Questões de Administração

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Verifique os conceitos apresentados por James Stoner (1977) e adotados pela maioria dos autores estudiosos de Administração Estratégica. Depois de ter lido todas as definições, assinale a alternativa com a definição correta.

  • A. Missão é o papel principal da empresa, definido pela sociedade em que se insere e compartilhados por todas as organizações similares.
  • B. Objetivo é a finalidade própria da organização e o que a diferencia das demais.
  • C. Estratégia é o padrão de resposta da organização ao seu ambiente no tempo. Associa recursos humanos e outros recursos de uma organização aos desafios e riscos apresentados pelo mundo exterior.
  • D. Planejamento Estratégico é um alvo que precisa ser atingido, para que a empresa possa atingir suas metas. Traduz a finalidade própria da organização em termos específicos e mensuráveis.
  • E. Finalidade é o processo que ocorre no nível de cúpula diretiva da estrutura organizacional e deve nortear as atividades de planejamento nos demais níveis hierárquicos.

Dentre as diversas teorias da administração, aquelas que possuem seu enfoque na teoria das decisões e na abordagem de sistema aberto são, respectivamente, as Teorias:

  • A.

    Neoclássica e Científica;

  • B.

    da Contingência e das Relações Humanas;

  • C.

    Científica e Estruturalista;

  • D.

    do Comportamento Organizacional e da Contingência;

  • E.

    da Burocracia e do Desenvolvimento Organizacional.

A atividade que visa garantir a fiel guarda dos materiais confiados pela empresa, objetivando sua preservação e integridade até o consumo final, é denominada:

  • A. compras;
  • B. recebimento;
  • C. almoxarifado;
  • D. cadastramento;
  • E. inventário físico.

O processo de influência, geralmente de uma pessoa, através do qual um indivíduo ou grupo é orientado para estabelecer e atingir metas, denomina-se

  • A. Comunicação.
  • B. Negociação.
  • C. Percepção.
  • D. Motivação.
  • E. Liderança.

Os gráficos de processamento representam um fenômeno qualquer, traduzindo um raciocínio esquematizado com o intuito de facilitar a compreensão exata de certo fluxo de trabalho, de um formulário ou de uma rotina. Diante deste contexto, o fluxograma pode ser entendido como:

  • A.

    Um gráfico que indica o arranjo dos diversos postos de trabalho nos espaços na organização, envolvendo a preocupação de melhor adaptar as pessoas ao ambiente do trabalho e a arrumação dos equipamentos e móveis.

  • B.

    Um gráfico que apresenta técnica especializada e organização e métodos com o intuito de avaliar a distribuição das atividades entre os órgãos e dentro destes.

  • C.

    Um gráfico que representa o processo de trabalho, dinâmico e permanente, que tem como objetivo efetuar diagnósticos situacionais das causas e estudar soluções para os problemas.

  • D.

    Um gráfico indica o veículo de transmissão das informações que se tornam indispensáveis para o planejamento, execução e controle das atividades desenvolvidas.

  • E.

    Um gráfico que representa o fluxo ou a seqüência normal de qualquer trabalho, produto ou documento.

Considere que determinada drogaria, cujo mercado é de alta concorrência, esteja situada em uma rua popular onde existem diversas outras empresas do mesmo setor. Nessa situação, julgue os itens subseqüentes acerca da análise da concorrência.

Considere-se que, dada a grande competitividade do setor, a drogaria tem-se preocupado com a reposição de seus estoques já que, na falta de um produto, o cliente vem se indispondo a esperar que uma encomenda seja realizada, buscando no concorrente o produto desejado. Nessa situação, é ressaltado o poder de barganha dos clientes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Chris Argyris estudou como as pessoas evoluem de um estágio de imaturidade pessoal e profissional para um de maturidade. Propôs, também, um tipo de organização do trabalho no qual as pessoas não se limitam a uma tarefa, mas realizam diversas atividades correlatas e seqüenciais, formando um processo. Este tipo de organização é conhecido como

  • A. donwsizing.
  • B. empowerment.
  • C. job enrichment.
  • D. reengenharia.
  • E. job enlargement.

Em toda organização, pública ou privada, a convivência diária, o intercâmbio de experiências na busca dos objetivos e a interação com o ambiente, conformam diversos tipos de cultura organizacional. A cultura organizacional adequadamente apta ao aprendizado e à inovação está orientada para

  • A. o cumprimento rigoroso de procedimentos escritos. Nesta cultura, o poder do cargo é mais importante que seu ocupante.
  • B. a realização das tarefas, onde todo o planejamento está voltado para a otimização dos recursos humanos, materiais e financeiros. Nesta cultura, o poder provém da competência e da eficiência no cumprimento dos objetivos definidos por regras e procedimentos.
  • C. o respeito às hierarquias tanto formais como informais, onde as decisões são tomadas pelos que ocupam o topo da pirâmide do organograma da organização e rigorosamente cumpridas pelos empregados.
  • D. a valorização tanto dos clientes como dos empregados. Nesta cultura, o poder está nas mãos daqueles gerentes dispostos a correr riscos quando julgam a mudança necessária.
  • E. o crescimento pessoal e profissional dos empregados, onde o poder está nas mãos daqueles gerentes que valorizam mais o bem-estar e a satisfação dos membros da organização do que para o cumprimento dos objetivos da organização.

Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:

I. O desenho organizacional é a configuração global dos cargos e inter-relações entre as funções.

II. A descentralização é o resultado da máxima delegação em todas as partes da organização.

III. As relações em linha dizem respeito ao assessoramento graças ao conhecimento especializado em determinado assunto.

IV. Na organização informal, a autoridade é mais uma concessão do grupo que um direito.

V. A tecnologia possibilita ferramentas de trabalho que permitem alcançar ganho de produtividade e melhoria da qualidade do trabalho.

  • A.

    Nenhuma afirmativa está certa.

  • B.

    1 afirmativa certa.

  • C.

    2 afirmativas certas.

  • D.

    3 afirmativas certas.

  • E.

    4 afirmativas certas.

O planejamento deve procurar maximizar os resultados e minimizar as deficiências. Por intermédio desses aspectos, o planejamento procura proporcionar à empresa uma situação de eficiência, eficácia e efetividade. Quanto à eficiência, assinale a alternativa incorreta.

  • A.

    Fazer as coisas de maneira adequada.

  • B.

    Resolver problemas.

  • C.

    Salvaguardar os recursos aplicados.

  • D.

    Cumprir o seu dever.

  • E.

    Manter os custos.

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