Questões de Administração

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Dentre os traços que caracterizam os processos de gestão encontram-se: o burocratismo, a interferência política externa à organização, o autoritarismo centralizado, o paternalismo, a aversão ao empreendedorismo e a descontinuidade da gestão.

O autoritarismo é um modelo organizacional em que há

  • A.

    excessiva verticalização da estrutura hierárquica e centralização do processo decisório.

  • B.

    demasiado controle de procedimentos, contribuindo para uma gestão inflexível, complicada e mais voltada para si mesma do que para o atendimento das necessidades do cliente.

  • C.

    adoção de um comportamento sem compromisso com uma atitude empreendedora, voltada para modificar e se opor ao modelo de produção vigente.

  • D.

    alto controle da movimentação de pessoal e da distribuição de empregos, cargos e comissões, a partir dos interesses políticos dominantes.

  • E.

    desconsideração de avanços conquistados, descontinuidade administrativa, perda de tecnologia e desconfiança generalizada.

Na fase de iniciação de um projeto, antes de tudo, deve-se

  • A.

    decidir se um projeto deve ser iniciado, entre vários possíveis.

  • B.

    definir as atividades necessárias para desenvolvimento do produto a ser entregue.

  • C.

    detalhar o escopo e os requisitos básicos do projeto.

  • D.

    elaborar detalhadamente as informações sobre o projeto.

  • E.

    escolher as pessoas certas para a implantação e avaliação do projeto.

A fonte final de processamento da informação organizacional é a interpretação do(a)

  • A. ambiente externo.
  • B. poder de negociação.
  • C. comunicação interdepartamental.
  • D. relação de causa e efeito.
  • E. intrusividade organizacional.

Analise os tipos de custos hospitalares relacionados a gastos listados abaixo.

1) Reformas nas instalações

2) Aquisição de equipamentos de informática

3) Pagamento de honorários médicos

4) Manutenção de equipamentos hospitalares

5) Aquisição de medicamentos e material estoque

6) Salários de pessoal administrativo e jurídico

7) Consumo de materiais médico-hospitalares

É correto afirmar que:

  • A.

    1, 2 e 4 são gastos com investimentos.

  • B.

    1, 3 e 7 são gastos com despesas.

  • C.

    2, 4 e 6 são gastos com despesas.

  • D.

    3, 6 e 7 são gastos com custos.

  • E.

    1, 2 e 5 são gastos com investimentos.

Com relação a licitações e administração patrimonial e de materiais, julgue os itens a seguir.

A administração de materiais visa colocar os materiais necessários na quantidade certa, no local certo e no tempo certo à disposição dos órgãos que compõem o processo produtivo da empresa. São duas as funções da administração de materiais: programação e compras.

  • C. Certo
  • E. Errado

São efeitos desejáveis do enriquecimento do cargo:

  • A.

    Maior absenteísmo, menor turnover, maior conflito e maior produtividade.

  • B.

    Menor absenteísmo, menor turnover, maior motivação e maior produtividade.

  • C.

    Maior produtividade, maior turnover, maior responsabilidade e maior motivação.

  • D.

    Menor absenteísmo, maior ansiedade, redução das relações interpessoais e maior motivação.

  • E.

    Maior motivação, maior produtividade, maior turnover e menor relações interpessoais.

Julgue os itens subsecutivos, referentes ao processo grupal nas organizações e à reengenharia organizacional.

Os subordinados de uma equipe cujo líder adote uma liderança no estilo X, conforme Douglas McGregor, têm um nível de dependência elevado em relação ao líder.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao diálogo negocial, à mediação administrativa e à cultura organizacional, julgue os seguintes itens.

A cultura nas organizações auxilia o controle da gestão e a diminuição de divergências e diferenças; contudo, pode impedir que a organização se desenvolva, colocando obstáculos às mudanças, à diversificação e às fusões e aquisições.

  • C. Certo
  • E. Errado

Para ocorrer uma boa relação com os demais no ambiente de trabalho, assim como em outros ambientes, é necessário muitas vezes que uma pessoa se coloque no lugar da outra, para que ela possa compreender melhor as razões que levam alguém a agir de uma determinada maneira que ela julga errada. Como se chama essa capacidade?

  • A.

    Cooperação

  • B.

    Empatia

  • C.

    Conflito

  • D.

    Liderança

  • E.

    Clareza

Sob a perspectiva da informação, qualquer mudança ou desenvolvimento no ambiente externo das organizações cria sinais de mudanças. Esses sinais podem ser

  • A. difusos.
  • B. espúrios.
  • C. confusos.
  • D. fracos.
  • E. fortes.
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