Questões de Trânsito e Serviço de Transporte da Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE)

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A força de tração de um veículo ferroviário é a capacidade de tração do veículo motriz. Ela é o resultado da energia mecânica aplicada às rodas motrizes dos veículos.

Analise as seguintes afirmativas com relação à força de tração:

I –é diretamente proporcional à velocidade;

II – é diretamente proporcional à potência no gerador;

III – é inversamente proporcional ao rendimento na transmissão.

Assinale:

  • A.

    se apenas a afirmativa I está correta;

  • B.

    se apenas a afirmativa II está correta;

  • C.

    se apenas as afirmativas I e II estão corretas;

  • D.

    se apenas as afirmativas II e III estão corretas;

  • E.

    se todas as afirmativas estão corretas.

O cálculo de uma frota de vagões para atender ao fluxo de um determinado transporte é função da rotação dos vagões que por sua vez é definida como:

  • A.

    o tempo gasto entre a carga e a descarga;

  • B.

    a soma do tempo de transporte carregado com o tempo de transporte vazio;

  • C.

    a soma dos tempos de carregamento, transporte carregado, descarga e transporte vazio até novo carregamento;

  • D.

    o tempo de viagem entre origem e destino da carga;

  • E.

    a soma do tempo de transporte carregado com o tempo de descarga.

Em um sistema ferroviário com circulação de trens nos dois sentidos, numa mesma linha, é necessário que o sistema de sinalização possibilite controlar com segurança:

I – o cruzamento de dois trens em sentido oposto.

II – a ultrapassagem de um trem por outro que circule no mesmo sentido.

III – a parada de um trem, sempre que desejado ou necessário.

Assinale a alternativa correta:

  • A.

    apenas o item I está correto;

  • B.

    apenas o item II está correto;

  • C.

    apenas os itens I e II estão corretos;

  • D.

    apenas os itens II e III estão corretos;

  • E.

    todos estão corretos.

O sinal de trânsito que não está corretamente identificado é:

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.

Para facilitar a rodagem em cone e impedir ou atenuar o arrastamento da roda externa sobre o trilho e por conseguinte diminuir os desgastes e as resistências da curva e ainda facilitar a inscrição dos veículos coloca-se:

  • A.

    a superlargura;

  • B.

    o contra-trilho;

  • C.

    a curva de concordância vertical;

  • D.

    a curva de transição horizontal;

  • E.

    a superelevação.

Com relação à superelevação não é correto afirmar que:

  • A.

    é a inclinação da via ferroviária com a elevação do trilho externo da curva, por intermédio da inclinação do dormente, de modo a criar uma componente que equilibre a força centrífuga;

  • B.

    é utilizada para evitar o tombamento dos veículos ferroviários;

  • C.

    deve ser calculada de modo que o valor da aceleração centrífuga não equilibrada não cause desconforto aos passageiros;

  • D.

    é colocada deslocando-se o trilho interno a fim de garantir a continuidade da curva do trilho externo que guia as rodas dianteiras;

  • E.

    deve ser calculada pelo critério da segurança ou estabilidade do veículo na curva e pelo critério do conforto aos passageiros, adotando-se o maior dos dois valores encontrados.

Observe as afirmações a seguir a respeito de pátios ferroviários:

I – Os pátios caracterizados pelo entroncamento de duas ou mais linhas ou ramais de uma ferrovia e/ou por pontos de quebra de tração, em virtude de mudança de perfil de linha pertencem à categoria dos pátios de cruzamento.

II – O trem ao chegar à estação entra no feixe de triagem onde os vagões são separados por destino geográfico.

III – Uma vez formado o trem, este é levado para o feixe de partida, onde aguarda o momento de ser ligado à locomotiva que o levará ao seu destino.

Assinale:

  • A.

    se apenas o item II está correto;

  • B.

    se apenas o item III está correto;

  • C.

    se apenas os itens I e II estão corretos;

  • D.

    se apenas os itens II e III estão corretos;

  • E.

    se todos estão corretos.

Um sinal luminoso de uma unidade com aspecto amarelointermitente indica :

  • A.

    autorização para prosseguir com velocidade máxima autorizada e passar à velocidade indicada na placa de velocidade limitada, quando da aproximação do sinal seguinte;

  • B.

    autorização para prosseguir com a velocidade máxima autorizada;

  • C.

    autorização para prosseguir com velocidade restrita como preparação para parar junto a outro trem, sinal ou qualquer impedimento de via;

  • D.

    autorização para prosseguir com velocidade limitada, indicada na placa de velocidade limitada, como preparação para parar no sinal seguinte;

  • E.

    autorização para prosseguir com velocidade de manobra sobre linha desimpedida até o sinal seguinte ou placa-limite de manobra.

Segundo o alcance um sinal pode ser:

  • A.

    externo;

  • B.

    anão;

  • C.

    automático

  • D.

    luminoso;

  • E.

    de entrada.

A timoneria de freio compõe:

  • A.

    o sistema de engates;

  • B.

    o truque

  • C.

    a cabine da locomotiva;

  • D.

    o motor gerador;

  • E.

    o motor de tração.

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