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Administração - O comportamento organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens que se seguem com relação a cultura organizacional. Cultura é um padrão de pressupostos básicos inventados, descobertos ou desenvolvidos por um grupo, que funcionou bem para enfrentar problemas organizacionais internos de integração e externos de adaptação e que, por isso, deve ser ensinado a novos membros do grupo.
Administração - Treinamento e Desenvolvimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
As organizações cada vez mais acreditam e apostam no potencial e no desenvolvimento dos seus profissionais, o que se traduz em mais investimentos em formação e capacitação de pessoal. Com relação a treinamento, desenvolvimento, educação e aprendizagem nas organizações, julgue os itens de 107 a 114.
Dentro de uma organização, a aprendizagem das práticas relevantes para o exercício de suas funções por um trabalhador só ocorre se esse for submetido a situações formais de instrução ou treinamento.
Mediante a ciência de seu estilo de aprendizagem, os gerentes conseguem compreender como eles abordam problemas e questões, seus pontos fortes e fracos de aprendizagem, e como reagem aos funcionários ou aos colegas que têm diferentes estilos de aprendizagem. Para prosperarem e até sobreviverem no dinâmico ambiente de negócios, indivíduos e organizações precisam estar sempre aprendendo. Acerca de aprendizagem contínua, assinale a alternativa correta.
É a necessidade de geração de conhecimento como insumo da nova economia.
É o envolvimento de processos e sistemas por meio dos quais a organização capacita seu pessoal para aprender, compartilhar o seu conhecimento crescente e aplicá-lo ao seu trabalho.
É a necessidade de desenvolvimento de disciplinas que favorecem o aprendizado, entre as quais destacase o pensamento sistêmico.
É a necessidade de implementação de um aprendizado de circuito duplo, que enfatiza a necessidade de discernimento crítico acerca das ações organizacionais.
É a percepção das falhas de aprendizagem, entre as quais o mito de se aprender com a experiência.
Administração - Gestão por Competência - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Uma das principais práticas de gestão contemporânea está relacionada ao mapeamento de conhecimentos, habilidades e atitudes demonstrados pelos profissionais em seu cotidiano. Esse conjunto de comportamentos e características, usualmente chamados de competências, tem sido visto como o núcleo dos subsistemas de recursos humanos. A esse respeito, julgue os próximos itens.
Na abordagem de gestão por competências, o planejamento estratégico e a definição das competências essenciais da organização devem anteceder a definição de perfis de competências profissionais (funções e postos de trabalho) desejados. Esses, por sua vez, definem as bases dos processos de recrutamento e seleção, políticas de sucessão, desenvolvimento profissional e mobilidade, entre outros.
A logística e a cadeia de suprimentos envolvem um conjunto de funções, ou seja, elas são responsáveis por diversas atividades dentro das empresas, entre as quais NÃO se inclui a de
gestão de estoques.
administração de materiais.
suprimento de matérias-primas.
distribuição de produtos aos clientes.
planejamento e controle da produção.
Administração - O comportamento organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens que se seguem com relação a cultura organizacional. Os artefatos de uma cultura organizacional são os padrões visíveis e facilmente identificáveis de comportamentos das pessoas na organização.
Administração - Treinamento e Desenvolvimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
As organizações cada vez mais acreditam e apostam no potencial e no desenvolvimento dos seus profissionais, o que se traduz em mais investimentos em formação e capacitação de pessoal. Com relação a treinamento, desenvolvimento, educação e aprendizagem nas organizações, julgue os itens de 107 a 114.
O fato dos alunos terem assimilado o conteúdo do curso e a qualidade do relacionamento entre professor e aluno indicam resultados de treinamento no nível da aprendizagem.
Administração - Abordagem Estruturalista da Administração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
O interesse em relação às equipes de trabalho tem crescido nos últimos anos em virtude da necessidade de reorganização do processo produtivo, além do aparecimento das exigências e tecnologias inerentes ao trabalho moderno. Acerca das equipes de trabalho e das características do trabalho em equipe, julgue os itens que se seguem.
No trabalho em equipe, o número de membros, as características dos membros e o grau em que ganhos e perdas no trabalho interferem na atuação de outros membros da equipe geralmente não são fatores determinantes do desempenho da equipe.
Administração - Ética e responsabilidade Social - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2009
A ética é uma consideração importante no entendimento e no funcionamento das organizações. Estão corretas as afirmativas abaixo sobre a ética, EXCETO:
A ética está relacionada com as escolhas morais que uma pessoa faz.
O comportamento ético dos membros da organização exerce uma força importante na maneira pela qual uma empresa é vista pelos que estão fora e dentro dela.
A ética se baseia nas crenças do indivíduo sobre o que é certo e o que é errado ou o que é bom e o que é mau.
A ética pode ser vista como o veículo que converte ações em restrições.
Na gestão de suprimentos de uma empresa podem ser adotadas as estratégias de fornecedor único e de fornecedores múltiplos. Compare as duas estratégias e identifique a afirmação que faz uma análise correta entre suas vantagens e desvantagens.
A vantagem da estratégia de fornecedores múltiplos é a padronização do processo de compra, recebimento e embalagem dos materiais.
A vantagem da política de fornecedor único é a diminuição dos riscos de não recebimento do material.
A vantagem da política de múltiplos fornecedores é a confiabilidade no suprimento do material.
A desvantagem de uma estratégia de múltiplos fornecedores é que a negociação para baixar preços fica mais difícil.
A desvantagem da estratégia de um único fornecedor é que cada lote adquirido pode ter diferentes características de suprimento.
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