Questões de Administração

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Não são consideradas ferramentas de gestão:

  • A.

    planejamento das atividades de educação continuada, atuação da CCIH e assistência hospitalar de alta complexidade.

  • B.

    gestão de pessoas e capacitação, custos e qualidade do atendimento.

  • C.

    controle estatístico de processos e sistema de informação em saúde.

  • D.

    gestão estratégica, plano estratégico e acreditação hospitalar.

  • E.

    engenharia clinica, manutenção preventiva e corretiva.

Estabeleça a correlação entre as características do desenho de cargos, descritos na coluna da esquerda, e seus respectivos significados colocados na coluna da direita.

Assinale a alternativa que contém a sequência válida

  • A.

    I, III, IV e II

  • B.

    II, III, I e IV

  • C.

    II, I, IV e III

  • D.

    III, IV, I e II

  • E.

    IV, I, III e II

Julgue os itens subsecutivos, referentes ao processo grupal nas organizações e à reengenharia organizacional.

Os subordinados liderados por um chefe que adota um estilo Y, conforme preconizado por Douglas McGregor, geralmente têm dificuldades para desenvolver relacionamentos interpessoais — entre si e com o chefe — francos e espontâneos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao diálogo negocial, à mediação administrativa e à cultura organizacional, julgue os seguintes itens.

Considera-se que toda empresa que deseja possuir forte imagem institucional deve compor-se de um departamento de mediação administrativa, visto que a mediação é parte da cultura corporativa e deve ser empregada na resolução de conflitos internos e na integração dos contratos com clientes e fornecedores.

  • C. Certo
  • E. Errado

A informação, de acordo com a sua finalidade para uma organização, pode ser classificada como

  • A. mínima, máxima, crítica e restritiva.
  • B. potencial, mínima, máxima e crítica.
  • C. sem interesse, potencial, mínima e crítica.
  • D. máxima, crítica, restritiva e com interesse.
  • E. crítica, restritiva, com interesse e sem interesse.

A gestão participativa resulta em maiores vantagens competitivas aos negócios, gerando resultados na satisfação do cliente e na otimização de custos. São bases para esses resultados os seguintes comportamentos dos gestores:

1) fazer dando exemplo; proferir ordens e não permitir que colaboradores questionem, discutam, sugiram ou alterem qualquer projeto ou proposta apresentada pela direção.

2) compartilhar as informações com todos, trabalhar em equipe e ter uma visão clara dos negócios; ter comunicação aberta e objetividade; implantar sistema de recompensas por resultados; ter coesão em suas decisões.

3) trabalhar desenvolvendo talentos, motivando colaboradores para fazerem sempre o melhor.

4) trabalhar individualmente; as informações são restritas à direção; não existem sistemas por recompensas, mas apenas o salário em dia; a comunicação se dá de modo formal, por comunicados escritos; a responsabilidade pela direção é atribuída apenas aos diretores e gestores.

Estão corretas, apenas:

  • A.

    2 e 3.

  • B.

    1, 2 e 3.

  • C.

    1, 2 e 4.

  • D.

    2, 3 e 4.

  • E.

    1, 3 e 4.

A departamentalização que requer diferenciação e agrupamento das atividades de acordo com a localização em que o trabalho será desempenhado, ou uma área de mercado a ser servida pela empresa, é:

  • A.

    Departamentalização geográfica.

  • B.

    Departamentalização funcional.

  • C.

    Departamentalização por processo.

  • D.

    Departamentalização por clientela.

  • E.

    Departamentalização por produtos ou serviços.

Julgue os itens subsecutivos, referentes à gestão de pessoas nas organizações.

A avaliação de desempenho deve ocorrer uma vez ao ano, em virtude do dispêndio de tempo e recursos por parte daqueles envolvidos nas ações de avaliação nas organizações.

  • C. Certo
  • E. Errado

Constituem elementos integrantes da avaliação de cargos:

I. Requisitos mentais

II. Gratificações

III. Requisitos físicos

IV. Responsabilidades envolvidas

V. Grau de Empoderamento

 É correto o que se afirma em

  • A.

    I, II, III, IV e V.

  • B.

    I, II, III e V, apenas.

  • C.

    I, III e IV, apenas.

  • D.

    II, III e IV, apenas.

  • E.

    II, IV e V, apenas.

Julgue os itens subsecutivos, referentes ao processo grupal nas organizações e à reengenharia organizacional.

Em razão de enfatizar o cliente, uma das principais características da reengenharia consiste na adoção de mudanças radicais em processos e produtos da organização.

  • C. Certo
  • E. Errado
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