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Administração - Administração de Sistemas de Informação - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2006
Considere o esquema abaixo como a representação básica dos componentes ou funções em um sistema de informação gerencial. As caixas numeradas representam:
1-Processamento, 2-Dados, 3-Feedback, 4-Informação;
1-Feedback, 2-Saída, 3-Entrada, 4-Processamento;
1-Dados, 2-Informação, 3-Feedback, 4-Entrada;
1-Saída, 2-Informação, 3-Entrada, 4-Processamento;
1-Processamento, 2-Saída, 3-Feedback, 4-Entrada.
O Método dos Incidentes Críticos, utilizado em Avaliação de Desempenho, tem as seguintes características básicas:
I - a atenção do avaliador se concentra essencialmente nas ocorrências de desempenhos críticos do avaliado, evidenciados por resultados ineficazes, de modo a definir ações de gestão de pessoas especificamente voltadas para solucionar as deficiências críticas identificadas.
II -a atenção do avaliador se concentra nos comportamentos e desempenhos do avaliado que tenham gerado resultados significativamente eficazes ou ineficazes, procurando assim identificar comportamentos/desempenhos desejáveis que possam ser reforçados e/ou multiplicados, bem como aqueles indesejáveis que precisam ser superados/eliminados.
III - a atenção do avaliador se concentra naqueles métodos de trabalho que estão sujeitos a condições críticas, tais como recursos materiais ou financeiros insuficientes, máquinas e equipamentos deficientes, entre outras, de modo a se fazer a devida ponderação dessas condições críticas no momento de ser feita a avaliação do empregado.
Só a afirmativa I está certa.
Só a afirmativa II está certa.
Só a afirmativa III está certa.
Todas as afirmativas estão certas.
Nenhuma afirmativa está certa.
O estudo das características individuais e de seu impacto sobre os grupos e as organizações é um dos principais focos da perspectiva comportamental das organizações.
Assinale a opção que apresenta somente características individuais focalizadas nos estudos sobre o comportamento organizacional.
Atitudes, competências, sentimentos e emoções.
Traços de personalidade, tecnologia, habilidades e emoções.
Racionalidade, atitudes, flexibilidade e emoções.
Traços de personalidade, flexibilidade, tecnologia e sentimentos.
Atitudes, habilidades, emoções e impessoalidade.
São componentes do processo de comunicação:
Emissor, decodificador, analista e mensagem.
Emissor, mensagem, freqüência e feedback.
Emissor, mensagem, receptor e feedback.
Receptor, feedback, analista e codificador.
Receptor, codificador, canal e promoção.
As funções próprias da gestão de pessoas nas organizações de direito público e de direito privado são reguladas por instrumentos jurídicos diferenciados – estatutos de servidores públicos e contratos de trabalho. Algumas dessas funções, no entanto, seguem procedimentos equivalentes em ambos os tipos de instituições. Identifique, dentre as alternativas, qual dessas funções enquadra-se nessa última categoria.
Política de remuneração.
Recrutamento e seleção.
Plano de carreira.
Políticas e programas de treinamento e desenvolvimento.
Condições para desligamento.
Assinale a alternativa que apresenta uma ação favorável do Auxiliar Judiciário para o bom relacionamento no trabalho.
Cumprimentar os colegas mais próximos e ignorar os outros.
Interromper a conversa com os colegas quando o superior se aproximar.
Contar assuntos pessoais dos superiores para os colegas.
Falar com imponência para mostrar conhecimento.
Olhar atentamente para as pessoas quando elas estão falando.
Várias teorias tentam explicar a liderança. Indique a opção que expressa corretamente a liderança situacional.
As características natas de personalidade do líder são a base para a liderança situacional.
A liderança se explica pelo comportamento adotado pelo líder, proveniente de intenso processo de treinamento.
Não existe um único estilo de liderança válido a toda ou qualquer situação.
O estilo liberal de liderança é uma característica inerente à liderança situacional.
O líder situacional é identificado por meio de técnicas de seleção eficientes.
Administração - Gráfico de Processamento - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
O "triângulo", dentro da simbologia do fluxograma, representa a função
Samira, ao observar a atuação da empresa Pesque-Pague quanto à utilização dos seus recursos disponíveis, verificou que há correta utilização desses recursos, visando a uma aplicação racional. Há preocupação da empresa quanto aos meios e métodos que precisam ser planejados e executados a fim de assegurar a otimização dos recursos disponíveis. Desta forma, a empresa demonstrou agir com:
A flutuação de pessoal entre uma organização e seu ambiente, ou seja, o intercâmbio de pessoas entre a organização e o ambiente, definido pelo volume de pessoas que ingressam e que saem da organização, é denominado:
feedback;
rotação organizacional;
changing;
rotatividade organizacional;
turnover.
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