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Dentre os traços que caracterizam os processos de gestão encontram-se: o burocratismo, a interferência política externa à organização, o autoritarismo centralizado, o paternalismo, a aversão ao empreendedorismo e a descontinuidade da gestão.
O autoritarismo é um modelo organizacional em que há
excessiva verticalização da estrutura hierárquica e centralização do processo decisório.
demasiado controle de procedimentos, contribuindo para uma gestão inflexível, complicada e mais voltada para si mesma do que para o atendimento das necessidades do cliente.
adoção de um comportamento sem compromisso com uma atitude empreendedora, voltada para modificar e se opor ao modelo de produção vigente.
alto controle da movimentação de pessoal e da distribuição de empregos, cargos e comissões, a partir dos interesses políticos dominantes.
desconsideração de avanços conquistados, descontinuidade administrativa, perda de tecnologia e desconfiança generalizada.
Na fase de iniciação de um projeto, antes de tudo, deve-se
decidir se um projeto deve ser iniciado, entre vários possíveis.
definir as atividades necessárias para desenvolvimento do produto a ser entregue.
detalhar o escopo e os requisitos básicos do projeto.
elaborar detalhadamente as informações sobre o projeto.
escolher as pessoas certas para a implantação e avaliação do projeto.
A fonte final de processamento da informação organizacional é a interpretação do(a)
Analise os tipos de custos hospitalares relacionados a gastos listados abaixo.
1) Reformas nas instalações
2) Aquisição de equipamentos de informática
3) Pagamento de honorários médicos
4) Manutenção de equipamentos hospitalares
5) Aquisição de medicamentos e material estoque
6) Salários de pessoal administrativo e jurídico
7) Consumo de materiais médico-hospitalares
É correto afirmar que:
1, 2 e 4 são gastos com investimentos.
1, 3 e 7 são gastos com despesas.
2, 4 e 6 são gastos com despesas.
3, 6 e 7 são gastos com custos.
1, 2 e 5 são gastos com investimentos.
Administração - Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com relação a licitações e administração patrimonial e de materiais, julgue os itens a seguir.
A administração de materiais visa colocar os materiais necessários na quantidade certa, no local certo e no tempo certo à disposição dos órgãos que compõem o processo produtivo da empresa. São duas as funções da administração de materiais: programação e compras.
São efeitos desejáveis do enriquecimento do cargo:
Maior absenteísmo, menor turnover, maior conflito e maior produtividade.
Menor absenteísmo, menor turnover, maior motivação e maior produtividade.
Maior produtividade, maior turnover, maior responsabilidade e maior motivação.
Menor absenteísmo, maior ansiedade, redução das relações interpessoais e maior motivação.
Maior motivação, maior produtividade, maior turnover e menor relações interpessoais.
Administração - Novas Abordagens da Administração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os itens subsecutivos, referentes ao processo grupal nas organizações e à reengenharia organizacional.
Os subordinados de uma equipe cujo líder adote uma liderança no estilo X, conforme Douglas McGregor, têm um nível de dependência elevado em relação ao líder.
Administração - O comportamento organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com relação ao diálogo negocial, à mediação administrativa e à cultura organizacional, julgue os seguintes itens.
A cultura nas organizações auxilia o controle da gestão e a diminuição de divergências e diferenças; contudo, pode impedir que a organização se desenvolva, colocando obstáculos às mudanças, à diversificação e às fusões e aquisições.
Administração - Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2011
Para ocorrer uma boa relação com os demais no ambiente de trabalho, assim como em outros ambientes, é necessário muitas vezes que uma pessoa se coloque no lugar da outra, para que ela possa compreender melhor as razões que levam alguém a agir de uma determinada maneira que ela julga errada. Como se chama essa capacidade?
Cooperação
Empatia
Conflito
Liderança
Clareza
Sob a perspectiva da informação, qualquer mudança ou desenvolvimento no ambiente externo das organizações cria sinais de mudanças. Esses sinais podem ser
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