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Administração - Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Com relação ao teorema de Pareto, julgue o item abaixo.
Objetos classificados na classe C, no método da curva ABC, segundo o teorema de Pareto, tendem a requerer uma política de disponibilidade para os clientes com níveis de serviço superiores a 90%.
João é responsável por projetar o processo orçamentário para o grupo em que trabalha, que provê três tipos de treinamento para clientes e funcionários. Os lucros têm sido baixos e, por isso, a alta administração deseja minimizar os custos e, ao mesmo tempo, maximizar os benefícios onde quer que isso seja possível. Ela está disposta a investir tempo e esforços extras no processo orçamentário para minimizar custos. Além disso, deseja entender os custos associados a cada tipo de treinamento e os processos subjacentes a que o grupo recorre para fornecer o treinamento. Assinale a alternativa que apresenta o tipo de orçamento que deve ser utilizado por João para minimizar custos e maximizar benefícios.
orçamento fixo
orçamento de base zero
orçamento de baixo para cima
orçamento de cima para baixo
orçamento incremental
Administração - Avaliação de Desempenho - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
O desempenho no trabalho é um aspecto central para a gestão de pessoas na organização, pois é por meio do desempenho de seus colaboradores que as organizações alcançam seus objetivos. Considerando os aspectos conceituais e metodológicos acerca de desempenho e de estratégias para sua mensuração, assinale a opção correta.
O desempenho no trabalho é determinado exclusivamente pelas competências do trabalhador.
São medidas subjetivas de avaliação de desempenho o formulário de classificação por gráficos e a escala de observação do comportamento.
As medidas objetivas de desempenho são relativas ao julgamento que o supervisor faz do desenvolvimento do trabalho do colaborador.
No desenvolvimento de estratégias para aferição do desempenho funcional, o critério real define o que se considera um bom desempenho, ao passo que o critério teórico define exatamente o que deve ser medido para a avaliação desse desempenho.
As medidas objetivas de avaliação de desempenho são a melhor estratégia conhecida de avaliação do desempenho funcional, sendo aplicáveis a qualquer tipo de atividade ocupacional.
Administração - Decisão em Administração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca do processo administrativo e da administração contemporânea, julgue os seguintes itens.
A diferença entre decisões quantitativas e qualitativas está na possibilidade de as primeiras serem programáveis e passíveis de serem tomadas pelo homem ou programadas para a máquina.
Mudanças que acontecem em resposta a eventos desestabilizadores e em períodos de maior desequilíbrio na vida das organizações são mudanças
criativas, que têm alta capacidade de mudar os padrões organizacionais e o próprio contexto de atuação de empresa.
descontínuas, que visam uma nova reconfiguração, envolvendo novas estratégias e missão para a organização.
incrementais, mais focadas em melhorias de sistemas específicos, existindo descontinuidade nos padrões gerais de funcionamento da organização.
reativas, voltadas a garantir a sobrevivência da organização, e de orientação mais tradicionalista.
contínuas, que respondem a padrões tradicionais de funcionamento das organizações.
O diagrama de Pareto
parte do princípio de que um grande número de causas é responsável pela maioria dos problemas e, dessa forma, a construção do diagrama auxilia na identificação dos principais problemas que precisam de solução.
é um modelo gráfico que relaciona possíveis consequências de decisões relativas a um problema, sendo elaborado de forma a permitir que se identifiquem situações não previstas para minimizar seus efeitos.
é uma representação gráfica das etapas pelas quais passa um processo, permitindo a rápida compreensão do fluxo e da visão global de um processo, além de ressaltar operações críticas.
é uma ferramenta utilizada na programação e execução das atividades de um processo, sendo necessário elevado nível de disponibilidade de informações bem como de sua confiabilidade.
tem, no eixo da abscissa, os elementos sob estudo classificados em ordem decrescente de importância a partir da esquerda, e são associados, no eixo das ordenadas, a uma escala de valor que pode ser financeira, frequência de ocorrência, percentual e número de itens entre outros.
Em um contexto de planejamento organizacional, desponta como correta a seguinte premissa:
considerado o caráter temporário dos projetos, sua gestão prescinde de um pensar estratégico.
para que a construção de cenários possa ser utilizada de forma estratégica, é recomendável o uso exclusivo de técnicas objetivas.
planejar estrategicamente implica subordinar os fins aos meios.
a partir da fase de implementação das decisões, encerra-se a possibilidade de os planos de longo prazo serem alterados.
para a construção de cenários em um contexto de incertezas e mudanças rápidas, a abordagem prospectiva é preferível à abordagem projetiva.
Com relação ao método do Balanced Scorecard, considere:
I. Foi desenvolvido a partir da constatação de que os métodos tradicionais de acompanhamento do desempenho das organizações não eram suficientes para atender ao grau de complexidade e ao dinamismo do ambiente empresarial contemporâneo.
II. Os vetores considerados na avaliação de desempenho do Balanced Scorecard são o financeiro, os clientes, os processos internos e o aprendizado e crescimento.
III. Inicia-se com a definição da visão e da missão atribuídas à organização, analisando, prioritariamente, os ambientes externo e interno, é seguida pela formulação de metas, depois, pelos objetivos e as estratégias e, finalmente, pela implementação.
IV. Os níveis a partir dos quais se estrutura um Balanced Scorecard são o explicativo, o normativo, o estratégico e o táticooperacional.
V. Foi utilizado inicialmente como um modelo de avaliação e performance empresarial, porém, a aplicação em empresas proporcionou seu desenvolvimento para uma metodologia de gestão estratégica.
Está correto o que se afirma APENAS em
I, II e V.
I, II, III e IV.
I, III e V.
II e III.
II e IV.
Administração - Treinamento e Desenvolvimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca da gestão de pessoas, julgue os itens subsequentes.
Ao constatar que existe pouca versatilidade dos colaboradores no desempenho das atividades de uma equipe, o gestor de recursos humanos tem um indicador a priori da necessidade de capacitação.
Administração - Treinamento e Desenvolvimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Com base na figura apresentada, que relaciona os conceitos de treinamento, desenvolvimento e educação em organizações e trabalho, e acerca de treinamento e desenvolvimento para educação continuada, julgue os itens subsequentes.
Educação são programas ou conjuntos de eventos educacionais de média e longa duração que objetivam a formação e a qualificação profissional contínuas dos empregados.
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