Questões de Administração

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Na gestão de pessoas, uma das atividades previstas é a avaliação de desempenho. Nesse contexto, considere as razões para o desenvolvimento da avaliação, expostas a seguir.

I - Recompensas: justificar aumentos, promoções e transferências.

II - Retroação: proporcionar ao gerente insumos para aconselhamento e orientação.

III - Desenvolvimento: dar conhecimento sobre pontos frágeis e oportunidades de treinamento.

É(São) razão(ões) a ser(em) considerada(s) na avaliação de desempenho APENAS a(s) exposta(s) em

  • A.

    I.

  • B.

    II.

  • C.

    III.

  • D.

    I e II.

  • E.

    I e III.

Considerando o assunto abordado no texto acima, julgue os próximos itens, referentes ao desenvolvimento de pessoas.

O empoderamento é uma prática nociva à gestão de pessoas, visto que, por meio dela, transfere-se para uma única pessoa o poder de decisão, o que impacta negativamente os processos organizacionais de desenvolvimento de pessoas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Gestão estratégica por competências implica

  • A.

    mapear as competências técnicas dos funcionários e realocar cada um de acordo com sua especialização.

  • B.

    focar o planejamento estratégico da organização na melhoria do comportamento dos funcionários frente aos desafios da globalização.

  • C.

    integrar ao planejamento da organização os conhecimentos, as habilidades e as atitudes necessárias à realização das suas metas.

  • D.

    adequar a política de remuneração da organização ao nível de competência formal dos funcionários, de acordo com o mercado.

  • E.

    incorporar ao planejamento estratégico da organização as competências das organizações parceiras com foco na missão principal.

Na elaboração do planejamento estratégico as três etapas iniciais são, sequencialmente:

  • A.

    análise ambiental externa, formulação de alternativas e determinação dos objetivos.

  • B.

    análise organizacional interna, análise ambiental externa e determinação dos objetivos.

  • C.

    determinação dos objetivos, formulação de alternativas e avaliação dos resultados.

  • D.

    formulação de alternativas, elaboração do planejamento e avaliação dos resultados.

  • E.

    determinação dos objetivos, análise ambiental externa e análise organizacional interna.

A Psicologia Organizacional contribuiu para o surgimento de uma teoria administrativa mais democrática e humanística, sendo marcado por um trabalho de Herbert Alexander Simon constituiu a Teoria:

  • A.

    da Contingência

  • B.

    Clássica

  • C.

    Estruturalista

  • D.

    Comportamental

O ENUNCIADO A SEGUIR DIZ RESPEITO ÀS QUESTÕES 33, 34 E 35.

Um administrador do departamento de Gestão de Materiais da empresa Produção e Cia está realizando um estudo simplificado para fazer uma estimativa sobre o quanto pedir de um produto utilizado no processo da empresa. A demanda do último ano foi de 30.000 unidades. A empresa fornecedora entrega lotes de 150 unidades apenas. Os custos envolvidos são:

 Custo de capital empatado: R$ 1,8 por item por mês;

 Custo de armazenagem: R$ 2 por item por mês;

 Custo de colocação do pedido: R$ 20 por pedido;

 Custos de desconto no preço: R$ 1,6 por pedido;

 Custo do risco de obsolescência: R$ 1,4 por item por mês.

Calcule o custo de manutenção do enunciado acima.

  • A.

    2.000/mês.

  • B.

    2.200/mês

  • C.

    2.300/mês.

  • D.

    2.400/mês

  • E.

    2.500/mês

Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, julgue os itens seguintes, a respeito de noções de administração e de procedimentos administrativos e organizacionais.

O processo decisório é composto por etapas que se iniciam com a identificação do problema ou oportunidade, o diagnóstico, a geração de alternativas, a escolha de uma alternativa e a avaliação da decisão. Ao deparar-se com um ambiente instável, imprevisível e sujeito a influências de diversos elementos, o administrador deve lançar mão de decisões programadas, preestabelecidas e já utilizadas anteriormente.

  • C. Certo
  • E. Errado

Gestão estratégica por competências implica

  • A.

    mapear as competências técnicas dos funcionários e realocar cada um de acordo com sua especialização.

  • B.

    focar o planejamento estratégico da organização na melhoria do comportamento dos funcionários frente aos desafios da globalização.

  • C.

    integrar ao planejamento da organização os conhecimentos, as habilidades e as atitudes necessárias à realização das suas metas.

  • D.

    adequar a política de remuneração da organização ao nível de competência formal dos funcionários, de acordo com o mercado.

  • E.

    incorporar ao planejamento estratégico da organização as competências das organizações parceiras com foco na missão principal.

O levantamento de necessidades de treinamento representa

  • A.

    a maneira de mensurar se o desempenho dos colaboradores está dentro daquilo que foi definido nas descrições de cargo, assim como da possibilidade de se alinhar o desejo dos colaboradores às possibilidades de desenvolvimento que a empresa possa oferecer.

  • B.

    uma avaliação das condições das estruturas organizacionais e dos recursos presentes na empresa, que podem impactar o desempenho das pessoas, bem como do ambiente de trabalho.

  • C.

    uma avaliação das condições emocionais de cada colaborador, dos recursos de trabalho oferecidos pelo mercado e do clima organizacional.

  • D.

    uma avaliação das condições de produção e de produtividade da empresa, bem como dos aspectos de comportamento humano e relacionamento interpessoal.

  • E.

    a etapa primordial para o estabelecimento dos objetivos de aprendizagem a serem alcançados com a implantação dos processos de avaliação de desempenho.

O conceito de cultura organizacional que incorpora a dimensão de poder, intrínseca aos sistemas simbólicos, em seu papel de legitimação do status quo, é aquele que considera esse tipo de cultura como um conjunto de

  • A. concepções e normas que um grupo inventou, descobriu ou desenvolveu ao aprender a lidar com os problemas de adaptação e integração.
  • B. concepções e normas submersas à vida de uma organização e que devem ser comunicadas a seus membros através de formas simbólicas tangíveis.
  • C. concepções, normas e valores expressos em paradigmas cognitivos que reforçam a identidade social, a negociação coletiva e o poder de coesão.
  • D. valores e pressupostos considerados válidos e ensinados a novos membros como a forma correta de perceber, pensar e sentir os problemas cotidianos.
  • E. valores e pressupostos que tanto agem como elementos de comunicação e consenso como ocultam e instrumentalizam as relações de dominação.
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