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Organizações públicas ou privadas enfrentam desafios e dilemas ao ter de decidir que rumo tomar, qual solução adotar, quanto investir e o que fazer. É o processo de tomar decisão. Para tanto, as decisões podem ser classificadas em programadas, não programadas, estratégicas, administrativas, operacionais, satisfatórias, coletivas, individuais, maximizadas e otimizadas. As decisões operacionais são aquelas que:
estabelecem estratégias.
definem meios e recursos.
resolvem problemas recorrentes.
escolhem objetivos para a organização.
se apresentam de forma diferente a cada ocorrência.
Acerca da administração de recursos humanos, assinale a opção incorreta.
A rotação de cargos objetiva proporcionar ao empregado novos conhecimentos e habilidades de mesmo nível de dificuldade daquelas já desempenhadas por ele ou de maior dificuldade, para que possa lidar com situações mais complexas, mas que requeiram os mesmos conhecimentos.
O dirigente que responde pelo papel de coaching deve, entre outras atribuições, orientar e guiar pessoas na sua carreira profissional.
A inserção do empregado na busca de soluções para um desempenho insatisfatório resultante de sua avaliação é um dos objetivos do feedback.
A acomodação de necessidades familiares e de trabalho e a implantação de formas alternativas de trabalho são exemplos de fraquezas da moderna gestão de pessoas.
Allan Katcher e Stuart Atkins, psicólogos americanos, identificaram e propuseram estilos de comportamento motivacional para a gestão de pessoas denominado LIFO − Life Orientation. O estilo que caracteriza o indivíduo pela diplomacia e flexibilidade é:
adapta e negocia.
dá e apóia.
dá e apóia.
mantém e conserva.
adapta e controla.
Em relação a organização para a administração, julgue os itens a seguir.
Estrutura organizacional é a forma pela qual representa-se graficamente uma organização formal.
No planejamento, a atividade básica do diagnóstico é a
As partes interessadas possuem diversos níveis de responsabilidade e de autoridade quando participam de um projeto. Observando os conceitos do Guia PMBOK® 2004 relacione as partes interessadas à sua respectiva descrição e assinale a alternativa correta. Partes interessadas
I - Cliente/Usuário.
II - Patrocinador.
III - Influenciadores. Descrições
1 - Pessoas ou grupos que não estão diretamente relacionados à aquisição ou ao uso do produto do projeto, mas que, devido à posição de uma pessoa na organização do cliente ou na organização executora, podem influenciar, positiva ou negativamente, no andamento do projeto.
2 - A pessoas que utilizarão o produto do projeto.
3 - A pessoa ou o grupo que fornece os recursos financeiros, em dinheiro ou em espécie, para o projeto.
I-1, II-2, III-3.
I-1, III-2, II-3.
III-1, I-2, II-3.
III-1, II-2, I-3.
II-1, III-2, I-3.
A respeito de organização e métodos de trabalho, julgue os itens seguintes.
Entre as principais funções do analista de organização e métodos, também denominado analista de processos, estão a criação, implantação e melhoria do processo administrativo da organização.
Administração - Administração de Estoques - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Com referência à administração de bens materiais, julgue os itens que se seguem.
É função da administração de estoques minimizar o capital total investido em estoques, sem que com isso seja comprometida a cadeia de suprimentos.
A administração de recursos humanos é definida como a função organizacional destinada a prover, treinar, desenvolver, motivar e manter os recursos humanos. Com relação a esse assunto, julgue os itens abaixo.
I O enriquecimento vertical de cargo possibilita motivar empregados que apresentem altos padrões de desempenho profissional nos cargos que ocupam.
II O estilo de liderança mais adequado em uma unidade onde os empregados têm baixo nível de maturidade é a delegação, por atribuir maiores níveis de responsabilidade aos empregados.
III A administração de recursos humanos tem como finalidades alcançar o equilíbrio entre os objetivos da organização e as necessidades dos empregados e manter baixos índices de rotatividade.
IV Recrutamento é o conjunto de atividades responsável pela comparação entre requisitos exigidos por um cargo e as características dos candidatos a esse cargo.
Estão certos apenas os itens
I e II.
I e III.
II e IV.
III e IV.
Toda e qualquer estratégia de mudança organizacional necessita avaliar dois tipos de força: a externa (clientes, fornecedores, concorrência, agentes regulamentadores) e a interna. Aparentemente, as forças externas têm maior impacto na cultura da organização, e as forças internas referem-se:
à estratégia empresarial estabelecida.
às estruturas e processos organizacionais.
ao tipo de tecnologia de informação empregado.
ao comportamento das pessoas frente a novos desafios.
ao caráter reativo do modelo de gestão.
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