Lista completa de Questões de Administração para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Administração - Gerenciamento de Recursos Humanos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A administração de recursos humanos é a função organizacional destinada a prover, treinar, desenvolver, motivar e manter os recursos humanos da empresa. Com relação a esse assunto, julgue os próximos itens.
Para que uma empresa tenha satisfeitas as necessidades referentes ao quadro de pessoal, é adequada a adoção de planejamento estratégico de recursos humanos, tendo como fontes os planos de negócio da empresa.
Estratégias de comunicação, mediação, retirada, cooperação e arbitragem dizem respeito à
aprendizagem organizacional.
arquitetura organizacional.
gestão de conflitos.
gestão por competências.
responsabilidade social.
Prover, treinar, desenvolver, motivar e manter os funcionários são atividades relacionadas à administração de recursos humanos. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.
Fornecer subsídios ao processo decisório relacionado a planejamento de carreiras e sucessões, programas de treinamento e promoções são propósitos da avaliação de desempenho.
A respeito dos papéis gerenciais, indique a opção que apresenta respectivamente um papel interpessoal, um papel informacional e um papel decisório.
apoiador centralizador árbitro
inspirador transformador revolucionador
agente de mudanças renovador empreendedor
comunicador moderador facilitador
líder disseminador negociador
Acerca de sistemas de gerenciamento de processos, julgue os seguintes itens. A análise de valor do processo de uma organização, cujo maior propósito é auxiliar a tarefa de gerenciamento de produção, indica os pontos-chave nos quais a empresa deve se concentrar para corrigir uma possível falha.
As opções a seguir apresentam afirmações a respeito de aspectos gerais da estratégia, estrutura e desempenho de uma organização. Assinale a única verdadeira:
Na integração horizontal, procuram-se produtos e serviços complementares.
A integração empresarial depende apenas da estrutura organizacional.
O desempenho de uma empresa independe de sua estratégia.
A estratégia de uma empresa depende principalmente da sua estrutura.
O ambiente de uma empresa é tudo aquilo que pode ser controlado.
Em relação ao conceito de negociação, assinale a alternativa correta.
O objetivo da remuneração é que possa satisfazer as necessidades vitais básicas do empregado e de sua família. A respeito desse assunto, pode-se afirmar que:
a remuneração do empregado é composta pelo somatório das parcelas pagas, exclusivamente, pelo empregador, como contraprestação do serviço;
incluem-se nos salários as ajudas de custo, assim como as diárias para viagem que não excedam de 50% do salário percebido pelo empregado;
considera-se gorjeta não só a importância espontaneamente dada pelo cliente ao empregado, como também aquela que for cobrada pela empresa ao cliente, como adicional nas contas, a qualquer título, e destinada a distribuição aos empregados;
além do pagamento em dinheiro, compreende-se no salário, para todos os efeitos legais, educação, em estabelecimento de ensino próprio ou de terceiros, compreendendo os valores relativos a matrícula, mensalidade, anuidade, livros e material didático;
a habitação e a alimentação fornecidas como salárioutilidade deverão atender aos fins a que se destinam e não poderão exceder, respectivamente, a 40% e 50% do salário mínimo.
Uma empresa pública foi organizada de acordo com as características da Teoria Clássica. Foi instituída na forma mais simples, ou seja, organização do tipo linear. Os teóricos da administração apresentam vantagens e desvantagens desse tipo de organização. Dentre estas últimas, pode-se afirmar que:
nenhum setor intervém em área alheia.
as opções de comunicação são mínimas e restritas.
as responsabilidades dos órgãos são precisas.
a centralização do controle é estável.
a autoridade pode tornar-se autocrática.
Administração - Abordagens da Administração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A configuração da estrutura de uma organização resulta das várias combinações possíveis dos seus níveis de hierarquização, amplitude de comando, centralização, formalização, especialização e departamentalização. Acerca desse tema, julgue os itens a seguir.
Considere que uma empresa realizará uma reestruturação administrativa, mediante a descentralização das decisões, a redução da hierarquia e da cadeia de comando e o incentivo a formação de equipes multifuncionais de trabalho. Nessa situação hipotética, é correto concluir que o modelo administrativo que será implantado está fundamentado nas premissas da abordagem tradicional.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...