Questões de Administração

Lista completa de Questões de Administração para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com referência a administração financeira, julgue os itens a seguir.

De acordo com o conceito operacional, devem ser excluídos do cálculo das necessidades de financiamento do setor público os juros nominais que incidem sobre a dívida fiscal líquida.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os próximos itens, acerca do tema atendimento.

No desafio constante de atender bem os clientes e satisfazer às suas necessidades, é preciso também produzir produtos que atendam a essas expectativas. Assim, algumas características dos produtos e serviços, como estrutura organizacional da empresa, meios de controle, atendimento, prazo correto de entrega etc. tendem a não ser percebidas pelos clientes.

  • C. Certo
  • E. Errado

A comunicação e o relacionamento interpessoal são variáveis intervenientes na organização, tanto internamente quanto externamente. A esse respeito, julgue os próximos itens.

O desenvolvimento das relações interpessoais somente pode ocorrer em situações favoráveis e nunca em situações de conflito.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

Com relação ao trabalho em equipe, julgue os itens que se seguem.

O compromisso de dirigentes e empregados com objetivos comuns garante o sucesso do trabalho em equipe.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os próximos itens com relação a poder, liderança e aprendizagem nas organizações. O conceito de aprendizagem organizacional restringe-se exclusivamente aos processos psicológicos individuais de aquisição de novos conhecimentos e habilidades.

  • C. Certo
  • E. Errado

O objetivo do mapeamento por competências é

  • A.

    subsidiar a formulação da estratégia organizacional.

  • B.

    identificar a lacuna de competências.

  • C.

    definir as competências necessárias para concretizar a estratégia formulada.

  • D.

    favorecer o gap de competências da organização.

  • E.

    eliminar a diferença entre as competências básicas e as essenciais.

O Marketing como área de estudos atualmente passa por uma “crise de identidade”, segundo alguns. Pesquisas testaram diversos aspectos das premissas assumidas nos modelos utilizados pelo Marketing. Ao contrário do que é postulado nas premissas teóricas, algumas conclusões dessas pesquisas permitiram inferir que:

  • A.

    as delimitações de setores de negócios e fronteiras organizacionais são claramente identificadas;

  • B.

    os aspectos relevantes da oferta estão incorporados ao próprio processo de troca;

  • C.

    a inovação é atribuição da oferta, sendo que intermediários contribuem exclusivamente nos aspectos tempo e espaço;

  • D. há independência entre os atores envolvidos nas trocas; com papéis claramente definidos;
  • E.

    os atores envolvidos nas trocas buscam informações exclusivamente relacionadas aos seus objetivos de consumo.

O controle estratégico, considerando-se o nível organizacional de sua atuação, tem como característica

  • A. estar direcionado a médio prazo.
  • B. ter amplitude microorientada.
  • C. possuir conteúdo genérico e sintético.
  • D. abordar separadamente cada operação.
  • E. ser detalhado e analítico.

O Benchmarking é uma técnica gerencial que foi introduzida pela Xerox em 1979. Pode ser considerado um sistema de controle e tem como objetivo promover o aperfeiçoamento de processos organizacionais.

Assinale a alternativa que melhor o define o Benchmarking.

  • A. São sistemas computadorizados que pro-cessam os dados e disponibilizam informações aos gestores, de forma regular e contínua.
  • B. Consiste na cópia ou imitação pontual das melhores práticas dos concorrentes, especial-mente quando há uma grande concorrência no mercado.
  • C. É um exame pericial sistemático e inde-pendente que tem como objetivo avaliar a efici-ência e a eficácia dos vários sistemas de uma organização.
  • D. Processo contínuo e sistemático que bus-ca comparar práticas e métodos de trabalho de uma organização com outras, de forma a identi-ficar fatores que conduzam a um desempenho superior.
  • E. É a mais tradicional forma de controle do desempenho organizacional, pois o objetivo final de qualquer empresa é a geração de lucro.

Considere o gráfico a seguir. Em relação à especialização do trabalho, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.


I. Divisão do trabalho é o grau em que as tarefas na organização são subdivididas em trabalhos separados.

II. Durante grande parte da metade do século XX, os gerentes consideraram a especialização do trabalho como uma fonte inesgotável de aumento da produtividade.

III. Hoje, a maioria dos gerentes encaram a especialização do trabalho como fonte inesgotável de aumento de produtividade.

IV. Em alguns trabalhos, as “deseconomias” humanas advindas da especialização – como monotonia, fadiga, tensão, baixa produtividade, baixa qualidade, maior absenteísmo e maior rotatividade – chegaram a tal ponto que passaram a ser maiores que suas vantagens econômicas.

  • A. Apenas I, III e IV.
  • B. Apenas II e IV.
  • C. Apenas II e III.
  • D. Apenas I, II e IV.
  • E. Apenas I e II.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...