Questões de Trânsito e Serviço de Transporte da Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE)

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O trecho de via onde apenas um trem pode ser admitido caracteriza uma seção:

  • A. transversal;
  • B. de tração;
  • C. tipo;
  • D. controlada;
  • E. de bloqueio.

O conjunto de rodeiros montados rigidamente em paralelo denomina-se:

  • A. tara;
  • B. chassis;
  • C. base rígida;
  • D. truque;
  • E. carroceria.

Uma locomotiva diesel-elétrica possui:

  • A. motor principal movido a óleo diesel, transmissão elétrica e motores de tração elétricos;
  • B. motor principal movido a óleo diesel, transmissão hidráulica e motores de tração elétricos;
  • C. motor principal movido a óleo diesel, transmissão mecânica e motores de tração elétricos;
  • D. motor principal elétrico, transmissão mecânica e motores de tração movidos a óleo diesel;
  • E. motor principal elétrico, transmissão elétrica e motores de tração movidos a óleo diesel.

No Brasil, a infra-estrutura das ferrovias será projetada e construída para:

  • A. bitola estreita;
  • B. bitola larga;
  • C. bitola internacional;
  • D. bitola mista;
  • E. qualquer bitola.

A estrutura de custos da provisão de infra-estruturas de transporte apresenta, em geral, custos médios de longo prazo decrescentes com o aumento da capacidade de atendimento. Logo, a provisão de infra-estruturas:

  • A. apresenta custos marginais crescentes;
  • B. recai em deseconomias de escopo;
  • C. deve ser feita pelo Estado;
  • D. registra economias de escala;
  • E. é essencialmente competitiva.

É normalmente aceito o pressuposto de que os custos médios anuais de operação e manutenção de veículos crescem com o tempo de uso. Por outro lado, é sabido que o custo anual médio devido à imobilização de capital se reduz quando aumenta o prazo de utilização do veículo. Admitindo que o veículo opera em situação de mercado competitivo, em que o preço dos serviços independe da idade do veículo envolvido na produção, então um operador maximizador de lucros substituiria seus veículos quando:

  • A. tivessem atingido uma idade igual à vida útil definida para fins de cálculo da depreciação;
  • B. já não apresentassem as mínimas condições de circulação e produção de serviço;
  • C. a taxa de crescimento dos custos anuais de manutenção e operação superasse a de decrescimento dos custos de imobilização de capital;
  • D. atingissem o prazo de utilização para o qual é mínima a soma dos custos médios anuais de operação, manutenção e imobilização de capital;
  • E. os custos anuais de manutenção e operação igualassem os de depreciação.

O financiamento dos serviços de transporte público e remunerado de pessoas, por via rodoviária, é garantido no Brasil por meio de cálculo de tarifas com base no conceito de:

  • A. custo marginal;
  • B. custo médio;
  • C. propensão a pagar;
  • D. passageiro-equivalente;
  • E. diferenciação de preços.

Tradicionalmente, a dotação de infra-estruturas de transporte mais eficientes é vista como um fator fundamental para o desenvolvimento econômico regional, principalmente quando a região em questão:

  • A. já apresenta índices de atividade econômica relativamente elevados em comparação com as demais regiões do país;
  • B. está em um nível de desenvolvimento relativamente baixo em face da economia nacional;
  • C. registra um mercado relativamente pequeno quando comparado à média das regiões do país;
  • D. tem sua base econômica fortemente vinculada a produtos exportáveis com grandes vantagens locacionais;
  • E. não apresenta condições institucionais e políticas satisfatórias para a atração de investimentos.

A tabela abaixo mostra o valor total dos insumos e do produto de cinco empresas concessionárias de serviços de transporte, para um dado período de tempo.

Considerando que a produção registra retornos constantes de escala, a empresa mais eficiente do grupo é a:

  • A. I;
  • B. II;
  • C. III;
  • D. IV;
  • E. V.

Se o modelo usado para a tarifação de serviços concedidos seguir o princípio da cobertura plena dos custos e mais a garantia de uma dada taxa de retorno sobre o capital imobilizado, então:

  • A. haverá uma tendência de o concessionário investir excessivamente;
  • B. o regulador estará estimulando o uso eficiente da relação capital/trabalho;
  • C. o concessionário não terá qualquer vantagem em acelerar a substituição de ativos imobilizados;
  • D. o regulador não terá qualquer necessidade em acompanhar a evolução dos custos de produção;
  • E. o cálculo da depreciação se fará forçosamente pelo método exponencial.
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