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A estrutura organizacional de uma empresa pode ser definida como a disposição das unidades que compõem a empresa e das relações hierárquicas entre os diversos níveis, compreendendo deveres, responsabilidades e linhas de autoridade e comunicação. A esse respeito, julgue os itens que se seguem.
A estrutura do tipo comissão ou colegiada difere da estrutura em linha e assessoria em vários aspectos. Entre eles está o fato de que na estrutura em linha e assessoria o empregado recebe ordens de apenas um superior, enquanto na outra ele recebe ordens de vários superiores.
A ferramenta 5W2H é
utilizada na melhoria de processos e o what significa o que deverá ser feito, ou seja, a descrição da solução escolhida e os objetivos de melhoria a serem atingidos.
utilizada para apoiar o planejamento das ações de melhoria dos processos e o whose significa identificar quem é o responsável pelo problema identificado, as causas e as ações de melhoria.
utilizada para desenhar processos de gerenciamento e o How long significa quanto tempo irá durar cada um dos processos de gerenciamento e, dessa forma, é possível identificar possibilidades de redução do tempo total.
a base para a elaboração do planejamento estratégico de uma organização e o how much significa quanto deverá custar, ou seja, corresponde a uma estimativa do investimento necessário para se realizar a atividade.
utilizada para apoiar a análise SWOT e o where significa perguntar onde estão localizados os pontos fortes e fracos da organização, ou seja, identificar as áreas e as atividades que merecem atenção.
Administração - Comportamento Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Ao grau de defesa ou de vulnerabilidade do sistema a pressões ambientais externas dá-se o nome de
Administração - Abordagens da Administração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Assinale a opção correta, acerca dos paradigmas culturais propostos por I. Chiavenato.
O paradigma cultural do otimismo faz com que as pessoas se ajustem e aceitem o status quo valorizando sempre o lado positivo.
O paradigma cultural da autocracia considera os colaboradores como subordinados destituídos de inteligência, iniciativa e criatividade.
O paradigma cultural da inveja leva as pessoas a agir isoladamente do grupo, fragmentando as tarefas.
O paradigma cultural do conformismo faz com que as pessoas, muitas vezes, esqueçam de levar em conta os objetivos da própria organização.
Administração - Administração da Qualidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
No que diz respeito às dimensões da qualidade, julgue os itens seguintes.
A estética diz respeito à aparência de um produto, sendo uma dimensão subjetiva na avaliação da qualidade do produto, que depende do julgamento pessoal dos produtores e consumidores.
Administração - Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A respeito de materiais, almoxarifado e suprimentos, julgue os itens seguintes.
Uma das formas atuais de evitar desperdícios é a aplicação da filosofia just-in-time, que preconiza a inexistência de excessos de estoques e tempos de ressuprimento mínimos.
Administração - Administração empreendedora - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A respeito do tema tratado no fragmento de texto acima, julgue os itens a seguir.
As empresas estimulam o empreendedorismo entre seus funcionários em busca da agilidade, contando com profissionais que sejam mais comprometidos e responsáveis ao assumir riscos.
No que se refere a distribuição, julgue os seguintes itens.
A distribuição consiste de um conjunto de atividades, entre a finalização da produção e a chegada ao consumidor final, e representa um custo significativo para a maioria dos negócios, impactando diretamente na competitividade.
A estrutura organizacional de uma empresa pode ser definida como a disposição das unidades que compõem a empresa e das relações hierárquicas entre os diversos níveis, compreendendo deveres, responsabilidades e linhas de autoridade e comunicação. A esse respeito, julgue os itens que se seguem.
Alcance ou amplitude de controle consiste na definição do número ideal de subordinados que um superior hierárquico pode gerenciar com eficiência. A esse respeito, é correto afirmar que a amplitude ou alcance de controle tende a ser menor se o trabalho executado tem natureza operacional e repetitiva.
Administração - Recrutamento e Seleção - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Pode-se conceituar organização como um conjunto de fatores de produção que, usados da maneira eficiente e eficaz, levariam ao atingimento de determinados objetivos. Esses fatores de produção podem ser arrolados como sendo os recursos materiais, financeiros, humanos, mercadológicos e administrativos. Acerca da gestão dos recursos humanos, julgue os itens a seguir.
A decisão de iniciar processo de recrutamento, de regra, é atividade da unidade que possui a vaga a ser preenchida, cabendo ao setor de pessoal/RH a operacionalização, visando à ocupação desse posto de trabalho.
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