Lista completa de Questões de Trânsito e Serviço de Transporte da Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Trânsito e Serviço de Transporte - Sistema Nacional de Trânsito - SNT - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2008
A força de tração de um veículo ferroviário é a capacidade de tração do veículo motriz. Ela é o resultado da energia mecânica aplicada às rodas motrizes dos veículos.
Analise as seguintes afirmativas com relação à força de tração:
I é diretamente proporcional à velocidade;
II é diretamente proporcional à potência no gerador;
III é inversamente proporcional ao rendimento na transmissão.
Assinale:
se apenas a afirmativa I está correta;
se apenas a afirmativa II está correta;
se apenas as afirmativas I e II estão corretas;
se apenas as afirmativas II e III estão corretas;
se todas as afirmativas estão corretas.
Trânsito e Serviço de Transporte - Sistema Nacional de Trânsito - SNT - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2008
O cálculo de uma frota de vagões para atender ao fluxo de um determinado transporte é função da rotação dos vagões que por sua vez é definida como:
o tempo gasto entre a carga e a descarga;
a soma do tempo de transporte carregado com o tempo de transporte vazio;
a soma dos tempos de carregamento, transporte carregado, descarga e transporte vazio até novo carregamento;
o tempo de viagem entre origem e destino da carga;
a soma do tempo de transporte carregado com o tempo de descarga.
Trânsito e Serviço de Transporte - Sistema Nacional de Trânsito - SNT - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2008
Em um sistema ferroviário com circulação de trens nos dois sentidos, numa mesma linha, é necessário que o sistema de sinalização possibilite controlar com segurança:
I o cruzamento de dois trens em sentido oposto.
II a ultrapassagem de um trem por outro que circule no mesmo sentido.
III a parada de um trem, sempre que desejado ou necessário.
Assinale a alternativa correta:
apenas o item I está correto;
apenas o item II está correto;
apenas os itens I e II estão corretos;
apenas os itens II e III estão corretos;
todos estão corretos.
O sinal de trânsito que não está corretamente identificado é:
Trânsito e Serviço de Transporte - Sistema Nacional de Trânsito - SNT - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2008
Para facilitar a rodagem em cone e impedir ou atenuar o arrastamento da roda externa sobre o trilho e por conseguinte diminuir os desgastes e as resistências da curva e ainda facilitar a inscrição dos veículos coloca-se:
a superlargura;
o contra-trilho;
a curva de concordância vertical;
a curva de transição horizontal;
a superelevação.
Trânsito e Serviço de Transporte - Sistema Nacional de Trânsito - SNT - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2008
Com relação à superelevação não é correto afirmar que:
é a inclinação da via ferroviária com a elevação do trilho externo da curva, por intermédio da inclinação do dormente, de modo a criar uma componente que equilibre a força centrífuga;
é utilizada para evitar o tombamento dos veículos ferroviários;
deve ser calculada de modo que o valor da aceleração centrífuga não equilibrada não cause desconforto aos passageiros;
é colocada deslocando-se o trilho interno a fim de garantir a continuidade da curva do trilho externo que guia as rodas dianteiras;
deve ser calculada pelo critério da segurança ou estabilidade do veículo na curva e pelo critério do conforto aos passageiros, adotando-se o maior dos dois valores encontrados.
Trânsito e Serviço de Transporte - Sistema Nacional de Trânsito - SNT - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2008
Observe as afirmações a seguir a respeito de pátios ferroviários:
I Os pátios caracterizados pelo entroncamento de duas ou mais linhas ou ramais de uma ferrovia e/ou por pontos de quebra de tração, em virtude de mudança de perfil de linha pertencem à categoria dos pátios de cruzamento.
II O trem ao chegar à estação entra no feixe de triagem onde os vagões são separados por destino geográfico.
III Uma vez formado o trem, este é levado para o feixe de partida, onde aguarda o momento de ser ligado à locomotiva que o levará ao seu destino.
Assinale:
se apenas o item II está correto;
se apenas o item III está correto;
se apenas os itens I e II estão corretos;
se apenas os itens II e III estão corretos;
se todos estão corretos.
Trânsito e Serviço de Transporte - Sinalização de trânsito - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2008
Um sinal luminoso de uma unidade com aspecto amarelointermitente indica :
autorização para prosseguir com velocidade máxima autorizada e passar à velocidade indicada na placa de velocidade limitada, quando da aproximação do sinal seguinte;
autorização para prosseguir com a velocidade máxima autorizada;
autorização para prosseguir com velocidade restrita como preparação para parar junto a outro trem, sinal ou qualquer impedimento de via;
autorização para prosseguir com velocidade limitada, indicada na placa de velocidade limitada, como preparação para parar no sinal seguinte;
autorização para prosseguir com velocidade de manobra sobre linha desimpedida até o sinal seguinte ou placa-limite de manobra.
Trânsito e Serviço de Transporte - Sinalização de trânsito - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2008
Segundo o alcance um sinal pode ser:
externo;
anão;
automático
luminoso;
de entrada.
A timoneria de freio compõe:
o sistema de engates;
o truque
a cabine da locomotiva;
o motor gerador;
o motor de tração.
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