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O propósito do processo de transformação das operações em uma empresa está diretamente relacionado com a natureza de seus recursos de entrada (input) transformados. As operações processam materiais, informações e consumidores (segundo a literatura vigente). As saídas do processo de transformação (outputs) também têm que ser estudadas para que as operações se tornem enxutas e confiáveis. Existem diferentes tipos de processos de transformação. Para os "Processadores de Informações", podemos citar a tarefa _________; para os "Processadores de Materiais", o exemplo pode vir ________ e, para os "Processadores de Consumidores", o exemplo está ______. Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas:
de um hospital / das operações de varejo /nos cirurgiões plásticos.
dos parques / de um armazém / nas operações de varejo.
de um contador / das operações de varejo / no transporte público.
de um armazém / dos hospitais / nas operações de varejo.
Administração - Administração de Marketing - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Julgue os próximos itens, relativos às práticas e aos conceitos da administração mercadológica.
No âmbito das estratégias de marketing, as ações de responsabilidade social contribuem para melhorar a imagem da empresa e de seus produtos perante as comunidades e os mercados em que atuam
Atualmente, o processo de mudança organizacional aponta a necessidade de mudança de paradigmas. Paradigmas são:
Processos de análise de situações futuras da organização, onde o administrador se preocupa somente com as situações passadas que proporcionaram barreiras à organização.
Processos onde a cooperação entre os funcionários e os gerentes pode ser avaliada em termos de sua eficiência e eficácia.
Perdas das perspectivas de emprego no cenário mundial e que provocam nas pessoas que compõem este mercado um certo receio quanto ao futuro do emprego.
Modelos ou padrões que servem como marcos de referência, para explicar e ajudar a lidar com diferentes situações.
Modelos de administração que evoluem de acordo com a demanda da organização, porém não devem ser quebrados.
Fatores que mais contribuem atualmente para a compreensão do conceito de gestão orientada para resultados estão apresentados a seguir, exceto:
adoção de indicadores de desempenho e estratégias de mensuração de performance.
adoção de novas tecnologias e inovação em produtos.
aprendizagem organizacional e gestão por competências.
definição de core competencies.
definição de papéis, cargos, subordinação e respeito às normas presentes na estrutura organizacional.
O desafio de Carlos é motivar seu pessoal e canalizar seus esforços na direção certa. Para tanto, está correto afirmar que a partir do estado de equilíbrio inicial do organismo cria-se um ciclo de motivação que, até alcançar o novo estado de equilíbrio, passa pelas seguintes etapas:
I - estímulo ou incentivo;
II - comportamento ou ação;
III - tensão;
IV - satisfação;
V - necessidade.
A seqüência correta dessas etapas é:
A configuração da estrutura de uma organização resulta das várias combinações possíveis dos seus níveis de hierarquização, amplitude de comando, centralização, formalização, especialização e departamentalização. Acerca desse tema, julgue os itens a seguir.
Como forma de se flexibilizar a departamentalização funcional, as organizações têm complementado esse tipo de estrutura com a criação de equipes que ultrapassam as fronteiras departamentais.
Escolha a opção que não apresenta corretamente uma razão para as organizações investirem em planejamento.
Interferir no curso dos acontecimentos.
Enfrentar eventos futuros previsíveis.
Coordenar eventos e recursos entre si.
Analisar séries temporais.
Criar o futuro.
Escolha a opção que completa corretamente a lacuna da frase a seguir:
_______________ refere-se à maneira pela qual uma organização pretende aplicar uma determinada estratégia, geralmente global e de longo prazo, criando um consenso em torno de uma determinada visão de futuro."
Flexibilização Organizacional
Programa de Qualidade Total
Benchmarking
Planejamento Estratégico
Aprendizagem Organizacional
Dentre as estratégias que os gerentes podem desenvolver para tornar suas organizações mais competitivas, aquela que visa tornar uma organização mais competitiva, desenvolvendo um ou mais produtos que os clientes percebem como diferentes daqueles oferecidos pelos concorrentes, é denominada:
foco;
liderança qualitativa;
diferenciação;
crescimento;
investimento
Administração - Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Quanto aos tipos de planejamento, é incorreto concluir que:
o modo mais difundido de classificar os planos é por sua amplitude – estratégico versus operacional – e por seu prazo de execução – curto, médio e longo prazos.
as classificações de planejamento podem ser consideradas independentes entre si.
os planos que se aplicam à organização inteira, que estabelecem os objetivos globais e que buscam posicioná-la em termos de seu ambiente são denominados planos estratégicos.
os planos que especificam os detalhes de como os objetivos globais serão alcançados são chamados de planos operacionais
planos estratégicos e planos operacionais diferem-se quanto ao prazo e ao objetivo.
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