Questões de Administração

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Sobre gestão de conflitos, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A.

    O conflito individual pode ser interno ou externo.

  • B.

    Os conflitos podem trazer efeitos positivos e negativos.

  • C.

    Entre os níveis de gravidade do conflito temos o conflito manifesto que é conhecido como conflito velado.

  • D.

    Um dos estilos de gestão de conflitos é o competitivo.

  • E.

    Quanto à gestão dos conflitos, a abordagem mista procura administrar o conflito tanto com aspectos estruturais como processuais.

A liderança manifesta-se na realização de metas por meio da direção de colaboradores. Várias diferenças podem ser mencionadas entre a autoridade formal e a liderança. Assinale, entre as características a seguir, a que corresponde à liderança.

  • A.

    É temporária para a pessoa que desempenha a função.

  • B.

    Sua área de influência é tanto maior quanto maior for o número de pessoas que a seguem.

  • C.

    Constitui atributo singular.

  • D.

    Fundamenta-se em normas aceitas de comum acordo.

  • E.

    Possibilita forçar o cumprimento das regras aceitas para a convivência.

Analise as afirmativas:

I. Não se deve delegar detalhes e rotinas que fazem parte do dia-a-dia das operações.

II. A falta de delegação poderá levar a um congestionamento das decisões, causando atrasos e perdas de oportunidades.

III. Dizer que as decisões de maior importância não devem ser delegadas é fácil; o difícil consiste em saber quais são as decisões importantes.

IV. Mesmo que um chefe tenha delegado uma atividade, continuará responsável por ela perante sua própria chefia.

Estão corretas apenas as afirmativas:

  • A.

    I, II, III, IV

  • B.

    I, II, III

  • C.

    I, II, IV

  • D.

    I, III, IV

  • E.

    II, III, IV

A Administração de salários compreende toda organização em seus diferentes níveis e setores, visto que a organização é um conjunto integrado de cargos. E, para que haja uma estrutura de salário que promova equilíbrio, a administração de salário precisa atingir alguns objetivos. Das alternativas abaixo, qual não está correta com relação aos objetivos que se deve atingir na administração de salários?

  • A.

    Remunerar cada empregado de acordo com o valor do cargo que ocupa.

  • B.

    Atrair e reter melhores candidatos para os cargos.

  • C.

    Obter empregados à aceitação dos sistemas de remuneração adotados pela empresa.

  • D.

    Recompensá-lo adequadamente pelo desempenho.

  • E.

    Criar uma política que vise manter interesses financeiros dos funcionários.

Sobre acreditação hospitalar, analise as proposições abaixo.

1) É um método de estímulo, avaliação e certificação externa da qualidade dos serviços de saúde.

2) É parte de um programa educativo que introduz a cultura da qualidade para o desenvolvimento nas instituições prestadoras de serviços.

3) É uma avaliação pautada em exigências legais de segurança no atendimento, bem como na organização do trabalho e seus resultados.

4) A importância da acreditação se dá no impacto que ela provoca na segurança dos serviços profissionais e dos resultados de otimização de custos e benefícios.

5) Na qualidade da assistência, a manutenção e a promoção da equipe são voltadas para a melhoria contínua de processos de gerenciamento.

Estão corretas:

  • A.

    1, 2, 3 e 5, apenas.

  • B.

    1, 2, 3, 4 e 5.

  • C.

    4 e 5, apenas.

  • D.

    1 e 3, apenas.

  • E.

    2, 3 e 4, apenas.

Após a definição do mercado-alvo as empresas que atuam no mercado organizacional precisam identificar os grupos de empresas que fazem parte dos diferentes esquemas de segmentação. Existem três grupos:

1. Clientes com orientação para o preço:

2. Clientes com orientação para solução

3. Clientes de valor estratégico:

Cada cliente busca um tipo de venda listada a seguir:

a. Venda por consulta.

b. Venda organizacional.

 c. Venda por preço.

A sequência correta das associações, entre cliente e tipo de venda é:

  • A.

    1 – a/ 2 – c/ 3 – b

  • B.

    1 – c/ 2 – b/ 3 – a

  • C.

    1 – c/ 2 – a/ 3 – b

  • D.

    1 – a/ 2 – b/ 3 – c

  • E.

    1 – b/ 2 – a/ 3 – c

Na impossibilidade de se estabelecer o valor de mercado, o valor do ativo permanente pode ser definido com base em parâmetros de referência que considerem, obrigatoriamente,

  • A.

    características, circunstâncias e localizações assemelhadas.

  • B.

    apenas características assemelhadas.

  • C.

    apenas circunstâncias e localizações assemelhadas.

  • D.

    os materiais utilizados na confecção do bem.

  • E. apenas características e circunstâncias assemelhadas.

Julgue os itens a seguir, relativos à administração de recursos materiais.

Considerando-se que o consumo médio de determinado item seja de 4.000 peças por ano e que o estoque médio, no mesmo período, seja de 6.000 unidades, é correto concluir que a taxa de cobertura será de 1,5 ano.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subsequentes, relativos à avaliação de desempenho.

Uma organização que deseje elaborar instrumento de avaliação de desempenho de fácil montagem e de fácil utilização deve evitar a utilização do método de incidentes críticos.

  • C. Certo
  • E. Errado

A departamentalização é entendida como o agrupamento de acordos, com um critério específico de homogeneidade, das atividades organizacionais e seus correspondentes recursos (humanos, financeiros, materiais e equipamentos) em unidades internas. Assinale a alternativa incorreta sobre as vantagens da departamentalização organizacional.

  • A.

    A departamentalização é indicada para circunstâncias externas e mutáveis, pois induz à cooperação entre especialistas e à coordenação de seus esforços para um melhor desempenho do produto.

  • B.

    A departamentalização permite flexibilidade, pois as unidades de produção podem ser maiores ou menores conforme as condições mudem, sem interferir na estrutura organizacional como um todo.

  • C.

    A departamentalização permite à organização concentrar seus conhecimentos sobre as necessidades e exigências dos canais de mercado e distribuição.

  • D.

    A departamentalização facilita a coordenação interdepartamental, uma vez que a preocupação básica é o produto final. Assim, as diversas atividades de departamento tornam-se secundárias e precisam sujeitar-se ao objetivo principal dos processos finalísticos.

  • E.

    A departamentalização facilita a inovação, já que requer cooperação e comunicação de vários grupos contribuintes para o produto final.

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