Questões de Administração

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A avaliação da função de Administração de Recursos Humanos, também conhecida como Auditoria de Recursos Humanos, é um sistema de revisão e controle para informar a administração da organização sobre a eficiência e eficácia do programa em desenvolvimento. Portanto, podemos afirmar que seu propósito NÃO é:

  • A.

    A localização de práticas e condições que são prejudiciais a organização.

  • B.

    Proporcionar meios para evitar a tomada de decisão de quando adicionar ou suprimir atividades, alterar rumos e práticas.

  • C.

    Justificar a própria existência e orçamento de Recursos Humanos.

  • D.

    Proporcionar retroação para especialistas de Recursos Humanos, gerentes e funcionários quanto a eficácia da Administração de recursos Humanos.

Julgue os itens de 111 a 115 com relação à gestão de conhecimento e à gestão por competências.

Denomina-se socialização a criação do conhecimento realizada por meio da educação e do treinamento formal, que se serve da sistematização de conjuntos de conhecimento combinado.

  • C. Certo
  • E. Errado

No planejamento de processos de treinamento, é preciso identificar as competências que se almeja desenvolver. As competências são entendidas como o conjunto de três tipos de qualificação, apresentadas na coluna da esquerda. Associe-as às respectivas características e implicações, dispostas na coluna à direita.

A associação correta é:

  • A. I – P, II – R e III – Q
  • B. I – Q,II – P e III – S
  • C. I – Q,II – R e III – P
  • D. I – R, II – S e III – Q
  • E. I – S, II – P e III – R

De acordo com a teoria da burocracia, julgue os itens subsequentes.

Na burocracia weberiana, o funcionário tem determinada a sua forma de agir, de acordo com rotinas preestabelecidas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à administração de hospitais e da saúde, julgue os próximos itens.

As configurações de fila, e sua devida disciplina, são implementações que podem definir a renúncia de um paciente em espera. Por isso, é importante que o serviço de saúde escolha apenas uma forma de atendimento em todos os setores do hospital e exiba claramente qual é essa forma.

  • C. Certo
  • E. Errado

Por características de empresa "ética" e "antiética", entende-se respectivamente:

  • A.

    O núcleo da cultura corporativa é seu sistema de valores; Baixo nível de autoritarismo organizacional.

  • B.

    Cumpre um dever ético somente se isso for economicamente vantajoso; Contém valores morais claros que recebem máxima prioridade dentro das organizações de modo constante e uniforme.

  • C.

    Aquela que possui uma cultura ética e a conduta da organização é fortemente influenciada por sua cultura; Não se preocupa com questões morais.

  • D.

    Clientes, fornecedores, funcionários, acionistas e o público geral não são respeitados, mas usados, ao máximo, para gerar lucros.

  • E.

    Cumpre um dever ético somente se isso for economicamente vantajoso; O núcleo da cultura corporativa é seu sistema de valores.

Julgue os itens de 111 a 115 com relação à gestão de conhecimento e à gestão por competências.

Na gestão do conhecimento, o modo de internalização só pode ocorrer caso se possa reexperimentar as experiências de outras pessoas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Analise os quadrinhos e o texto subsequente.

Qual das proposições abaixo estabelece uma relação de nexo entre os quadrinhos e o texto?

  • A. O cenário competitivo do mundo contemporâneo justifica a reengenharia de cargos, implicando a adoção de processos sistemáticos de avaliação que conduzam a desligamentos.
  • B. Os funcionários devem ser tirados de suas zonas de conforto, por meio de políticas que estimulem um estado de insegurança que sempre resulta em aumento de produtividade.
  • C. A empresa moderna é aquela sensível às pessoas, hábil em instalar programas de recompensa que estimulem a competição e a contenção de custos por meio da consulta e da participação.
  • D. Uma redução de despesas sem redução dos processos é verificada em muitas empresas, o que não compensa a perda de qualidade e produtividade e o estresse dos que ficam.
  • E. Organizações contemporâneas são orientadas para a objetividade, a praticidade, a funcionalidade e a eficiência, o que supõe fazer escolhas que nem sempre favorecem os indivíduos.

De acordo com a teoria da burocracia, julgue os itens subsequentes.

A necessidade de documentar e formalizar todas as comunicações, por escrito, pode conduzir ao excesso de formalismo e documentação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma eficiente administração de materiais pode ser o diferencial competitivo de uma empresa em relação às suas concorrentes. Problemas como falta ou excesso de estoque podem custar muito caro às empresas. E, para um gerenciamento bom da área, vários aspectos devem ser levados em consideração. Nesse sentido, assinale a opção incorreta acerca da administração e do dimensionamento de estoque

  • A.

    Ao manter um alto estoque de matéria-prima, uma empresa pode obter descontos pelas compras em grande quantidade; contudo, isso redunda em uma imobilização de recursos que pode prejudicar seu fluxo financeiro imediato.

  • B.

    A existência de um alto estoque de produtos acabados faz que o tempo de entrega seja reduzido; porém, acarreta maior custo de armazenagem para empresa.

  • C.

    Um alto estoque de matéria-prima minimiza o risco da falta de insumos para a produção, mas pode trazer prejuízos à empresa devido à obsolescência no decorrer do tempo.

  • D.

    Um alto estoque de produtos acabados não traz satisfação aos clientes da empresa, na medida em que estes terão de esperar mais tempo para receberem seus pedidos.

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