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oão Henrique, novo membro do conselho de diretores de um grande banco estatal brasileiro, apresentado aos empregados do escritório central, interessou-se em conhecer o trabalho dos empregados das agências. A supervisora encarregada pela agência visitada por João Henrique disse-lhe, confidencialmente, que algo estava errado nessa agência. Segundo ela, a rotatividade de empregados estava muito elevada e não havia tempo suficiente para trabalhar com os novos empregados, devido às visitas a clientes e aos empréstimos a serem feitos. Além disso, os supervisores das agências contratavam os empregados sem se comunicar com o escritório central ou com outras agências.
Considerando a situação hipotética acima, julgue os seguintes itens.
A descentralização das funções de recursos humanos torna-se uma medida necessária em situações de empresas de grande porte como no caso apresentado.
Toda organização precisa comprometer-se com a qualidade dos serviços prestados. Assim, as organizações de sucesso aprenderam a valorizar e a ter como objetivo principal
Administração - Administração Financeira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Com base nos conceitos e nas aplicações relativas às finanças das empresas, julgue os itens a seguir.
O retorno sobre o ativo leva em conta o lucro operacional, que, no caso, deve ser o considerado antes da dedução das despesas financeiras, para que seja refletida a influência apenas das decisões de investimento, e não das de financiamento.
Sob a ótica da administração, são características da eficácia:
ênfase nos meios, resolver problemas e salvaguardar os recursos;
resolver problemas, ênfase nos meios e atingir objetivos;
fazer as coisas certas, salvaguardar os recursos e cumprir tarefas;
ênfase nos resultados, atingir objetivos e otimizar a utilização de recursos;
otimizar a utilização de recursos, resolver problemas e ênfase nos resultados.
Paul Hersey e Douglas Scott definem que uma organização é um sistema composto de vários subsistemas interrelacionados: o humano/social, o administrativo/estrutural, o informativo/decisório, e o econômico/tecnológico. Como demostra a figura abaixo, se todo o sistema funciona bem, cada uma de suas partes, ou subsistemas, interage eficazmente com as outras. De acordo com Ichak Adizes, para gerir eficazmente uma organização são necessárias quatro funções: produzir, implementar, inovar e integrar. Cada um desses papéis está claramente relacionado com um dos quatro subsistemas mencionados.
Em um ambiente em constante mutação, o gerente deve ser empreendedor, ter discernimento, critério para mudar as metas e os métodos utilizados para atingi-las. Deve ser inovador enfatizando o subsistema administrativo/estrutural.
O principal requisito de um gerente é possuir apenas um conhecimento funcional de sua área, destacando- se, assim, a função produzir, que enfatiza atividades do sistema econômico/tecnológico.
O gerente, no papel de implementador, coordena, controla e disciplina, verificando ainda se tudo funciona conforme o previsto. A ênfase é dada no subsistema humano/social.
O gerente, para bem administrar, requer coordenação de várias pessoas desempenhando papéis que podem parecer conflitantes, mas, na verdade, as funções produzir, implementar, inovar e integrar são intercomplementares.
Como integrador, o gerente transforma as estratégias individuais em estratégias de grupo; riscos individuais tornam-se riscos de grupo; metas individuais são harmonizadas em metas de grupo e, finalmente, o empreendimento individual desponta como empreendimento de grupo. A função integrar enfatiza o subsistema informativo/decisório.
Quando os administradores concentram a autoridade e as decisões no topo da pirâmide organizacional, pode-se afirmar que esse processo se chama:
Administração - Administração da Qualidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Julgue os próximos itens relativos a qualidade total.
Qualidade total é um sistema que envolve toda a empresa e que define a forma de apresentação dos documentos organizacionais e normativos a serem utilizados.
oão Henrique, novo membro do conselho de diretores de um grande banco estatal brasileiro, apresentado aos empregados do escritório central, interessou-se em conhecer o trabalho dos empregados das agências. A supervisora encarregada pela agência visitada por João Henrique disse-lhe, confidencialmente, que algo estava errado nessa agência. Segundo ela, a rotatividade de empregados estava muito elevada e não havia tempo suficiente para trabalhar com os novos empregados, devido às visitas a clientes e aos empréstimos a serem feitos. Além disso, os supervisores das agências contratavam os empregados sem se comunicar com o escritório central ou com outras agências.
Considerando a situação hipotética acima, julgue os seguintes itens.
Os alinhamento da área de gestão de pessoas com as metas e os objetivos estratégicos da organização é preceito fundamental para a gestão por competências.
Provisão de bens ou serviços que correspondam às necessidades do cliente (...) envolve descobrir o que o cliente quer, criar e adaptar um produto que corresponda ao que o cliente deseja e, ao mesmo tempo, fazer com que a empresa produtora tenha lucro.
A definição acima, de autoria de John Westwood, referese ao conceito de
Administração - Administração Financeira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Com base nos conceitos e nas aplicações relativas às finanças das empresas, julgue os itens a seguir.
Como os resultados de exercícios futuros são resultados parciais, que podem ser revertidos, é usual adicioná-los ao exigível a longo prazo com vistas ao enquadramento do balanço para análise.
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