Questões de Administração

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Considere o esquema abaixo como a representação básica dos componentes ou funções em um sistema de informação gerencial. As caixas numeradas representam:

  • A.

    1-Processamento, 2-Dados, 3-Feedback, 4-Informação;

  • B.

    1-Feedback, 2-Saída, 3-Entrada, 4-Processamento;

  • C.

    1-Dados, 2-Informação, 3-Feedback, 4-Entrada;

  • D.

    1-Saída, 2-Informação, 3-Entrada, 4-Processamento;

  • E.

    1-Processamento, 2-Saída, 3-Feedback, 4-Entrada.

O Método dos Incidentes Críticos, utilizado em Avaliação de Desempenho, tem as seguintes características básicas:

I - a atenção do avaliador se concentra essencialmente nas ocorrências de desempenhos críticos do avaliado, evidenciados por resultados ineficazes, de modo a definir ações de gestão de pessoas especificamente voltadas para solucionar as deficiências críticas identificadas.

II -a atenção do avaliador se concentra nos comportamentos e desempenhos do avaliado que tenham gerado resultados significativamente eficazes ou ineficazes, procurando assim identificar comportamentos/desempenhos desejáveis que possam ser reforçados e/ou multiplicados, bem como aqueles indesejáveis que precisam ser superados/eliminados.

III - a atenção do avaliador se concentra naqueles métodos de trabalho que estão sujeitos a condições críticas, tais como recursos materiais ou financeiros insuficientes, máquinas e equipamentos deficientes, entre outras, de modo a se fazer a devida ponderação dessas condições críticas no momento de ser feita a avaliação do empregado.

  • A.

    Só a afirmativa I está certa.

  • B.

    Só a afirmativa II está certa.

  • C.

    Só a afirmativa III está certa.

  • D.

    Todas as afirmativas estão certas.

  • E.

    Nenhuma afirmativa está certa.

O estudo das características individuais e de seu impacto sobre os grupos e as organizações é um dos principais focos da perspectiva comportamental das organizações.

Assinale a opção que apresenta somente características individuais focalizadas nos estudos sobre o comportamento organizacional.

  • a.

    Atitudes, competências, sentimentos e emoções.

  • b.

    Traços de personalidade, tecnologia, habilidades e emoções.

  • c.

    Racionalidade, atitudes, flexibilidade e emoções.

  • d.

    Traços de personalidade, flexibilidade, tecnologia e sentimentos.

  • e.

    Atitudes, habilidades, emoções e impessoalidade.

São componentes do processo de comunicação:

  • A.

    Emissor, decodificador, analista e mensagem.

  • B.

    Emissor, mensagem, freqüência e feedback.

  • C.

    Emissor, mensagem, receptor e feedback.

  • D.

    Receptor, feedback, analista e codificador.

  • E.

    Receptor, codificador, canal e promoção.

As funções próprias da gestão de pessoas nas organizações de direito público e de direito privado são reguladas por instrumentos jurídicos diferenciados – estatutos de servidores públicos e contratos de trabalho. Algumas dessas funções, no entanto, seguem procedimentos equivalentes em ambos os tipos de instituições. Identifique, dentre as alternativas, qual dessas funções enquadra-se nessa última categoria.

  • A.

    Política de remuneração.

  • B.

    Recrutamento e seleção.

  • C.

    Plano de carreira.

  • D.

    Políticas e programas de treinamento e desenvolvimento.

  • E.

    Condições para desligamento.

Assinale a alternativa que apresenta uma ação favorável do Auxiliar Judiciário para o bom relacionamento no trabalho.

  • A.

    Cumprimentar os colegas mais próximos e ignorar os outros.

  • B.

    Interromper a conversa com os colegas quando o superior se aproximar.

  • C.

    Contar assuntos pessoais dos superiores para os colegas.

  • D.

    Falar com imponência para mostrar conhecimento.

  • E.

    Olhar atentamente para as pessoas quando elas estão falando.

Várias teorias tentam explicar a liderança. Indique a opção que expressa corretamente a liderança situacional.

  • a.

    As características natas de personalidade do líder são a base para a liderança situacional.

  • b.

    A liderança se explica pelo comportamento adotado pelo líder, proveniente de intenso processo de treinamento.

  • c.

    Não existe um único estilo de liderança válido a toda ou qualquer situação.

  • d.

    O estilo liberal de liderança é uma característica inerente à liderança situacional.

  • e.

    O líder situacional é identificado por meio de técnicas de seleção eficientes.

O "triângulo", dentro da simbologia do fluxograma, representa a função

  • A. demora.
  • B. inspeção.
  • C. operação.
  • D. transporte.
  • E. armazenagem.

Samira, ao observar a atuação da empresa Pesque-Pague quanto à utilização dos seus recursos disponíveis, verificou que há correta utilização desses recursos, visando a uma aplicação racional. Há preocupação da empresa quanto aos meios e métodos que precisam ser planejados e executados a fim de assegurar a otimização dos recursos disponíveis. Desta forma, a empresa demonstrou agir com:

  • A. eficiência.
  • B. eficácia.
  • C. competitividade.
  • D. competitividade.
  • E. especialização.

A flutuação de pessoal entre uma organização e seu ambiente, ou seja, o intercâmbio de pessoas entre a organização e o ambiente, definido pelo volume de pessoas que ingressam e que saem da organização, é denominado:

  • A.

    feedback;

  • B.

    rotação organizacional;

  • C.

    changing;

  • D.

    rotatividade organizacional;

  • E.

    turnover.

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