Questões de Administração

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Nos processos de conversão do conhecimento, aquele que incorpora o conhecimento explícito ao conhecimento tácito é a

  • A. combinação.
  • B. socialização.
  • C. externalização.
  • D. internalização.
  • E. efetivação.

Sobre o clima e a cultura organizacional, analise as proposições a seguir.

1) Clima organizacional refere-se à atmosfera sociopsicológica existente na organização.

2) O clima organizacional é desfavorável quando proporciona uma satisfação plena às necessidades da clientela.

3) A formação da cultura da organização é influenciada e mantida por crenças e valores, desde a sua criação.

4) São fatores que podem influenciar a mudança de cultura numa organização: fusão entre empresas, reestruturação, terceirização e privatização.

5) São elementos que interferem no clima da organização, gerando insatisfação e desmotivação: liderança democrática, trabalho de equipe e comunicação eficaz.

6) Na prática, o clima organizacional não depende das condições econômicas, da estrutura e da cultura organizacional.

7) O primeiro passo para conhecer uma organização é identificar a sua cultura. Fazer parte dela é assimilar a sua cultura.

Estão corretas, apenas:

  • A.

    1, 3, 4 e 7.

  • B.

    3, 4, 5, 6 e 7.

  • C.

    1, 2, 5 e 6.

  • D.

    3, 4 e 7.

  • E.

    2, 3, 5 e 6.

Acerca de administração de recursos materiais, julgue os itens a seguir.

Além de aquisição de materiais e serviços, o setor de compras engloba também atividades relacionadas à administração do fornecimento desses insumos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Todas as decisões éticas são guiadas pelos valores subjacentes de cada pessoa. Os elementos de uma estratégia de integridade incluem, EXCETO:

  • A.

    Os valores-guias são compartilhados e claramente compreendidos por todos.

  • B.

    Os líderes das empresas estão pessoalmente comprometidos com os valores e desejosos de agir segundo eles.

  • C.

    Os valores são considerados em tomadas de decisões e refletidos em todas as atividades importantes.

  • D.

    As pessoas em todos os níveis possuem habilidades e conhecimentos para tomar ótimas decisões éticas o tempo todo.

  • E.

    A maioria dos líderes de negócios acredita que é impossível manter padrões éticos nas práticas de negócios.

No que concerne a workflow e gerenciamento eletrônico de documentos e processos, julgue os itens que se seguem.

A definição de um processo que será alvo de um serviço de workflow deve ter como origem a análise dos processos de negócio da organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere a comportamento organizacional, julgue os itens que se seguem.

Os valores individuais e organizacionais representam dois produtos tangíveis que estão dentro e fora das mentes dos indivíduos, caracterizando os elementos mais subjetivos de uma cultura organizacional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de qualidade de vida do trabalhador, julgue os itens a seguir.

A qualidade de vida no trabalho contribui para a redução do absenteísmo.

  • C. Certo
  • E. Errado

O aproveitamento do conhecimento desenvolvido pelos indivíduos numa organização depende de um modelo de gestão do conhecimento, que é caracterizado por três etapas principais:

  • A. aquisição, armazenamento e distribuição.
  • B. prospecção, monitoramento e disseminação.
  • C. seleção, organização e transferência.
  • D. tratamento, representação e comunicação.
  • E. identificação, segmentação e compartilhamento.

Acerca das noções de ‘missão’ e ‘visão’ em uma organização, analise as seguintes proposições.

1) A finalidade da missão é responder à razão de ser e para o que ela deve servir.

2) Na visão, são respondidas as seguintes questões: “Quem somos?”; “O que fazemos?”; “Por que fazemos o que fazemos?”.

3) A missão deve ser uma declaração formal e escrita, exposta como um credo da organização, pois os clientes internos e externos precisam saber para onde e como conduzir os negócios.

4) A formulação da missão deve descrever os propósitos do negócio, suas necessidades, quem são os clientes e os setores-alvos.

5) A construção da missão é criada por todos os funcionários da organização.

6) A explicitação da visão e da missão da organização produz comprometimento pessoal em relação ao alcance dos objetivos.

Estão corretas, apenas:

  • A.

    3, 4 e 5.

  • B.

    1, 2 e 3.

  • C.

    1, 2, 4 e 5.

  • D.

    3 e 6.

  • E.

    1, 3, 4 e 6.

Existe uma forma de avaliar nível de desempenho de uma empresa que significa “fazer as coisas em tempo para os consumidores receberem seus bens e serviços quando forem prometidos”. Por exemplo, um hospital com alto padrão nesse conceito não cancelaria operações ou qualquer outro compromisso assumido com seus pacientes. Esse conceito só pode ser julgado pelo consumidor após o produto ou serviço ser entregue. Nesses termos, está sendo definida a:

  • A.

    agilidade;

  • B.

    flexibilidade;

  • C.

    rapidez;

  • D.

    confiabilidade;

  • E.

    pontualidade.

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