Questões de Administração

Lista completa de Questões de Administração para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Numere a 2a coluna, associando os erros de medição na avaliação de desempenho.

I. Erros de Novidade                           ( ) Ocorrem quando os gerentes avaliam os trabalhadores com um conceito em torno da média.

II. Erros de Indulgência                          ( ) Acontece quando um avaliador deixa que acontecimentos recentes influenciem sua percepção.

III. Erros de Desvio Pessoal                    (  ) Ocorre quando um avaliador tende a atribuir indistintamente conceitos altos para os trabalhadores.

IV. Erros de Tendência Central               (  ) Ocorre quando valores e premissas pessoais influenciam a percepção do avaliador em relação ao desempenho do trabalhador.

A seqüência correta encontrada, de cima para baixo, é:

  • A. II, III, IV, I
  • B. III, I, II, IV
  • C. III, II, I, IV
  • D. IV, I, III, II
  • E. IV, I, II, III

Em atividades diferentes, os administradores exibem estilos diferentes de administração. Assim sendo, existem os Administradores Estratégicos, os Administradores Táticos e os Administradores Operacionais. Identifique nas alternativas abaixo, as responsabilidades inerentes ao Administrador Tático.

  • A.

    Supervisão de operações da organização.

  • B.

    Implementar os planos específicos.

  • C.

    Desenvolver os objetivos e planos da empresa.

  • D.

    Traduzir os objetivos gerais e planos desenvolvidos em objetivos e atividades específicas, em nível intermediário.

  • E.

    Ter visão panorâmica do segmento de mercado.

Sobre os estilos de liderança e as atividades do líder, relacione as colunas abaixo.

(LA) Líder Autoritário

(LD) Líder Democrático 

(LF) Líder Laissez-faire                         

(  ) O líder tende a ser "pessoal" nos elogios e críticas ao trabalho de cada membro do grupo.

(  ) Liberdade completa para as decisões grupais ou individuais, com participação mínima do líder.

(  ) Todas as diretrizes são objeto de debate e decisão do grupo, estimulado e assistido pelo líder.

(  ) As técnicas e as providências para o serviço são determinadas pela autoridade, pois as medidas são sempre imprevisíveis.

A seqüência correta encontrada, de cima para baixo, é:

  • A.

    LA, LD, LA, LF

  • B.

    LA, LF, LA, LF

  • C.

    LA, LF, LD, LA

  • D.

    LD, LD, LF, LA

  • E.

    LS, LS, LD, LA

Organizações com estruturas caracterizadas pela formação em equipes, descentralizadas, diferenciadas por objetivos e integradas por comunicações intensivas, são

  • A. táticas.
  • B. matriciais.
  • C. departamentalizadas.
  • D. atomizadas.
  • E. estratégicas.

O planejamento estabelece o esforço coordenado, através de planos de ação, que indicam direções, reduzem o impacto das mudanças, minimizam desperdícios e redundâncias, e estabelecem os padrões usados no controle. Quando os colaboradores sabem para onde a organização está indo e como eles devem contribuir para atingir os objetivos, eles podem coordenar suas atividades, cooperar uns com os outros e trabalhar em equipes. Sem o planejamento, os departamentos poderiam estar trabalhando com propósitos divergentes, impedindo a organização de se mover de forma eficaz na direção de seus objetivos. Em função do estágio em que se encontra, o planejamento pode assumir características determinísticas e/ou características probabilísticas. Em nível de execução, o planejamento estratégico para uma organização tende a ser responsabilidade dos

I. Controladores

II. Gerentes de nível médio

III. Administradores Profissionais

IV. Diretores de produção

V. Altos executivos

Analisando-se as proposições anteriores, conclui-se que está(ão) correta(s)

  • A.

    apenas as proposições IV e V.

  • B.

    apenas a proposição II.

  • C.

    apenas as proposições I e III.

  • D.

    apenas as proposições V.

  • E.

    apenas as proposições I, II e III.

De acordo com o PMBOK® 2004 o Gerenciamento do Escopo do Projeto envolve processos que:

  • A.

    interagem entre si e também com processos de outras áreas de conhecimento. Cada processo envolve o esforço de grupos de pessoas, não devendo ser trabalhado por uma única pessoa, a fim de não prejudicar o repasse de conhecimento. Cada processo ocorre pelo menos uma vez em todos os projetos e também pode ocorrer em uma ou mais fases do projeto.

  • B.

    interagem entre si e também com processos de outras áreas de conhecimento. Cada processo pode envolver o esforço de uma ou mais pessoas ou de grupos de pessoas. Cada processo ocorre pelo menos uma vez em todos os projetos, mas não ocorre novamente nas fases do projeto.

  • C.

    interagem entre si e também com processos de outras áreas de conhecimento. Cada processo pode envolver o esforço de uma ou mais pessoas ou de grupos de pessoas. Cada processo ocorre pelo menos uma vez nos projetos e também pode ocorrer em uma ou mais fases do projeto.

  • D.

    interagem entre si e também com processos de outras áreas de conhecimento. Cada processo envolve o esforço de grupos de pessoas, não devendo ser trabalhado por uma única pessoa, a fim de não prejudicar o repasse de conhecimento. Cada processo ocorre pelo menos uma vez em todos os projetos, mas não ocorre novamente nas fases do projeto.

  • E.

    interagem entre si, mas não com processos de outras áreas de conhecimento. Cada processo pode envolver o esforço de uma ou mais pessoas ou de grupos de pessoas. Cada processo ocorre pelo menos uma vez em todos os projetos e também pode ocorrer em uma ou mais fases do projeto.

No Tribunal, a entrega e o recebimento de documentos devem ser realizados por protocolo. Essa medida é

  • A.

    burocrática e torna o trabalho moroso e ineficaz.

  • B.

    demorada para os funcionários que querem agilizar os trâmites.

  • C.

    importante para se manter o controle sobre a circulação dos documentos.

  • D.

    complicada porque demonstra falta de confiança nos colegas.

  • E.

    realizada somente pelos novatos que ainda não conhecem o trabalho.

A teoria clássica da administração apresenta conceitos com ênfase nas estruturas que a organização deveria possuir para se tornar mais eficiente. Fayol, fundador dessa teoria, escreveu que toda estrutura organizacional apresenta seis funções: técnica, comercial, financeira, de segurança, contábil e:

  • A.

    informacional.

  • B.

    administrativa.

  • C.

    de engenharia.

  • D.

    de marketing.

  • E.

    de controladoria.

 

Segundo Wagner III e Hollenbeck (apud KOTLER, 2000) existem cinco abordagens gerais para administração de interesses divergentes caracterizadas por diferentes combinações entre assertividade e cooperação. Assinale a opção que apresenta corretamente essas cinco abordagens.

  • a.

    Competição, assimilação, abstenção, colaboração e intransigência.

  • b.

    Concorrência, acomodação, isenção, colaboração e transigência.

  • c.

    Competição, acomodação, isenção, participação e transigência.

  • d.

    Concorrência, assimilação, colaboração, participação e intransigência.

  • e.

    Competição, acomodação, abstenção, colaboração e transigência.

As decisões tomadas por gerentes de produção, no planejamento de suas políticas de capacidade, afetarão diversos aspectos de desempenho. A alternativa, que apresenta a seqüência correta das etapas de planejamento e controle da capacidade, é:

  • A.

    Medir a demanda e a capacidade agregadas; escolher as políticas de capacidade mais adequadas para as circunstâncias; identificar as políticas alternativas de capacidade.

  • B.

    Medir a demanda e a capacidade agregadas; identificar as políticas alternativas de capacidade; escolher as políticas de capacidade mais adequadas para as circunstâncias.

  • C.

    Identificar as políticas alternativas de capacidade; medir a demanda e a capacidade agregadas; escolher as políticas de capacidade mais adequadas para as circunstâncias.

  • D.

    Escolher as políticas de capacidade mais adequadas para as circunstâncias; medir a demanda e a capacidade agregadas; identificar as políticas alternativas de capacidade.

  • E.

    Escolher as políticas de capacidade mais adequadas para as circunstâncias; identificar as políticas alternativas de capacidade; medir a demanda e a capacidade agregadas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...