Questões de Administração

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A departamentalização é conceituada por especialistas de Organização e Métodos (O&M), entre eles Antonio Cury, como "o processo de institucionalização de unidades organizacionais por meio da divisão do trabalho geral em suas funções componentes, desde as principais às mais especializadas, e/ou do grupamento de atividades homogêneas". A departamentalização da estrutura formal implica na consideração dos seguintes fatores, exceto:

  • A. importância das atividades.
  • B. custo da estrutura.
  • C. ênfase na especialização.
  • D. processo de controle e coordenação.
  • E. processo decisório relativo às áreas e/ou departamentos centralizado na cúpula administrativa.

Controle e subordinação, defi nição prévia de funções, forma verticalizada e unidade de comando são caracteristícas de uma estrutura organizacional

  • A.

    matricial.

  • B.

    por projetos.

  • C.

    em trevo.

  • D.

    hierárquica.

  • E.

    virtual.

O plano de gerenciamento de projeto é um documento formal e aprovado que define como o projeto é executado, monitorado e controlado. Ele pode ser resumido ou detalhado e pode ser formado por um ou mais planos de gerenciamento e outros documentos de planejamento. De acordo com Guia PMBOK® 2004 está contido no plano de gerenciamento de projeto o:

  • A.

    o plano de gerenciamento do escopo, o plano de gerenciamento do cronograma, o plano de gerenciamento de custos, o plano de gerenciamento da qualidade, o plano de gerenciamento de métricas, o plano de gerenciamento das comunicações, o plano de gerenciamento de riscos e o plano de gerenciamento de aquisições.

  • B.

    o plano de gerenciamento de contexto, o plano de gerenciamento do cronograma, o plano de gerenciamento de custos, o plano de gerenciamento da qualidade, o plano de gerenciamento de métricas, o plano de gerenciamento das comunicações, o plano de gerenciamento de riscos e o plano de gerenciamento de aquisições.

  • C.

    o plano de gerenciamento do contexto, o plano de gerenciamento do cronograma, o plano de gerenciamento de custos, o plano de gerenciamento da qualidade, o plano de gerenciamento de pessoal, o plano de gerenciamento das comunicações, o plano de gerenciamento de riscos e o plano de gerenciamento de aquisições.

  • D.

    o plano de gerenciamento de requisitos, o plano de gerenciamento do cronograma, o plano de gerenciamento de custos, o plano de gerenciamento da qualidade, o plano de gerenciamento de métricas, o plano de gerenciamento das comunicações, o plano de gerenciamento de riscos e o plano de gerenciamento de aquisições.

  • E.

    o plano de gerenciamento do escopo, o plano de gerenciamento do cronograma, o plano de gerenciamento de custos, o plano de gerenciamento da qualidade, o plano de gerenciamento de pessoal, o plano de gerenciamento das comunicações, o plano de gerenciamento de riscos e o plano de gerenciamento de aquisições.

Em relação ao que se quer alcançar com as ações de treinamentos e os seus respectivos conteúdos programáticos, é possível afirmar que os propósitos almejados podem incluir:

I - o desenvolvimento de habilidades de linguagem; habilidades técnicas; habilidades interpessoais; habilidades para a solução de problemas.

II - desenvolver: o conhecimento das pessoas; habilidades e destrezas; atitudes e comportamentos; idéias e conceitos.

III - promover o desenvolvimento profissional dos empregados, melhor aproveitando as suas aptidões, desenvolvendo suas potencialidades, bem como melhorar processos e métodos de trabalho, produtos e serviços, pela ação de pessoas mais qualificadas e melhor preparadas para o exercício das suas atribuições.

  • A.

    Só a afirmativa I está certa.

  • B.

    Só a afirmativa II está certa.

  • C.

    Só a afirmativa III está certa.

  • D.

    Só as afirmativas I e III estão certas.

  • E.

    Todas as afirmativas estão certas.

Ainda com relação à dinâmica das organizações e da administração de pessoal e de recursos humanos, cada um dos próximos itens apresenta uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Lucas, que é gerente de uma empresa, está preocupado com o desempenho de vendas da sua organização. Nessa situação, para melhorar o desempenho, Lucas deve implantar um sistema de avaliação de desempenho baseado no método das escalas gráficas, de modo a obter o perfil de desempenho de todos os setores da organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

O aprendizado gerencial envolve quatro dimensões básicas: a cognitiva, a analítica, a comportamental e a habilidade de ação. Aprender sobre administração a partir do estoque de conhecimentos existentes sobre definição de objetivos e formulação de políticas e as idéias sistematizadas sobre estruturas, processos, técnicas e comportamentos organizacionais é objetivo da dimensão

  • A. comportamental e da habilidade de ação.
  • B. cognitiva e da analítica.
  • C. cognitiva.
  • D. habilidade de ação.
  • E. analítica.

A ruptura de estruturas tradicionais por meio de mudanças radicais na forma de organizar o trabalho propostas pela reengenharia não prima pela:

  • A.

    ação gradual.

  • B.

    execução não-experimental.

  • C.

    ausência de tempo para ajustes e acomodações.

  • D.

    mudança extrema na forma de desenvolver o trabalho.

  • E.

    utilização da tecnologia da informação.

Considerando as quatro principais áreas funcionais de uma organização - Marketing, Operações (e/ou Logística), Gestão de Pessoas (ou RH) e Finanças, é possível afirmar que as atividades de: gestão e controle dos níveis de estoque de água e aço, da gestão da tecnologia empregada, da manutenção e reparo de instalações, equipamentos e ferramentas, além dos serviços de atendimento ao cliente e do controle de pedidos de uma montadora de veículos são tarefas ligadas às seguintes funções organizacionais:

  • A. Marketing e Finanças.
  • B. Operações e Marketing.
  • C. Marketing e Gestão de Pessoas.
  • D. Finanças e Operações.
  • E. Operações e Gestão de Pessoas.

A estrutura organizacional, em que cada empregado é subordinado ao mesmo tempo a um gerente funcional ou de divisão e a um gerente de projeto ou de grupo, é chamada de

  • A.

    estrutura por processos.

  • B.

    estrutura funcional.

  • C.

    estrutura radial.

  • D.

    estrutura matricial.

  • E.

    estrutura em linha.

De acordo com o Guia PMBOK® 2004 a linha de base do escopo é uma das saídas do processo:

  • A.

    definição do escopo.

  • B.

    definição da atividade

  • C.

    verificação do escopo

  • D.

    controle do escopo

  • E.

    criar EAP.

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