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Administração - Avaliação de Desempenho - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
Numere a 2a coluna, associando os erros de medição na avaliação de desempenho.
I. Erros de Novidade ( ) Ocorrem quando os gerentes avaliam os trabalhadores com um conceito em torno da média.
II. Erros de Indulgência ( ) Acontece quando um avaliador deixa que acontecimentos recentes influenciem sua percepção.
III. Erros de Desvio Pessoal ( ) Ocorre quando um avaliador tende a atribuir indistintamente conceitos altos para os trabalhadores.
IV. Erros de Tendência Central ( ) Ocorre quando valores e premissas pessoais influenciam a percepção do avaliador em relação ao desempenho do trabalhador.
A seqüência correta encontrada, de cima para baixo, é:
Em atividades diferentes, os administradores exibem estilos diferentes de administração. Assim sendo, existem os Administradores Estratégicos, os Administradores Táticos e os Administradores Operacionais. Identifique nas alternativas abaixo, as responsabilidades inerentes ao Administrador Tático.
Supervisão de operações da organização.
Implementar os planos específicos.
Desenvolver os objetivos e planos da empresa.
Traduzir os objetivos gerais e planos desenvolvidos em objetivos e atividades específicas, em nível intermediário.
Ter visão panorâmica do segmento de mercado.
Administração - Liderança - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
Sobre os estilos de liderança e as atividades do líder, relacione as colunas abaixo.
(LA) Líder Autoritário
(LD) Líder Democrático
(LF) Líder Laissez-faire
( ) O líder tende a ser "pessoal" nos elogios e críticas ao trabalho de cada membro do grupo.
( ) Liberdade completa para as decisões grupais ou individuais, com participação mínima do líder.
( ) Todas as diretrizes são objeto de debate e decisão do grupo, estimulado e assistido pelo líder.
( ) As técnicas e as providências para o serviço são determinadas pela autoridade, pois as medidas são sempre imprevisíveis.
A seqüência correta encontrada, de cima para baixo, é:
LA, LD, LA, LF
LA, LF, LA, LF
LA, LF, LD, LA
LD, LD, LF, LA
LS, LS, LD, LA
Organizações com estruturas caracterizadas pela formação em equipes, descentralizadas, diferenciadas por objetivos e integradas por comunicações intensivas, são
O planejamento estabelece o esforço coordenado, através de planos de ação, que indicam direções, reduzem o impacto das mudanças, minimizam desperdícios e redundâncias, e estabelecem os padrões usados no controle. Quando os colaboradores sabem para onde a organização está indo e como eles devem contribuir para atingir os objetivos, eles podem coordenar suas atividades, cooperar uns com os outros e trabalhar em equipes. Sem o planejamento, os departamentos poderiam estar trabalhando com propósitos divergentes, impedindo a organização de se mover de forma eficaz na direção de seus objetivos. Em função do estágio em que se encontra, o planejamento pode assumir características determinísticas e/ou características probabilísticas. Em nível de execução, o planejamento estratégico para uma organização tende a ser responsabilidade dos
I. Controladores
II. Gerentes de nível médio
III. Administradores Profissionais
IV. Diretores de produção
V. Altos executivos
Analisando-se as proposições anteriores, conclui-se que está(ão) correta(s)
apenas as proposições IV e V.
apenas a proposição II.
apenas as proposições I e III.
apenas as proposições V.
apenas as proposições I, II e III.
De acordo com o PMBOK® 2004 o Gerenciamento do Escopo do Projeto envolve processos que:
interagem entre si e também com processos de outras áreas de conhecimento. Cada processo envolve o esforço de grupos de pessoas, não devendo ser trabalhado por uma única pessoa, a fim de não prejudicar o repasse de conhecimento. Cada processo ocorre pelo menos uma vez em todos os projetos e também pode ocorrer em uma ou mais fases do projeto.
interagem entre si e também com processos de outras áreas de conhecimento. Cada processo pode envolver o esforço de uma ou mais pessoas ou de grupos de pessoas. Cada processo ocorre pelo menos uma vez em todos os projetos, mas não ocorre novamente nas fases do projeto.
interagem entre si e também com processos de outras áreas de conhecimento. Cada processo pode envolver o esforço de uma ou mais pessoas ou de grupos de pessoas. Cada processo ocorre pelo menos uma vez nos projetos e também pode ocorrer em uma ou mais fases do projeto.
interagem entre si e também com processos de outras áreas de conhecimento. Cada processo envolve o esforço de grupos de pessoas, não devendo ser trabalhado por uma única pessoa, a fim de não prejudicar o repasse de conhecimento. Cada processo ocorre pelo menos uma vez em todos os projetos, mas não ocorre novamente nas fases do projeto.
interagem entre si, mas não com processos de outras áreas de conhecimento. Cada processo pode envolver o esforço de uma ou mais pessoas ou de grupos de pessoas. Cada processo ocorre pelo menos uma vez em todos os projetos e também pode ocorrer em uma ou mais fases do projeto.
Administração - Processo Administrativo / Funções Administrativas - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2006
No Tribunal, a entrega e o recebimento de documentos devem ser realizados por protocolo. Essa medida é
burocrática e torna o trabalho moroso e ineficaz.
demorada para os funcionários que querem agilizar os trâmites.
importante para se manter o controle sobre a circulação dos documentos.
complicada porque demonstra falta de confiança nos colegas.
realizada somente pelos novatos que ainda não conhecem o trabalho.
A teoria clássica da administração apresenta conceitos com ênfase nas estruturas que a organização deveria possuir para se tornar mais eficiente. Fayol, fundador dessa teoria, escreveu que toda estrutura organizacional apresenta seis funções: técnica, comercial, financeira, de segurança, contábil e:
informacional.
administrativa.
de engenharia.
de marketing.
de controladoria.
Segundo Wagner III e Hollenbeck (apud KOTLER, 2000) existem cinco abordagens gerais para administração de interesses divergentes caracterizadas por diferentes combinações entre assertividade e cooperação. Assinale a opção que apresenta corretamente essas cinco abordagens.
Competição, assimilação, abstenção, colaboração e intransigência.
Concorrência, acomodação, isenção, colaboração e transigência.
Competição, acomodação, isenção, participação e transigência.
Concorrência, assimilação, colaboração, participação e intransigência.
Competição, acomodação, abstenção, colaboração e transigência.
Administração - Administração da Produção - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
As decisões tomadas por gerentes de produção, no planejamento de suas políticas de capacidade, afetarão diversos aspectos de desempenho. A alternativa, que apresenta a seqüência correta das etapas de planejamento e controle da capacidade, é:
Medir a demanda e a capacidade agregadas; escolher as políticas de capacidade mais adequadas para as circunstâncias; identificar as políticas alternativas de capacidade.
Medir a demanda e a capacidade agregadas; identificar as políticas alternativas de capacidade; escolher as políticas de capacidade mais adequadas para as circunstâncias.
Identificar as políticas alternativas de capacidade; medir a demanda e a capacidade agregadas; escolher as políticas de capacidade mais adequadas para as circunstâncias.
Escolher as políticas de capacidade mais adequadas para as circunstâncias; medir a demanda e a capacidade agregadas; identificar as políticas alternativas de capacidade.
Escolher as políticas de capacidade mais adequadas para as circunstâncias; identificar as políticas alternativas de capacidade; medir a demanda e a capacidade agregadas.
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