização da sociedade para os problemas do trânsito.
IV – co-responsabilidade, do qual derivam as ações de cobrança de melhoria dos espaços públicos.
Estão corretas as afirmativas:
Trânsito e Serviço de Transporte - Normas gerais de circulação e conduta - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2008
Em relação às normas gerais de circulação e conduta, avalie as afirmativas a seguir:
I - Nas interseções e suas proximidades, o condutor deve efetuar ultrapassagem com cuidado.
II - Nas vias providas de acostamento, a conversão à esquerda e a operação de retorno deverão ser feitas nos locais apropriados e, onde estes não existirem, o condutor deverá aguardar no acostamento, à direita, para cruzar a pista com segurança.
III - O condutor que queira executar uma manobra deverá certificar-se de que pode executá-la sem perigo para os demais usuários da via que o seguem, precedem ou vão cruzar com ele, considerando sua posição, sua direção e sua velocidade.
IV -Antes de entrar à direita ou à esquerda, em outra via, o condutor deverá, ao sair da via pelo lado direito, aproximar-se o máximo possível do bordo direito da pista e executar sua manobra no menor espaço possível.
Estão corretas as afirmativas:
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