Questões de Administração

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Selecione a opção que corretamente se relaciona à definição a seguir: Significa a capacidade da organização de adaptar um sistema produtivo para fornecer de forma eficiente diferentes produtos e serviços de acordo com a demanda do mercado.

  • A.

    Flexibilidade Organizacional

  • B.

    Trabalho em equipe

  • C.

    Programa de Qualidade

  • D.

    Melhoria contínua de processos

  • E.

    Aprendizagem Organizacional

Os tipos de informações necessárias ao processo e controle e avaliação são os mais variados possíveis, abrangendo, entre outros, os seguintes aspectos. Assinale a alternativa incorreta

  • A.

    datas de ocorrência de eventos, como os evidenciados por meio dos relatórios de progresso.

  • B.

    não quantificação temporal das atividades.

  • C.

    interação das atividades.

  • D.

    quantificação da qualidade do trabalho.

  • E.

    quantificação da mão de obra

Em seus estudos sobre estilos gerenciais, Blake e Mouton produziram um gráfico, a "grade gerencial" que levou seus nomes, baseada na combinação de atuações do gerente em uma ou em outra direção em que se mostram cinco características gerenciais predominantes. Aponte a alternativa cujos resultados esperados não guardam correspondência potencial com o respectivo estilo.

  • A.

    Estilo 9.9: alto interesse pelas operações e pelas pessoas. O resultado é um ambiente construtivo, com discussão franca dos problemas e ampla comunicação entre todos.

  • B.

    Estilo 1.1: baixo interesse do gerente com as operações e com as pessoas. O esforço feito é o suficiente para conseguir algum resultado, apenas para manter a posição do gerente e dos membros da equipe.

  • C.

    Estilo 1.9: baixo interesse com as operações e alto interesse com as pessoas. Os erros e a ineficiência são relevados, resultando em uma produção mínima e custo/benefício desfavorável para a organização.

  • D.

    Estilo 9.1: alto interesse pelas operações e baixo interesse pelas pessoas. O resultado é a alta motivação da equipe, grande criatividade e trabalho cooperativo.

  • E. Estilo 5.5: Este estilo é o do meio termo. O resultado é um ambiente de ajuste, com transigência e acomodação, ainda que com vistas a conseguir resultados para a equipe e para a organização.

A delegação de poderes ou de autoridade ocorre até nas menores organizações. Quando o gerente da mercearia contrata um ajudante, inicialmente, delega-lhe uma série de tarefas de rotina, explicando-lhe, pormenorizadamente, o que deseja. À medida que aumenta o movimento da mercearia, repete-se este processo de delegação. No entanto, uma das principais dificuldades relacionadas com a autoridade é o não-reconhecimento das limitações, quer expressas ou subentendidas, que cercam quase toda delegação de poderes. Na maioria das vezes, o administrador simplesmente autoriza a realização de determinadas atividades, sem as definir com precisão ou sem se deter seriamente sobre a questão. Embora as idéias básicas sobre delegação sejam aparentemente simples, tem ocorrido com muita freqüência uma série de dificuldades, tais como: Por que delegar? A quem delegar, se não confio no meu pessoal? Como delegar, se continuo sendo o responsável em última instância? Assim sendo, a delegação de poderes refere-se ao processo pelo qual os gerentes:

I. Fixam metas a cumprir, lembrando que metas e objetivos precisam ser quantificáveis, caso contrário não passam de simples desejos.

II. Atribuem poderes aos seus subordinados, considerando que a cada autoridade delegada deve obrigatoriamente equivaler uma igual responsabilidade.

III. Explicitam objetivos não atingidos e apresentam um novo plano de ação, tendo em vista que o planejamento é sempre um instrumento reversível em função das contingências administrativas.

IV. Desempenham as tarefas de acordo com as conveniências que se apresentarem mais favoráveis, já que é mais razoável e seguro perguntar ao superior hierárquico.

V. Atribuem tarefas, autoridade e responsabilidade aos subordinados, lembrando que nunca se delega responsabilidade, uma vez que a toda autoridade equivale igual responsabilidade.

  • A.

    somente a proposição II.

  • B.

    somente a proposição IV.

  • C.

    somente as proposições II e V.

  • D.

    somente as proposições II e IV.

  • E.

    somente as proposições I, III.

Stephen P. Robbins cita em seu livro intitulado Administração – mudanças e perspectivas (2005) que estamos na era da "organização em transformação". Nesta obra, o autor apresenta um quadro em que diferencia a velha organização da nova organização. Nas características a seguir, tem-se o que pode ser considerado como a "nova organização", exceto:

  • A.

    desmantele a hierarquia para aumentar a flexibilidade.

  • B.

    o pagamento é estável e relacionado ao tempo de serviço e nível do cargo.

  • C.

    cargos temporários.

  • D.

    o aprimoramento contínuo dos processos e a satisfação do cliente são essenciais.

  • E.

    as fronteiras nacionais são quase insignificantes na definição dos limites de operação de uma organização.

Cultura organizacional refere-se a um sistema de valores e crenças compartilhados pelos membros de uma organização. As características básicas que, em conjunto captam a essência da cultura de uma empresa são:

  • A.

    orientação para resultados, estabilidade e crenças.

  • B.

    resultados, assunção de riscos e valores compartilhados

  • C.

    inovação e assunção de riscos, estabilidade e orientação para pessoas

  • D.

    agressividade, acomodação e estabilidade

  • E.

    atenção aos detalhes, valores compartilhados e orientação organizacional.

Considerando que os analistas organizacionais de uma empresa devem analisar os conceitos e os instrumentos e também implantar ações referentes ao planejamento e à gestão estratégica da organização, julgue os seguintes itens.

O nível tático do planejamento trabalha com a decomposição dos objetivos traçados no planejamento estratégico.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na seleção dos seus empregados, o gerente de recursos humanos se depara com alguns problemas, tais como:

  • A. Os fatores que levam em conta para selecionar mal o seu pessoal.
  • B. As medidas de mensuração utilizadas para selecionar seus empregados.
  • C. O público consumidor que constitui um importante grupo para a tomada de decisões.
  • D. Todas as alternativas anteriores estão corretas.
  • E. N.R.A.

O programa 5S da qualidade trata de:

  • A.

    comportamento humano.

  • B.

    técnicas de planejamento.

  • C.

    organização.

  • D.

    visão do futuro.

  • E.

    qualidade do produto.

Todo e qualquer armazenamento de material gera custos. Acerca da administração de materiais, julgue os itens que se seguem.

Os custos relativos a salários e encargos sociais são denominados custos com pessoal.

  • C. Certo
  • E. Errado
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