Questões de Administração

Lista completa de Questões de Administração para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com relação à gestão de recursos humanos, julgue os itens a seguir.

Para que a área de recursos humanos de uma organização seja considerada estratégica, é suficiente a adaptação de suas políticas e práticas à missão, à estratégia e à estrutura da organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

A distribuição de poder por toda a organização tornou-se uma estratégia fundamental para aumentar a produtividade, a qualidade e a satisfação. Esta distribuição pode criar nova distribuição hierárquica e de autoridade. Julgue os itens a seguir acerca do tema.

I - Os empregados experimentam um sentido maior de auto-eficácia e de propriedade no trabalho quando compartilham do poder.

II - Empoderamento é o processo de centralização do poder nos membros com maior hierarquia dentro do grupo, aumentando, em consequência, seus sentimentos de auto-eficácia.

III - Para ressaltar o empoderamento, os gerentes devem remover as condições que mantêm os empregados sem poder, como, por exemplo, uma supervisão autoritária ou um trabalho sobre o qual eles tenham pouco controle.

IV - Toda autoridade organizacional deve ser exercida com alto grau de senso hierárquico e autoritarismo, visando ao correto atingimento da missão organizacional.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A.

    0.

  • B.

    1.

  • C.

    2.

  • D.

    3.

  • E.

    4.

Com relação ao inventário físico, é correto afirmar que:

  • A.

    é a contagem de todos os estoques da empresa, para verificação se as quantidades correspondem aos controles da produção.

  • B.

    os componentes aguardando definição da qualidade para serem rejeitados não devem ser incluídos na contagem.

  • C.

    o inventário periódico é muito utilizado por empresas de pequeno e médio porte, mas não é permitido pela legislação.

  • D.

    as faltas de materiais não registradas e não controladas podem causar problemas de atrasos nas entregas de pedidos aos clientes.

  • E.

    O inventário periódico é aquele em que o estoque é contado em curtos intervalos regulares, dentro de um exercício.

Em relação ao planejamento e à avaliação de programas e projetos, julgue os itens que se seguem.

O processo de planejamento e gestão contempla a criação de protocolos — entre serviços, programas e instituições — que servem de base para o trabalho da equipe profissional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Muito embora, em seu início, a adoção de práticas de qualidade empresarial tenha sido olhada, de certo modo com descrédito pelos empresários, logo se percebeu que a adoção de programas de gestão da qualidade poderia representar significativos ganhos em vantagens competitivas, de modo que várias iniciativas de melhoria contínua se popularizassem rapidamente. A respeito da Gestão da Qualidade Total (TQM), considere as afirmativas abaixo.

I - Estabelece objetivos abrangentes, determinando ações necessárias para alcançá-los.

II - Prevê o treinamento necessário para cada ação prevista.

III - A implementação de programas de qualidade total tende a aumentar o custo de produção.

IV - Pode ser implantado sem a participação da gerência média.

Estão corretas APENAS as afirmativas

  • A. I e II.
  • B. II e III.
  • C. III e IV.
  • D. I, II e III.
  • E. I, II e IV.

Considerando a tabela e as informações acima, julgue os itens que se seguem.

No sistema ABC, o estoque de segurança projetado para os itens de classe A deve ser inferior, em meses de consumo, ao estoque de segurança dos itens de classe B.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um dos grandes desafios da gestão de operações é o estabelecimento e a manutenção de níveis de serviços competitivos nos mercados em que a empresa atua. O nível de serviço é uma medida de desempenho e, como tal, deve ser gerenciado e constantemente comparado aos dos concorrentes. Com relação à medida e gestão do nível de serviço, analise as afirmativas abaixo.

I – Quanto maior o nível de serviço, maior o custo operacional da empresa em mantê-lo elevado.

II – A pontualidade na entrega e a consistência do pedido são dimensões tipicamente contempladas na composição do nível de serviço.

III – Para estabelecer o nível de serviço adequado, a empresa deve entender primeiramente as expectativas dos seus clientes.

IV – O tempo de espera é um importante fator de desempenho na composição do nível de serviço.

São corretas as afirmativas

  • A.

    II e III, apenas.

  • B.

    III e IV, apenas.

  • C.

    I, II e IV, apenas.

  • D.

    I, III e IV, apenas.

  • E.

    I, II, III e IV.

Com relação à gestão de recursos humanos, julgue os itens a seguir.

Prover a empresa com pessoal qualificado, elevar a satisfação e a autorrealização dos empregados e ajudar a organização a alcançar suas metas constituem objetivos da gestão de recursos humanos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando os conceitos de liderança expostos no texto acima, julgue os itens que se seguem.

Liderança não é uma qualidade intrínseca da organização formal, surgindo de forma natural nos agrupamentos humanos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à gestão do conhecimento no âmbito das organizações, julgue os itens subsequentes.

O papel do ocupante do cargo de secretário restringe-se à difusão, de forma ágil e com qualidade, das informações que lhe são confiadas.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...