Questões de Trânsito e Serviço de Transporte da Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE)

Lista completa de Questões de Trânsito e Serviço de Transporte da Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Um condutor está circulando pela faixa da esquerda e percebe que outro que o segue tem o propósito de ultrapassá-lo. O condutor deve:

  • A.

    manter-se na faixa em que está e acelerar;

  • B.

    deslocar-se para a faixa da direita, sem acelerar a marcha;

  • C.

    deslocar-se para a faixa da direita, acelerando a marcha;

  • D.

    manter-se na faixa em que está e reduzir imediatamente a marcha;

  • E.

    manter-se na faixa da esquerda, sinalizar para que o outro o ultrapasse pela direita e acelerar a marcha.

Todo condutor deve, antes de efetuar uma ultrapassagem, certificar-se de que:

I - nenhum condutor que venha atrás haja começado uma manobra para ultrapassá-lo.

II - Quem o precede na mesma faixa de trânsito não haja indicado o propósito de ultrapassar um terceiro.

III - A faixa de trânsito que vai tomar esteja livre numa extensão suficiente para que sua manobra não ponha em perigo ou obstrua o trânsito que venha em sentido contrário.

Está correto o que se afirma em:

  • A. I, apenas;
  • B. I e II, apenas;
  • C. I e III, apenas;
  • D. II e III, apenas;
  • E. I, II e III.

O trânsito de veículos nas vias terrestres abertas à circulação obedece, entre outras, às seguintes normas, exceto:

  • A.

    a circulação é feita pelo lado esquerdo da via, admitindo-se as exceções devidamente sinalizadas;

  • B.

    o condutor deverá guardar distância de segurança lateral e frontal entre o seu e os demais veículos;

  • C.

    quando veículos, transitando por fluxos que se cruzem, se aproximarem de local não sinalizado, terá preferência de passagem, no caso de rotatória, aquele que estiver circulando por ela;

  • D.

    quando uma pista de rolamento comportar várias faixas de circulação no mesmo sentido, são as da direita destinadas ao deslocamento dos veículos mais lentos e de maior porte, quando não houver faixa especial a eles destinada, e as da esquerda, destinadas à ultrapassagem e ao deslocamento dos veículos de maior velocidade;

  • E.

    os veículos precedidos de batedores terão prioridade de passagem, respeitadas as demais normas de circulação.

O sinal de regulamentação

indica:

  • A. peso máximo permitido por eixo;
  • B. altura máxima permitida;
  • C. largura máxima permitida;
  • D. peso máximo total permitido;
  • E. comprimento total permitido.

O sinal de regulamentação

significa:

 

  • A. bifurcação adiante;
  • B. proibido retornar;
  • C. via interrompida adiante;
  • D. dê a preferência;
  • E. atenção, reparos na pista adiante.

Algumas condições naturais afetam as condições de trânsito e criam problemas para quem dirige. Sobre essas condições e o procedimento a ser adotado é correto afirmar:

  • A.

    chuva intensa/pista escorregadia - reduzir a velocidade e redobrar a atenção;

  • B.

    neblina densa/menor visibilidade - manter o farol alto e "colar"no veículo da frente;

  • C.

    ventos fortes/perda da estabilidade - cerrar os vidros e aumentar a velocidade;

  • D.

    penumbra na passagem do final da tarde para o início da noite/visibilidade - manter o pisca/alerta ligado;

  • E.

    a luz do Sol "bate na cara"/ofuscamento - manter a velocidade constante.

Seguindo os princípios da direção defensiva, ao realizar uma viagem você deve adotar os seguintes procedimentos com exceção de um. Assinale-o:

  • A.

    mantenha a posição correta do banco para aumentar a sua segurança e evitar o seu desgaste físico;

  • B.

    realize a ultrapassagem somente no momento em que surgirem as condições de realizá-la com segurança;

  • C.

    use o acostamento em situações de emergência e para ultrapassar os veículos mais lentos que obstruem a pista de rolamento;

  • D.

    dirija com atenção e mantenha uma distância segura em relação ao carro da frente;

  • E.

    observe alternadamente as informações do painel, os espelhos retrovisores e a movimentação dos veículos do seu entorno.

A respeito dos freios ABS é correto afirmar que:

  • A. a maioria dos carros é equipada com sistemas de feio ABS;
  • B. não é tão eficaz quanto os freios a disco e tambor;
  • C. a unidade de controle calcula qual roda deve girar mais devagar ou mais rápido para evitar uma derrapagem;
  • D. não oferece tanta segurança porque não existe um dispositivo eletrônico que possa modular a pressão do fluido de freio nas rodas;
  • E. trepidações no pedal não são normais, mesmo com o pedal tremendo não se deve pressioná-lo.

Nos motores Diesel de veículos pesados, monta-se cada vez mais uma superalimentação por um grupo "turbo-compressor". Os gases de escape são dirigidos para uma turbina cujo eixo de rotação aciona um compressor destinado a provocar uma pressão de alimentação:

  • A. na biela do motor;
  • B. no coletor de admissão;
  • C. no pistão;
  • D. no cabeçote;
  • E. na admissão terciária.

As dificuldades de arranque a frio de um motor diesel são sempre devidas a uma temperatura insuficiente do ar em fim de compressão. Quando um motor diesel tem "arranque" difícil, deve-se observar a saída dos gases de escape. Quando a combustão se efetua com excesso de combustível, o motor arranca, mas fica aos solavancos antes de tomar um regime regular. Nesse caso, a fumaça será:

  • A. inexistente;
  • B. branca;
  • C. negra;
  • D. cinzenta;
  • E. alaranjada.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...