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A departamentalização é conceituada por especialistas de Organização e Métodos (O&M), entre eles Antonio Cury, como "o processo de institucionalização de unidades organizacionais por meio da divisão do trabalho geral em suas funções componentes, desde as principais às mais especializadas, e/ou do grupamento de atividades homogêneas". A departamentalização da estrutura formal implica na consideração dos seguintes fatores, exceto:
Controle e subordinação, defi nição prévia de funções, forma verticalizada e unidade de comando são caracteristícas de uma estrutura organizacional
matricial.
por projetos.
em trevo.
hierárquica.
virtual.
O plano de gerenciamento de projeto é um documento formal e aprovado que define como o projeto é executado, monitorado e controlado. Ele pode ser resumido ou detalhado e pode ser formado por um ou mais planos de gerenciamento e outros documentos de planejamento. De acordo com Guia PMBOK® 2004 está contido no plano de gerenciamento de projeto o:
o plano de gerenciamento do escopo, o plano de gerenciamento do cronograma, o plano de gerenciamento de custos, o plano de gerenciamento da qualidade, o plano de gerenciamento de métricas, o plano de gerenciamento das comunicações, o plano de gerenciamento de riscos e o plano de gerenciamento de aquisições.
o plano de gerenciamento de contexto, o plano de gerenciamento do cronograma, o plano de gerenciamento de custos, o plano de gerenciamento da qualidade, o plano de gerenciamento de métricas, o plano de gerenciamento das comunicações, o plano de gerenciamento de riscos e o plano de gerenciamento de aquisições.
o plano de gerenciamento do contexto, o plano de gerenciamento do cronograma, o plano de gerenciamento de custos, o plano de gerenciamento da qualidade, o plano de gerenciamento de pessoal, o plano de gerenciamento das comunicações, o plano de gerenciamento de riscos e o plano de gerenciamento de aquisições.
o plano de gerenciamento de requisitos, o plano de gerenciamento do cronograma, o plano de gerenciamento de custos, o plano de gerenciamento da qualidade, o plano de gerenciamento de métricas, o plano de gerenciamento das comunicações, o plano de gerenciamento de riscos e o plano de gerenciamento de aquisições.
o plano de gerenciamento do escopo, o plano de gerenciamento do cronograma, o plano de gerenciamento de custos, o plano de gerenciamento da qualidade, o plano de gerenciamento de pessoal, o plano de gerenciamento das comunicações, o plano de gerenciamento de riscos e o plano de gerenciamento de aquisições.
Em relação ao que se quer alcançar com as ações de treinamentos e os seus respectivos conteúdos programáticos, é possível afirmar que os propósitos almejados podem incluir:
I - o desenvolvimento de habilidades de linguagem; habilidades técnicas; habilidades interpessoais; habilidades para a solução de problemas.
II - desenvolver: o conhecimento das pessoas; habilidades e destrezas; atitudes e comportamentos; idéias e conceitos.
III - promover o desenvolvimento profissional dos empregados, melhor aproveitando as suas aptidões, desenvolvendo suas potencialidades, bem como melhorar processos e métodos de trabalho, produtos e serviços, pela ação de pessoas mais qualificadas e melhor preparadas para o exercício das suas atribuições.
Só a afirmativa I está certa.
Só a afirmativa II está certa.
Só a afirmativa III está certa.
Só as afirmativas I e III estão certas.
Todas as afirmativas estão certas.
Administração - Avaliação de Desempenho - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Ainda com relação à dinâmica das organizações e da administração de pessoal e de recursos humanos, cada um dos próximos itens apresenta uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada.
Lucas, que é gerente de uma empresa, está preocupado com o desempenho de vendas da sua organização. Nessa situação, para melhorar o desempenho, Lucas deve implantar um sistema de avaliação de desempenho baseado no método das escalas gráficas, de modo a obter o perfil de desempenho de todos os setores da organização.
O aprendizado gerencial envolve quatro dimensões básicas: a cognitiva, a analítica, a comportamental e a habilidade de ação. Aprender sobre administração a partir do estoque de conhecimentos existentes sobre definição de objetivos e formulação de políticas e as idéias sistematizadas sobre estruturas, processos, técnicas e comportamentos organizacionais é objetivo da dimensão
A ruptura de estruturas tradicionais por meio de mudanças radicais na forma de organizar o trabalho propostas pela reengenharia não prima pela:
ação gradual.
execução não-experimental.
ausência de tempo para ajustes e acomodações.
mudança extrema na forma de desenvolver o trabalho.
utilização da tecnologia da informação.
Considerando as quatro principais áreas funcionais de uma organização - Marketing, Operações (e/ou Logística), Gestão de Pessoas (ou RH) e Finanças, é possível afirmar que as atividades de: gestão e controle dos níveis de estoque de água e aço, da gestão da tecnologia empregada, da manutenção e reparo de instalações, equipamentos e ferramentas, além dos serviços de atendimento ao cliente e do controle de pedidos de uma montadora de veículos são tarefas ligadas às seguintes funções organizacionais:
A estrutura organizacional, em que cada empregado é subordinado ao mesmo tempo a um gerente funcional ou de divisão e a um gerente de projeto ou de grupo, é chamada de
estrutura por processos.
estrutura funcional.
estrutura radial.
estrutura matricial.
estrutura em linha.
De acordo com o Guia PMBOK® 2004 a linha de base do escopo é uma das saídas do processo:
definição do escopo.
definição da atividade
verificação do escopo
controle do escopo
criar EAP.
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