Questões de Administração

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Em relação aos níveis de planejamento de uma organização, é correto afirmar que os planos que definem os objetivos para toda a organização e sua relação com o ambiente são os:

  • A.

    estratégicos.

  • B.

    operacionais.

  • C.

    táticos.

  • D.

    departamentais.

  • E.

    funcionais.

O gestor de processos organizacionais utiliza a eficiência e a eficácia como critérios de mensuração de avaliação de desempenho das organizações. Ao se definir a organização como um sistema de recursos que busca objetivos, a eficácia é:

  • A.

    realizar tarefas.

  • B.

    utilizar recursos.

  • C.

    estabeler meios.

  • D.

    obter resultados.

  • E.

    cumprir obrigações.

A direção de um banco comercial de porte médio, visando a obter vantagem competitiva, decidiu implementar um novo sistema de remuneração, baseado em resultados. O modelo vincula a remuneração ao alcance de metas pré-negociadas, de tal forma que as metas individuais são alinhadas às grupais, que, por sua vez, são desdobradas das metas empresariais. Essa forma de remuneração constitui um poderoso aliado do desempenho organizacional porque:

  • A.

    Possibilita o maior comprometimento com os objetivos organizacionais.

  • B.

    Favorece a posição da organização no mercado.

  • C.

    Independe da cultura organizacional, pois o valor da recompensa é baseado no cargo ocupado.

  • D.

    É de fácil modelagem, pois prescinde de indicadores de desempenho.

  • E.

    tiliza modelos padronizados que podem ser aplicados a diferentes ramos de atividades.

Quanto ao processo de planejamento de recursos humanos, marque verdadeiro ou falso:

( ) A ênfase em diferentes atividades de recursos humanos depende de a organização estar em crescimento, em declínio ou mantendo uma posição estável. Portanto, é preciso adaptar essas atividades às necessidades da organização.

( ) A administração de recursos humanos tem assumido um papel estratégico e vital porque as organizações estão tentando transformar seus recursos humanos em fonte de vantagem competitiva.

( ) O processo de planejamento de recursos humanos ocorre em duas etapas: planejamento e avaliação.

A seqüência correta é:

  • A.

    V, V, V

  • B.

    V, V, F.

  • C.

    V, F, V.

  • D.

    F, V, V.

  • E.

    F, V, F

Na história da administração pública brasileira, implantam-se três modelos distintos: o patrimonialista, o burocrático e o gerencial. As características desses modelos se mesclam na realidade da administração pública brasileira atual, em que pese suas distintas características teóricas e paradigmáticas. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

Nas organizações patrimonialistas, o formalismo se expressa pelo fato de que a autoridade deriva de um sistema de normas racionais, escritas e exaustivas que definem com precisão as relações de mando e subordinação, e distribuem as atividades a serem executadas de forma sistemática, tendo em vista os fins visados, supervisionadas sob rígida hierarquia.

  • C. Certo
  • E. Errado

No processo de gestão de pessoas, fazendo relação da natureza da administração científica de Taylor com os pressupostos do grid gerencial de Blake e Mouton, é correto inferir que o ponto comum é o

  • A. elevado interesse por pessoas e por tarefas.
  • B. elevado interesse por tarefas e baixo interesse por pessoas.
  • C. baixo interesse por pessoas e por tarefas.
  • D. médio interesse por pessoas e por tarefas.
  • E. médio interesse por tarefas e elevado interesse por pessoas.

Os estruturalistas trouxeram inúmeras contribuições ao estudo da Teoria das Organizações. Sobre a abordagem estruturalista, é correto afirmar:

  • A.

    Apresenta uma visão da natureza humana como individualista e movida principalmente por recompensas materiais.

  • B.

    O estudo da administração recebe inúmeras críticas pela excessiva ênfase nos grupos informais e por desconsiderar a existência de conflitos nas organizações

  • C.

    Sustenta que a harmonia na organização deve ser preservada pela administração através de uma atitude compreensiva e terapêutica, que elimina as condutas individuais indesejáveis

  • D.

    Levanta críticas aos pressupostos da abordagem das relações humanas, entre elas, a participação nas decisões como um processo ilusório, geralmente criada pela delegação de autoridade para decidir assuntos indiferentes para a cúpula administrativa

  • E.

    Recebe críticas pela ênfase na interação social do indivíduo e pela condenação dos incentivos monetários

São exemplos de políticas de estoque de materiais:

I. As definições quanto ao capital social de perdas de materiais.

II. As metas quanto a tempo de entrega dos produtos aos solicitantes.

III. Os níveis ideais de flutuação dos estoques para atender a uma alta ou a uma baixa de consumo.

IV. As especulações de estoque comprando produtos numa quantidade menor que a demanda necessária para obter mais desconto.

A alternativa em que todos os itens estão corretamente indicados é a

  • A. I e II.
  • B. I e III.
  • C. II e III.
  • D. II e IV.
  • E. III e IV.

Em relação ao lote econômico, suas fórmulas e resultados, julgue os itens subseqüentes.

Em economias inflacionárias, existem variações de preços bastante periódicas; isso significa recalcular todos os lotes, para todos os itens, sempre que houver uma variação de preço, porque a fórmula do lote econômico baseia-se na estabilidade de preço.

  • C. Certo
  • E. Errado

O cliente, a organização, o indivíduo e a sociedade são os focos das atividades do Administrador. Deveres e compromissos são responsabilidades indelegáveis do Administrador. Os Capítulos IV e VI do Código de Ética do Administrador tratam, respectivamente, das proibições e dos honorários dos profissionais. Neles, os artigos 7º e 10º explicitam o que é vedado ao Administrador. O art.7º do Capítulo IV veda ao Administrador:

  • A.

    cobrar e receber remuneração extorsiva pela prestação de serviços sem concorrência.

  • B.

    deixar de considerar as limitações econômico-financeiras do cliente na fixação de seus honorários.

  • C.

    oferecer ou disputar serviços profissionais, mediante aviltamento de honorários ou em concorrência desleal.

  • D.

    estabelecer negociação ou entendimento com a parte adversa de seu cliente, sem sua autorização ou conhecimento.

  • E.

    informar e orientar o cliente com respeito à real situação da empresa a que serve em situação contratual.

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