Lista completa de Questões de Veterinária para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sobre os processos de deterioração dos alimentos, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:
A produção de ácido acético pelos coliformes a partir da fermentação da lactose é a principal causa da alteração do pH do leite e conseqüente perda de estabilidade das proteínas à temperatura de fervura.
Os bolores e leveduras podem causar problemas nos alimentos, devido a sua resistência a calor, congelamento, antibióticos e irradiação, além da formação de toxinas. Podem também transformar substratos impróprios em favoráveis ao desenvolvimento de bactérias patogênicas.
A deterioração hidrolítica e oxidativa das gorduras do alimento causada pelos agentes microbianos leva a alterações do odor do mesmo e diminuição da qualidade. As lipases são enzimas exocelulares, podendo estar atuando na gordura do alimento mesmo após a destruição da célula microbiana por processos tecnológicos. No entanto, estas enzimas são inativas em alimentos com baixa atividade hídrica (congelados e alimentos em pó).
Alguns psicrotróficos deteriorantes são fortemente proteolíticos, causando alterações indesejáveis em produtos cárneos, laticínios e pescados. Espécies proteolíticas são comuns entre os gêneros Bacillus, Clostridium, Pseudomonas e Proteus, sendo importantes as proteases termorresistentes produzidas por algumas espécies de Pseudomonas, que podem alterar leites esterilizados.
Em relação à contagem de microrganismos mesófilos, termófilos e psicotróficos, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:
A presença de aeróbios termófilos em grande número está relacionada com a qualidade higiênica da matéria prima ou com processamento térmico insuficiente.
Em muitos casos, como nos alimentos processados, a contagem padrão de aeróbios demonstra o nível geral de higiene durante a fabricação, as condições de armazenamento e transporte, etc. daquele alimento, enquanto em produtos não processados pode ser indicador da qualidade do alimento.
Nos alimentos processados termicamente ou não, submetidos a operações que visam à prevenção de deterioração, como acidificação artificial ou redução de atividade de água, a presença de pequenos números de anaeróbios mesófilos não tem significância em relação ao risco potencial de deterioração.
A presença de anaeróbios estritos psicotróficos em queijos de leite pasteurizado pode significar processamento térmico em temperatura e/ou tempo abaixo do requerido; a elevação do seu número em queijos fabricados com leite cru está sempre associada a uma estocagem prolongada em ambientes úmidos, abafados e que apresentam temperatura entre 18ºC a 21ºC.
Sobre a estimativa do quantitativo de agentes microbianos na análise de alimentos, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:
As técnicas de contagem em placas permitem a visualização de formação de colônias, a partir de um número "fixo" de células viáveis. São utilizadas, portanto, para obter a contagem de unidades formadores de colônias (UFC) presentes na amostra sob análise.
Como os meios de cultura utilizados na técnica de NMP têm por objetivo recuperar células sob "stress", esta técnica permite maior confiabilidade no resultado e a confirmação do microrganismo pesquisado no mesmo período de tempo do que a contagem em placas.
A técnica do Número Mais Provável (NMP) é um método que permite estimar a densidade de organismos viáveis presentes em uma amostra sob análise. Esta técnica tem por base a probabilidade estatística relacionada com a freqüência e a ocorrência de resultados positivos mais prováveis, em função do número real dos microrganismos presentes.
A técnica do NMP não permite contagem "fixa" de células viáveis ou de UFC, como acontece com a técnica de contagem em placas. O uso da técnica do NMP se justifica principalmente quando é necessário estimar o número de células viáveis não detectadas (visualizadas) pela contagem em placas.
A Portaria Nº 89, de 15/07/1996, que institui o Programa de Distribuição de Carne Bovina e Bubalina, estabelece que
é obrigatória a subdivisão do crte secundário traseiro serrotr em,no mínimo, duas peças
os cortes primários são obtidos por subdivisão de meias carcaças separdas entre a sexta e sétima costelas
na etiqueta de identificação está dispensada a inclusão da especie animal e sexo, desde que provenientes de propriedades com rastrabilidade
a paleta é classificada como corte secundário dianteiro
a ponta de agulha é classificada como corte secundário do traseiro
O Brasil está declarado livre da Peste Suína Clássica sem vacinação, conforme Instrução Normativa Nº 6 de 09/03/2004, o que o coloca em posição privilegiada diante do cenário comercial internacional. Cada Estado da União tem envidado esforços no sentido de manter a situação tão arduamente conquistada. Em decorrência da grande extensão territorial e diversidade socioeconômica e epidemiológica dos estados, a Legislação tem sido suficientemente flexível no sentido de disciplinar as atividades de DSA, estabelecendo zonas livres da doença, de sorte que a IN Nº 1 de 04/01/2001 instrui acerca do ingresso de suídeos e seus produtos e subprodutos presumivelmente veiculadores de vírus da PSC. Estes instrumentos legais baseiam-se nos seguintes conhecimentos epidemiológicos relativos ao hospedeiro, produtos e subprodutos:
suídeos podem ser contados e, portanto, incubando a doença; produtos e subprodutos podem ser vias de transmissão do vírus
suínos podem albergar o vírus na presença ou ausência de sinais clínicos; produtos e subprodutos podem ser vias de transmissão
suínos podem albergar o vírus na ausência de sinais clínico, mas o GTA não exige que conste resltados de sorologia; produtos e subprodutos podem ser fontes de infecção do vírus
suídeos podem albergar vírus da PSC na ausência de seinais clínicos; produtos e subprodutos podem ser vias de transmissão
suídeos podem albergar o vírus na condição de portadores inaparentes, mas no GTA não consta a avaliação clínica; produtos e subprodutos podem ser fontes de infecção do vírus
A Portaria Nº 4 de 21/01/2000 altera o ANEXO 1 do art. 5º da Portaria Nº 50 de 19/05/1996, que aprova os critérios técnicos de classificação dos níveis de risco por febre aftosa da Unidade da Federação segundo so indicadores de fatores de risco. Nas tabelas que compõem as alternativas abaixo, tem-se colunas com as regiões sob consideração e, em linha, a indicação da vizinhança. Em cinza estão indicadas as regiões vizinhas à região indicada em preto. Considerando somente o indicador "situação da vizinhança", é correta a seguinte situação da vizinhança:
Instruções: Para cada questão, numeradas de 37 a 41, assinale a alternativa que contém a resposta correta em relação ao assunto apresentado. A profilaxia
do complexo teníase-cisticercose
é realizada pela adoção de medidas de
Imunização ativa de animais suscetíveis
identificação e sacrifício das fontes de infecção
monitoramento periódico para confirmar ausência de atividade viral
educação em saúde
educação em saúde e inspeção sanitária de produtos de origem animal
Instruções: Para cada questão, numeradas de 37 a 41, assinale a alternativa que contém a resposta correta em relação ao assunto apresentado. A profilaxia
da Tuberculose e da Brucelose bovina
é realizada pela adoção de medidas de
Imunização ativa de animais suscetíveis
identificação e sacrifício das fontes de infecção
monitoramento periódico para confirmar ausência de atividade viral
educação em saúde
educação em saúde e inspeção sanitária de produtos de origem animal
Instruções: Para cada questão,numeradas de 33 a 36, assinale a alternativa que contém a resposta correta em relação ao assunto apresentado. Em relação aos animais de peculiar interesse para a DSA, nas doenças:
BSE
A principal via de transmissão é representada por
água e alimentos contaminados
contágio direto
alimentos contaminados
vetor mecânico
leite/colostro
Instruções: Para cada questão,numeradas de 33 a 36, assinale a alternativa que contém a resposta correta em relação ao assunto apresentado. Em relação aos animais de peculiar interesse para a DSA, nas doenças:
CAE
A principal via de transmissão é representada por
água e alimentos contaminados
contágio direto
alimentos contaminados
vetor mecânico
leite/colostro
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...