Lista completa de Questões de Administração para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Na gestão de pessoas, uma das atividades previstas é a avaliação de desempenho. Nesse contexto, considere as razões para o desenvolvimento da avaliação, expostas a seguir.
I - Recompensas: justificar aumentos, promoções e transferências.
II - Retroação: proporcionar ao gerente insumos para aconselhamento e orientação.
III - Desenvolvimento: dar conhecimento sobre pontos frágeis e oportunidades de treinamento.
É(São) razão(ões) a ser(em) considerada(s) na avaliação de desempenho APENAS a(s) exposta(s) em
I.
II.
III.
I e II.
I e III.
Administração - Decisão em Administração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Considerando o assunto abordado no texto acima, julgue os próximos itens, referentes ao desenvolvimento de pessoas.
O empoderamento é uma prática nociva à gestão de pessoas, visto que, por meio dela, transfere-se para uma única pessoa o poder de decisão, o que impacta negativamente os processos organizacionais de desenvolvimento de pessoas.
Gestão estratégica por competências implica
mapear as competências técnicas dos funcionários e realocar cada um de acordo com sua especialização.
focar o planejamento estratégico da organização na melhoria do comportamento dos funcionários frente aos desafios da globalização.
integrar ao planejamento da organização os conhecimentos, as habilidades e as atitudes necessárias à realização das suas metas.
adequar a política de remuneração da organização ao nível de competência formal dos funcionários, de acordo com o mercado.
incorporar ao planejamento estratégico da organização as competências das organizações parceiras com foco na missão principal.
Na elaboração do planejamento estratégico as três etapas iniciais são, sequencialmente:
análise ambiental externa, formulação de alternativas e determinação dos objetivos.
análise organizacional interna, análise ambiental externa e determinação dos objetivos.
determinação dos objetivos, formulação de alternativas e avaliação dos resultados.
formulação de alternativas, elaboração do planejamento e avaliação dos resultados.
determinação dos objetivos, análise ambiental externa e análise organizacional interna.
A Psicologia Organizacional contribuiu para o surgimento de uma teoria administrativa mais democrática e humanística, sendo marcado por um trabalho de Herbert Alexander Simon constituiu a Teoria:
da Contingência
Clássica
Estruturalista
Comportamental
O ENUNCIADO A SEGUIR DIZ RESPEITO ÀS QUESTÕES 33, 34 E 35.
Um administrador do departamento de Gestão de Materiais da empresa Produção e Cia está realizando um estudo simplificado para fazer uma estimativa sobre o quanto pedir de um produto utilizado no processo da empresa. A demanda do último ano foi de 30.000 unidades. A empresa fornecedora entrega lotes de 150 unidades apenas. Os custos envolvidos são:
Custo de capital empatado: R$ 1,8 por item por mês;
Custo de armazenagem: R$ 2 por item por mês;
Custo de colocação do pedido: R$ 20 por pedido;
Custos de desconto no preço: R$ 1,6 por pedido;
Custo do risco de obsolescência: R$ 1,4 por item por mês.
Calcule o custo de manutenção do enunciado acima.
2.000/mês.
2.200/mês
2.300/mês.
2.400/mês
2.500/mês
Administração - Decisão em Administração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, julgue os itens seguintes, a respeito de noções de administração e de procedimentos administrativos e organizacionais.
O processo decisório é composto por etapas que se iniciam com a identificação do problema ou oportunidade, o diagnóstico, a geração de alternativas, a escolha de uma alternativa e a avaliação da decisão. Ao deparar-se com um ambiente instável, imprevisível e sujeito a influências de diversos elementos, o administrador deve lançar mão de decisões programadas, preestabelecidas e já utilizadas anteriormente.
Gestão estratégica por competências implica
mapear as competências técnicas dos funcionários e realocar cada um de acordo com sua especialização.
focar o planejamento estratégico da organização na melhoria do comportamento dos funcionários frente aos desafios da globalização.
integrar ao planejamento da organização os conhecimentos, as habilidades e as atitudes necessárias à realização das suas metas.
adequar a política de remuneração da organização ao nível de competência formal dos funcionários, de acordo com o mercado.
incorporar ao planejamento estratégico da organização as competências das organizações parceiras com foco na missão principal.
O levantamento de necessidades de treinamento representa
a maneira de mensurar se o desempenho dos colaboradores está dentro daquilo que foi definido nas descrições de cargo, assim como da possibilidade de se alinhar o desejo dos colaboradores às possibilidades de desenvolvimento que a empresa possa oferecer.
uma avaliação das condições das estruturas organizacionais e dos recursos presentes na empresa, que podem impactar o desempenho das pessoas, bem como do ambiente de trabalho.
uma avaliação das condições emocionais de cada colaborador, dos recursos de trabalho oferecidos pelo mercado e do clima organizacional.
uma avaliação das condições de produção e de produtividade da empresa, bem como dos aspectos de comportamento humano e relacionamento interpessoal.
a etapa primordial para o estabelecimento dos objetivos de aprendizagem a serem alcançados com a implantação dos processos de avaliação de desempenho.
O conceito de cultura organizacional que incorpora a dimensão de poder, intrínseca aos sistemas simbólicos, em seu papel de legitimação do status quo, é aquele que considera esse tipo de cultura como um conjunto de
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...