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Trabalhando com dois tipos de "autoridade" nas organizações, Philip Kotler estabelece um paralelismo entre o gerente, que recebe formalmente a autoridade, e o líder, que a conquista. Aponte a alternativa que corresponde a uma afirmação verdadeira a respeito dessa visão de Kotler.
O líder define os objetivos de seu empreendimento, cria uma organização e preenche as funções com o pessoal qualificado, difunde o plano, distribui tarefas e controla o trabalho.
O líder alinha pessoas, isto é, aponta a nova direção àqueles capazes de criar coalizões, aos que entendem a visão e estão comprometidos com sua obtenção.
O líder assegura o cumprimento de seu plano pelo controle da execução e resolução de problemas e conflitos.
Para o gerente, alcançar a visão requer motivação e inspiração – movimentando a equipe na direção certa, a despeito dos obstáculos à mudança, e fazendo apelo para as necessidades, os valores e emoções básicas humanas.
O gerente aponta uma direção, uma visão de futuro e a estratégia para conseguir a mudança.
Assinale a atitude de um Auxiliar Judiciário que pode comprometer a qualidade do trabalho.
Ficar muito tempo no telefone tratando de assuntos pessoais.
Cumprir as tarefas de forma lenta mas correta.
Solicitar compra de materiais necessários ao trabalho.
Falar o necessário durante o expediente.
Providenciar a reposição de materiais de consumo nas seções.
Para o planejamento e organização das atividades na unidade agropecuária Rio Verde, foram formados grupos de trabalho. Manuel foi chamado a participar de um deles e a primeira atividade do grupo foi decidir qual seria o procedimento a ser adotado para tomar decisões. Decidiram que todos deveriam apresentar as suas opiniões, que seriam debatidas, escolhendo- se uma das propostas ou criando uma nova, e trabalhar para que ela funcionasse. Assim, a equipe de Manuel vai participar de um processo de decisão em grupo baseado no(a):
Genichi Taguchi afirma que "há um custo social" toda vez que uma saída de um processo se desvie (qualquer que seja o desvio) de sua dimensão ideal. As organizações precisam ser administradas de modo que se consiga a produtividade necessária à sua permanência no mercado, bem como o excelente atendimento que vise à obtenção da satisfação do cliente, dos funcionários e demais stakeholders. Pode-se afirmar que esta reflexão aponta para a necessidade de definição de indicadores de desempenho e de formas de acompanhamento e mensuração dos mesmos através de ferramentas como o Balanced Scorecard (BSC), o que nos leva à conclusão de que novos modelos de gestão estão sendo incorporados à administração das organizações. Entre eles, está:
a gestão orientada para resultados.
a gestão burocrática weberiana.
a administração científica taylorista.
o modelo diretivo de administração.
a gestão sistêmica.
A respeito das disfunções na cultura organizacional, que são desvios no comportamento coletivo, considere as características abaixo:
1. Tendência a utilizar mais recursos para cuidar da própria organização do que no desempenho da missão ou no atendimento dos clientes.
2. Assistência generalizada à necessidade de processos e mudanças ambientais.
3. Uso excessivo de jargão ou vocabulário ocupacional, como disfarce para a falta de solidez intelectual, prejudicando a comunicação com os outros grupos.
4. Aceitação irrestrita das necessidades de mudanças internas comprometendo a convivência dos grupos.
São exemplos de disfunções na cultura organizacional os comportamentos descritos em:
1 e 3 apenas.
3 e 4 apenas.
1 e 2 apenas.
1 e 4 apenas.
2 e 3 apenas.
Considerando que os analistas organizacionais de uma empresa devem analisar os conceitos e os instrumentos e também implantar ações referentes ao planejamento e à gestão estratégica da organização, julgue os seguintes itens.
O horizonte temporal do planejamento estratégico deve ser de longo prazo.
_______________ tem dado sua contribuição ao processo de seleção de pessoal da seguinte forma: a) aperfeiçoando o processo de medição; b) descrevendo e analisando as diferenças individuais; c) tratando estatisticamente os resultados da mensuração; d) analisando os cargos, funções, ocupações. Marque abaixo a alternativa que compelta corretamente a lacuna:
São considerados tipos de relacionamentos com fornecedores para a formação de uma cadeia de suprimento, exceto:
arranjos produtivos locais
racionalização da base de suprimentos com definição de fornecedor líder.
redes e associações de fornecedores.
desenvolvimento do fornecedor por meio de processos integrados e produção sincronizada.
parcerias com fornecedores.
Administração - Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Acerca da administração de materiais, julgue os seguintes itens.
A flexibilidade de um equipamento de movimentação referese à capacidade do equipamento de manipular um tipo de carga por diversos caminhos.
Quando falamos em uma forma de Avaliação de Desempenho em que, ao contrário das formas tradicionais, é a equipe de trabalho que avalia o seu gerente, estamos nos referindo a:
avaliação flexível.
avaliação para cima.
avaliação participativa.
avaliação delegada.
nenhuma das alternativas anteriores.
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