Lista completa de Questões de Veterinária da CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A leptospirose é uma importante zoonose, causada por bactérias do grupo das espiroquetas. Sobre essa doença e o seu agente causador, assinale a alternativa INCORRETA.
O Sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC), mundialmente conhecido como Hazard Analysis and Critical Control Points (HACCP), vem ocupando um espaço cada vez mais significativo na área de alimentos. Este sistema é composto por sete princípios, a saber:
identificação dos perigos e avaliação dos riscos;
identificação dos pontos críticos de controle;
estabelecimento dos critérios de limites críticos para o controle;
monitoramento;
estabelecimento de ações corretivas;
verificação;
registro. Sobre o Sistema APPCC, analise as afirmativas e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) O perigo é o agente de natureza biológica, química ou física presente nos alimentos e inaceitável por se constituir em causa potencial de danos à saúde do consumidor.
( ) Os limites críticos são os indicadores que separam os produtos aceitáveis dos inaceitáveis e podem ser tanto quantitativos quanto qualitativos.
( ) As análises microbiológicas são a única forma de realizar o monitoramento.
( ) É necessária uma análise para cada estabelecimento, pois os perigos estão relacionados com toda a cadeia produtiva, variando de acordo com os fornecedores de matéria-prima.
( ) O princípio da verificação deve ser realizado somente por auditores externos, credenciados para tal ação.
A sequência está correta em
A raiva é uma importante infecção viral que afeta o Sistema Nervoso Central (SNC) da maioria dos mamíferos, inclusive o homem. Sobre essa doença, assinale a alternativa correta.
Sobre brucelose e tuberculose bovinas, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A brucelose bovina pode resultar na diminuição da fertilidade dos animais, além de gerar redução na produtividade leiteira.
( ) O tratamento da brucelose é uma prática aconselhável desde que realizado um antibiograma para a escolha do antimicrobiano apropriado.
( ) Com relação às vacinas disponíveis para a prevenção da brucelose, a RB51 é produzida a partir de uma linhagem mutante que induz boa proteção contra o aborto e não resulta em resposta sorológica detectável nos testes utilizados pelos programas convencionais de vigilância para brucelose.
( ) A virulência do Mycobacterium bovis, agente causador da tuberculose bovina, relaciona-se com a sua capacidade de sobreviver e multiplicar-se dentro dos macrófagos do hospedeiro.
( ) O teste da tuberculina é baseado na reação de hipersensibilidade do tipo retardado à tuberculoproteína microbacteriana e a reatividade em bovinos já é detectável a partir de poucas horas após a ocorrência da infecção nos animais.
( ) O controle da tuberculose é feito por meio de vacinas com cepas atenuadas.
A sequência está correta em
Em relação à doença conhecida como febre aftosa e o seu agente causador, é INCORRETO afirmar que
Na RDC nº. 20, de 5 de maio de 2011, há uma informação, no glossário, que define tratamento prolongado como terapia medicamentosa a ser utilizada por período superior a
7 dias.
10 dias.
15 dias.
20 dias.
30 dias.
As temperaturas normais em ºC, medidas em suínos descansados, são
36,0 a 38,0
38,0 a 40,0
37,0 a 40,0
39,0 a 40,5
38,5 a 41,0
São manifestações indicativas de gravidade com relação à dengue
I. dor constante no peito (coração).
II. suores frios por tempo prolongado, tonteiras ou desmaios (pressão baixa).
III. sangramentos que não param.
IV. fezes escuras como borra de café (sangramento intestinal).
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)
II, III, IV
I, III
III
I, IV
III, IV
Sobre a matança de emergência mediata, analise.
I. É a que se destina ao abate dos animais verificados doentes após o exame clínico e deve ser efetuada depois da matança normal.
II. É a destinada ao sacrifício, a qualquer momento, dos animais incapacitados de locomoção, certificadamente acidentados, contundidos, com ou sem fratura, e que não apresentem alteração de temperatura ou quaisquer outros sintomas, que os excluam regularmente do abate em comum.
III. Incluem-se os bovinos provenientes do curral de observação.
IV. Incluem-se os bovinos que se fizerem acompanhar de certificado de tuberculinização ou de soro-aglutinação brucélica positivos, expedido por veterinário oficial da defesa sanitária animal ou por profissionais credenciados por este serviço.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) alternativa(s)
II, III
I, III, IV
I
II, III, IV
I, II, III
Segundo o RIISPOA, pode-se afirmar que entende-se por
I. pescado salgado o produto obtido pelo tratamento do pescado íntegro, pela salga a seco ou por salmoura.
II. pescado defumado o produto obtido pela defumação do pescado íntegro, submetido, previamente à cura pelo sal (cloreto de sódio).
III. pescado dessecado o produto obtido pela dessecação natural ou artificial do pescado salgado.
IV. pescado desidratado o produto obtido pela dessecação profunda em aparelhagem adequada do pescado íntegro.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)
IV
I, II
I, II, IV
I, II, III
II, III, IV
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...