Questões de Administração

Lista completa de Questões de Administração para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Algumas organizações tendem a funcionar como grupos unitários, outras como sistemas políticos vibrantes, tendo o tipo de política pluralista (...) como base, enquanto outras são campos de batalha onde grupos rivais se engajam em guerras contínuas.
Características unicista, pluralista e radical são freqüentemente encontradas, respectivamente, em organizações que desenvolvem:

  • A.

    história longa e contínua de administração paternalista; lugar para os empregados adquirirem autonomia; e distinção entre diferentes categorias de empregados em que conflitos entre administração e trabalhador são comuns.

  • B.

    história longa e contínua de administração pluralista; distinção entre diferentes categorias de empregados em que conflitos entre administração e trabalhador são comuns; e autonomia dos empregados.

  • C.

    história longa e contínua de administração radical; autonomia dos empregados; e distinção entre diferentes categorias de empregados em que conflitos entre administração e trabalhador são comuns.

  • D.

    história longa e contínua de administração pluralista com autonomia dos empregados; distinção entre diferentes categorias de empregados em que conflitos entre administração e trabalhador são raros; e lugar para os empregados adquirirem autonomia.

  • E.

    história longa e contínua de administração radical, mas com autonomia dos empregados; distinção entre diferentes categorias de empregados em que conflitos entre administração e trabalhador são comuns; e tendência à liberalidade nas decisões pautadas no coletivo.

Você como consultor, trabalhando as várias fases do planejamento, distribuiu uma série de tarefas a serem executadas pelos diversos escalões da Moveleira. Dentre as planilhas e projetos propostos pediu ao gerente de produção a formulação do seu respectivo plano de ação. Dentre os tipos de planejamento reconhecidos pela teoria geral do planejamento, qual é aquele que será executado por esse gerente?

  • A.

    Planejamento participativo, pois envolve sugestões e pareceres dos níveis operacionais.

  • B.

    Planejamento Estratégico, pois envolve a alta gerência, estudo de cenários, estratégias para desenvolvimento de produtos ambientalmente "limpos".

  • C.

    Pesquisa-diagnóstico, pois levantará os principais problemas para definir as soluções e projetos decorrentes.

  • D.

    Planejamento Operacional pois envolve uma gerência de linha e definirá os procedimentos básicos a serem adotados, os produtos e resultados finais esperados, os prazos estabelecidos e os responsáveis pela execução e implantação.

  • E.

    Nenhuma das alternativas acima, pois os enunciados se referem a princípios do planejamento.

Considerando-se a estratégia empresarial e as estruturas organizacionais, julgue os itens que se seguem.

A estratégia empresarial é plano de ação que estabelece a alocação de recursos e atividades para que a organização possa obter uma vantagem competitiva na relação com seu ambiente e para o alcance de suas metas.

  • C. Certo
  • E. Errado

A partir da situação hipotética relatada no texto, julgue os itens a seguir acerca de planejamento estratégico para o mercado.

Considere-se que a MCE identifica as tintas laváveis como o carro chefe de sua organização no setor de materiais para construção, por se tratar de um produto líder de vendas em um mercado de alto crescimento. Então, sob a ótica da Matriz BCG (Boston Consulting Group), esse produto é do tipo estrela.

  • C. Certo
  • E. Errado

O cliente, a organização, o indivíduo e a sociedade são os focos das atividades do Administrador. Deveres e compromissos são responsabilidades indelegáveis do Administrador. Os Capítulos IV e VI do Código de Ética do Administrador tratam, respectivamente, das proibições e dos honorários dos profissionais. Neles, os artigos 7o e 10o explicitam o que é vedado ao Administrador. O art.7o do Capítulo IV veda ao Administrador:

  • A.

    cobrar e receber remuneração extorsiva pela prestação de serviços sem concorrência.

  • B.

    deixar de considerar as limitações econômico-financeiras do cliente na fixação de seus honorários.

  • C.

    oferecer ou disputar serviços profissionais, mediante aviltamento de honorários ou em concorrência desleal.

  • D.

    estabelecer negociação ou entendimento com a parte adversa de seu cliente, sem sua autorização ou conhecimento.

  • E.

    informar e orientar o cliente com respeito à real situação da empresa a que serve em situação contratual.

Acerca da dinâmica das organizações, julgue os itens que se seguem.

Quando uma pessoa relega suas obrigações cotidianas a segundo plano e dedica a maior parte de seu tempo ao estabelecimento de novas amizades, é correto afirmar que essa pessoa está buscando satisfazer sua necessidade social.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens que se seguem, relativos à dinâmica das organizações e à administração de pessoal e de recursos humanos.

A determinação do salário dos empregados em uma organização deve ser baseada, apenas, em fatores internos, tais como a política salarial da organização, o tipo de atividades desempenhadas e as habilidades exigidas para o cargo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da administração de materiais nessa empresa hipotética, julgue os itens subseqüentes.

É correto afirmar que o estoque de motores, pneus, bancos e computadores de bordo, pelo fato de esses produtos já terem sido processados, não pode ser denominado de estoque de matéria-prima.

  • E. Errado
  • C. Certo

A rede de atividades de projeto que mostra tanto as estimativas de tempo necessário para completar cada atividade quanto a seqüência de atividades que deve ser seguida para completar o projeto é denominada:

  • A.

    gráfico de Gantt;

  • B.

    PERT;

  • C.

    SWOT;

  • D.

    diagrama de Pareto;

  • E.

    método Delphi.

Segundo a teoria que considera a comunicação nas organizações como

  • A.

    transferência de informação, cabe ao emissor definir o significado das mensagens e a comunicação é um processo assimétrico e linear.

  • B.

    processo transacional, a comunicação deve ser equilibrada e o indivíduo tem a oportunidade de falar e de ser ouvido.

  • C.

    espaço de diálogo, a comunicação é a mediadora das tensões e estabelece o equilíbrio entre o que pode e o que deve ser feito.

  • D.

    estratégia de controle, o feedback deve ser enfatizado e o receptor constrói/desconstrói o significado da mensagem recebida.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...