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A estrutura organizacional de uma empresa determina as responsabilidades e atividades que serão distribuídas pelos membros da organização. Existem inúmeras formas de agrupamento e coordenação, dentre elas, a estrutura matricial, que é adequada para empresas
O sucesso na administração do ambiente exige que os gerentes analisem a fonte de incerteza e, depois, selecionem uma estratégia que a organização possa implementar eficazmente. Assinale a alternativa que apresenta uma estratégia interna de redução da incerteza ambiental.
Formar lobbies para reduzir as barreiras comerciais.
Estocar matérias-primas em antecipação a um aumento em seu preço.
Criar uma joint venture para desenvolver um novo produto.
Convidar membro do órgão financiador de sua companhia para participar do conselho de administração.
Desenvolver a responsabilidade social.
Administração - Recompensas e Punições - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Com relação à análise ou à descrição do trabalho, julgue os itens que se seguem.
Na análise do trabalho, a abordagem orientada às pessoas fornece informações sobre a natureza das tarefas realizadas no trabalho.
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a multiplicidade de aspectos que ele suscita, julgue os seguintes itens.
Nas equipes de trabalho, a responsabilidade é individual, apesar de o autor do texto argumentar o contrário.
Administração - Abordagem Comportamental da Administração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens subsequentes, que versam acerca das teorias da administração.
O modelo de liderança situacional proposto por Hersey e Blanchard, integrante da abordagem comportamental, vincula a competência e a motivação como elementos importantes do processo de liderança, além de reconhecer que a maturidade dos subordinados define o comportamento do líder mais orientado para a tarefa ou para o relacionamento.
Administração - Administração da Qualidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca da gestão da qualidade, julgue os itens seguintes.
Visando definir prioridades para a solução de problemas, a ferramenta da qualidade mais indicada é o histograma.
Administração - Ética e responsabilidade Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca de responsabilidade social, gestão ambiental e terceiro setor, julgue os itens que se seguem.
O exercício da responsabilidade social está totalmente voltado ao ambiente externo à organização (comunidade, fornecedores etc.), em virtude da preocupação com a possível perda de credibilidade.
Administração - Gestão do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Segundo a UNESCO, a organização contemporânea baseada na informação necessita ser flexível e aumentar sua capacidade de aprender devido a estruturas complexas e a um panorama econômico dependente de inovações propiciadas por tecnologias da informação distintas e mutáveis e dos efeitos da globalização. Em relação à gestão da informação no ambiente organizacional, julgue os itens a seguir.
Ao buscar informações, a organização deve observar, seletivamente, a grande quantidade de sinais criados em um ambiente dinâmico para interpretar as mensagens confusas e perceber os indícios relativos às suas atividades e objetivos.
Administração - Novas Abordagens da Administração - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2009
De acordo com o modelo de Michael Porter, quais são as cinco forças que atuam numa situação competitiva?
Poder de Pressão dos Clientes / Poder de Pressão dos Fornecedores/ Barreiras à Saída de Novos Concorrentes / Barreiras à Entrada de Novos Concorrentes / Nível de Rivalidade
Poder de Pressão dos Clientes/Poder de Pressão dos Fornecedores/ Barreiras à Entrada de Novos Concorrentes / Ameaça de Produtos Substitutos / Nível de Rivalidade
Poder de Pressão dos Clientes/Poder de Pressão dos Fornecedores/ Barreiras à Entrada e Saída de Novos Concorrentes / Ameaça de Produtos Substitutos / Nível de Rivalidade
Poder de Pressão dos Clientes/Poder de Pressão dos Stakeholders/ Barreiras à Entrada de Novos Concorrentes / Ameaça de Produtos Substitutos / Nível de Competição
Poder de Pressão dos Stakeholders/Poder de Pressão dos Fornecedores/ Barreiras à Entrada de Novos Concorrentes / Ameaça de Produtos Substitutos / Nível de Competição
Considere as seguintes afirmações em relação à análise e melhoria de processos:
I. O brainstorming, ou tempestade cerebral, é uma técnica de trabalho em grupo na qual os participantes apresentam ideias de forma espontânea sobre um determinado problema e, numa primeira etapa, é necessário enfatizar a qualidade das ideias e não a quantidade.
II. O diagrama de causa e efeito, ou espinha de peixe, é utilizado para enumerar as possíveis causas de um determinado problema e serve para ampliar a análise e a identificação de soluções.
III. Para se construir um diagrama de causa e efeito, o primeiro passo é a realização de um brainstorming para se definir o principal problema da organização e, em seguida, utiliza-se a mesma técnica de geração de ideias para levantar o maior número possíveis de causas.
IV. O fluxograma, que representa graficamente a sequência de atividades de um processo, mostra o que é realizado em cada etapa, os itens que entram e saem do processo, e uma de suas desvantagens é a quantidade e a complexidade dos símbolos gráficos.
V. A matriz GUT é utilizada para priorizar problemas a partir de três parâmetros: a gravidade, relacionada com o impacto do problema sobre as operações e pessoas de uma organização; a urgência, relativa ao tempo disponível para solucionar o problema; e a tendência, que avalia o potencial de crescimento do problema.
Está correto o que se afirma APENAS em
I e IV.
II e V.
II, IV e V.
III e IV.
III, IV e V.
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