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O gráfico representa um estudo dos custos decorrentes da quantidade do lote de pedido de compra de uma empresa. Comparando as linhas tracejadas R, S e T, afirma-se que os custos da
armazenagem são maiores na linha R do que nas S e T.
armazenagem são maiores na linha S do que nas R e T.
armazenagem são maiores na linha T do que nas R e S.
administração de compras é maior na linha S do que nas R e T.
administração de compras é maior na linha T do que nas R e S.
Um profissional tem que executar uma tarefa na qual o mais importante é a precisão, com o mínimo de mensagens e um grupo de cinco pessoas. Ele pode escolher entre três tipos de redes formais de comunicação: em forma de roda, de cadeia e de círculo (todos os canais). Qual deve ser a escolhida e por quê?
Roda - experiências demonstraram que grupos de indivíduos colocados dessa forma, ao cabo de alguns poucos ensaios, resolveram os problemas de maneira mais ordenada e rápida do que no círculo e na cadeia.
Círculo - indicado porque envolve velocidade e clareza de organização, visto que a roda e a cadeia, por serem altamente rotineiras e de caráter centralizado, em geral, não funcionam.
Círculo - experiências demonstraram que nesta rede formal as mensagens são mais rapidamente aceitas do que na roda ou na cadeia.
Cadeia - mais indicada para a satisfação dos membros, facilita a emergência de um líder e permite que todos os membros do grupo se comuniquem ativamente uns com os outros.
Cadeia - indicada porque segue rigidamente a cadeia formal de comando, diferente do tipo roda que depende do líder para agir, e do círculo, em que todos os membros do grupo têm liberdade para contribuir.
Julgue os itens a seguir, relativos à gestão de pessoas nas organizações.
O processo de elaboração de políticas de gestão de pessoas consiste no estabelecimento de diversos tipos de procedimentos, métodos e técnicas de implementação de decisões e de direcionamento das organizações.
Sobre gestão por competência, é incorreto afirmar que:
figura como um dos modelos gerenciais tradicionalmente utilizados pelas organizações; propõe-se a orientar esforços para planejar, captar, desenvolver e avaliar, nos diferentes níveis da organização (individual, grupal e organizacional), as atividades necessárias à consecução de seus objetivos.
direciona sua ação prioritariamente para o gerenciamento do gap ou lacuna de competências eventualmente existente na organização ou equipe, procurando eliminá-lo ou minimizá-lo. A ideia é aproximar ao máximo as competências existentes na organização daquelas necessárias para a consecução dos objetivos organizacionais.
é um programa sistematizado e desenvolvido no sentido de definir perfis profissionais que proporcionem maior produtividade e adequação ao negócio, identificando os pontos de excelência e os pontos de carência, suprindo lacunas e agregando conhecimento, tendo por base certos critérios objetivamente mensuráveis.
é composta por alguns subsistemas, como: Mapeamento e descrição de Competências; Mensuração de Competências; Remuneração por Competências; Seleção por Competências; Desenvolvimento de Competências; Avaliação de Desempenho por Competências; Plano de Desenvolvimento por Competências.
figura como alternativa aos modelos gerenciais tradicionalmente utilizados pelas organizações; propõe-se a orientar esforços para planejar, captar, desenvolver e avaliar, nos diferentes níveis da organização (individual, grupal e organizacional), as competências necessárias à consecução de seus objetivos.
Administração - Novas Abordagens da Administração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Em relação ao processo grupal e à reengenharia nas organizações, julgue os itens seguintes.
Para que a implementação da reengenharia organizacional proporcione maior qualidade e produtividade ao ambiente organizacional, o processo de mudança deve ser do tipo topdown e prescindir do consenso entre os diversos setores da organização.
Administração - Treinamento e Desenvolvimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Com relação às atividades de treinamento e desenvolvimento de pessoas nas organizações, julgue os itens que se seguem.
É atribuição da alta administração informar, durante os treinamentos, os valores da organização, bem como o comportamento e as atitudes esperados por ela de seus trabalhadores.
Um time de futebol, cujo objetivo é marcar gols e vencer jogos e campeonatos, desenvolve habilidades diferenciadas de acordo com os papéis de cada jogador, como o goleiro, o zagueiro, o atacante, o volante. É coordenado por um técnico, que desenvolve um plano de trabalho configurado no esquema tático. Uma orquestra sinfônica, cujo objetivo é executar uma sinfonia, desenvolve habilidades diferenciadas de acordo com os papéis de cada músico, como o pianista, o clarinetista, o violinista, o trompetista. É coordenada por um maestro, que desenvolve um plano de trabalho configurado nas partituras. Com base nesses exemplos, julgue os itens a seguir.
Os exemplos mostram que trabalhar em equipe não é, apenas, uma técnica administrativa, é também um princípio de gestão.
Localizada no nordeste do país, a rede Móbile cobra, em média, 5 centavos a mais do que a concorrência por litro de gasolina. Ela conduziu uma pesquisa para avaliar os diferentes benefícios esperados pelos clientes ao pararem o carro em um posto para abastecer. Esse levantamento identificouos seguintes segmentos de motoristas, conforme os benefícios esperados:
1.estrelas: produtos premium e serviço de qualidade (16%);
2.jovens: abastecimento rápido, serviço rápido e comida rápida (27%);
3.fiéis: produtos com marca e serviço confiável (16%);
4.caseiros: conforto (21%);
5.econômicos: preço baixo (20%).
A decisão estratégica mais acertada, de acordo com a pesquisa, é
O executivo principal argumenta que, para assegurar a sobrevivência de sua empresa, deve consolidar princípios organizacionais baseados no conhecimento, ou seja,
enfatizar a responsabilidade da gerência na supervisão de funcionários.
enfatizar o processamento de recursos físicos para criar produtos tangíveis.
ressaltar a fonte de poder gerencial aos diferentes níveis hierárquicos da organização.
viabilizar processos organizacionais que permitam que o conhecimento seja convertido em ativos intangíveis.
utilizar a informação como instrumento de controle.
Administração - Avaliação de Desempenho - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Julgue os itens que se seguem, relativos à administração de pessoal.
A principal característica do método de avaliação de desempenho denominado escala gráfica consiste na proposição, por parte da área de administração de pessoal, de representação pictórica dos principais atributos de personalidade e de desempenho do avaliado.
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