Questões de Administração

Lista completa de Questões de Administração para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Segundo o Guia PMBOK® 2004 a lista de marcos é uma das saídas do processo:

  • A.

    Definição da atividade

  • B.

    Seqüenciamento de atividades

  • C.

    Orçamentação.

  • D.

    Planejamento da qualidade.

  • E.

    Criar EAP.

. Em uma determinada empresa, considere a seguinte situação: por ocasião da saída de um diretor da empresa, um dos gerentes imediatos é recrutado e promovido a diretor; para o cargo de gerente, é promovido um dos chefes abaixo desse gerente; um dos supervisores abaixo desse chefe é promovido a chefe; um dos líderes abaixo do supervisor é promovido a supervisor; um dos empregados sênior é promovido a líder etc., até que o office boy é promovido ao cargo imediatamente superior, e acionando o mercado, completa-se o ciclo. Isto significa que a organização fez

  • A.

    uma seleção interna.

  • B.

    uma classificação de pessoal.

  • C.

    um recrutamento externo.

  • D.

    um recrutamento interno.

  • E.

    um recrutamento misto.

São fases da avaliação de resultados de programas de capacitação:

  • A.

    Avaliação de desempenho profissional e teste de produção.

  • B.

    Avaliação de reação e avaliação dos resultados.

  • C.

    Avaliação de mudança de comportamento e comparação de objetivos.

  • D.

    Avaliação de desempenho e comparação de resultados.

  • E.

    Teste de produção e avaliação de desempenho.

Serviços não podem ser vistos, cheirados, tocados ou provados antes de serem adquiridos. Trata-se de uma oferta abstrata. Um serviço é, essencialmente, uma promessa. Um dos desafios dos profissionais de serviços, quando da promoção comercial no exterior, é reduzir a incerteza da compra e mostrar indicativos de qualidade. Assinale a alternativa que não corresponde a uma característica de serviço.

  • A. O cliente, em geral, não participa do processo de produção.
  • B. O valor principal é produzido nas interações (encontros).
  • C. A produção, a distribuição e o consumo são simultâneos.
  • D. Não transfere propriedade.
  • E. Intangível.

Em face da situação relatada no texto, considere, ainda, que a MCE tem encontrado dificuldade para manter uma gestão eficaz de materiais. Para tanto, contratou uma consultoria para analisar a real situação, a fim de serem tomadas as devidas providências para a solução do problema. Tendo em conta essas informações, julgue os itens a seguir, em cada um dos quais é apresentada uma situação hipotética seguida de uma assertiva a ser julgada.

O estoque de segurança do produto cimento foi absorvido no processo de vendas, dada a escassez desse produto no mercado. Nesse caso, é correto afirmar que, dada a impossibilidade de atender ao seus clientes solicitantes, o estoque entrou em processo de ruptura.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da dinâmica das organizações, julgue os itens que se seguem.

Em situação de crise, devido à pressão existente durante o processo de tomada de decisão, é mais difícil que decisões boas e eficazes sejam tomadas pela organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

As organizações passaram a ser vistas como sistemas complexos a partir dos estudos realizados pelo biólogo Ludwig von Bertalanffy na primeira metade do século XX. Assinale, dentre as alternativas abaixo, aquela que NÃO corresponde a uma das características de um sistema organizacional representado por uma unidade hipotética da administração pública.

  • A.

    Os subsistemas internos são compreendidos pelas demais unidades da administração com as quais a unidade em questão interage para o cumprimento de seus objetivos organizacionais.

  • B. Os serviços prestados pela unidade em questão correspondem aos produtos (saídas) do sistema.
  • C.

    Parcela importante dos insumos (entradas) do sistema é compreendida pelas informações referentes às demandas da sociedade por serviços públicos.

  • D. O processador do sistema é composto, ao menos parcialmente, pelos servidores lotados na unidade em questão.
  • E.

    O sistema tem, como um de seus feedbacks, a avaliação feita pela população a respeito da qualidade dos serviços prestados pela unidade.

As ações estratégicas que uma organização empreende para melhorar sua posição diante de concorrentes reais ou potenciais são as

  • A. normativas.
  • B. operacionais.
  • C. objetivas.
  • D. táticas.
  • E. competitivas.

Assinale a alternativa correta de acordo com o Guia PMBOK® 2004.

  • A.

    Fazer uma estimativa de custos análoga significa usar o custo real dos projetos anteriores semelhantes como base para estimar os custos do projeto atual. A estimativa de custos análoga é freqüentemente usada para estimar custos quando existe uma grande quantidade de informações detalhadas sobre o projeto atual. Essas informações são usadas como pontos de comparação entre o projeto atual e os anteriores.

  • B.

    Para determinar os valores de custo de recursos a pessoa ou o grupo que prepara as estimativas deve conhecer os valores macros (valores de custo total, como o custo de um contrato similar). Para produtos, serviços ou resultados a serem obtidos sob contrato, é possível incluir os valores padrão com fatores de reajuste no contrato.

  • C.

    Estimativa de custo bottom-up é uma técnica envolve a estimativa dos custos de pacotes de trabalho individuais ou de atividades do cronograma individuais com o nível mais baixo de detalhes. Esses custos detalhados são, então, sumarizados, ou seja, os detalhes são "recolhidos", restando apenas os níveis mais altos para fins de distribuição de informações e acompanhamento. Em geral, as atividades com maior esforço associado aumentam a exatidão das estimativas de custos da atividade do cronograma.

  • D.

    A estimativa paramétrica é uma técnica que utiliza uma relação estatística entre dados históricos e outras variáveis para calcular uma estimativa de custos para um recurso de uma atividade do cronograma. Esta técnica pode produzir níveis mais altos de exatidão dependendo da sofisticação e também da quantidade de recursos e dos dados de custos subjacentes incorporados ao modelo. Um exemplo relacionado ao custo envolve multiplicar a quantidade executada de trabalho do projeto atual pelo custo histórico por unidade para obter o custo estimado.

  • E.

    Nenhuma das alternativas anteriores está correta

A estrutura orientada a processo é em grande parte resultante de um projeto de reengenharia que, além de recriar os métodos de produção da empresa, transforma as pessoas, dando-lhes um novo papel e senso de participação na administração. Essa estrutura pode ser de quatro tipos. NÃO se enquadra em um desses quatro desses tipos, a estrutura:

  • A.

    física;

  • B.

    lógica;

  • C.

    física e lógica;

  • D.

    parcial;

  • E.

    total.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...