Questões de Administração

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Em relação a desenvolvimento e avaliação de RH, julgue os itens seguintes.

Raramente, os empregados recém-contratados são capazes de desempenhar totalmente os deveres de seu cargo, logo um dos propósitos dos programas de orientação e familiarizar estes novos colaboradores com seus papéis, com a organização e com os outros empregados.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a opção incorreta.

  • a.

    Equipes de trabalho autogerenciadas precisam ser apoiadas pelos sistemas de informação da organização para que tenham acesso às informações sobre a tarefa, aos recursos disponíveis e aos padrões de desempenho.

  • b.

    Equipes de trabalho autogerenciadas pressupõe a descentralização para que tenham uma margem de iniciativa e de decisão, referente à organização de seu trabalho.

  • c.

    Equipes de trabalho autogerenciadas necessitam de uma nova estruturação das relações entre as unidades autônomas, uma vez que uma coordenação continua sendo indispensável.

  • d.

    Equipes de trabalho autogerenciadas realizam trabalhos muito relacionados ou interdependentes e assumem responsabilidades de seus antigos supervisores.

  • e.

    Equipes de trabalho autogerenciadas apresentam um contexto social limitado, caracterizando-se pela fraca empatia e conflituosa interação entre seus membros.

De acordo com o modelo explicativo da liderança atribuído a Blake e Mouton, o "líder-tarefa" orientado para pessoas, posiciona-se na grade gerencial como:

  • A. (1,1);
  • B. (1,9);
  • C. (5,5);
  • D. (9,1);
  • E. (9,9).

Para a formulação de um planejamento estratégico, é imprescindível a obtenção de informações de aspectos internos e dos aspectos externos, que permitem definir os pontos fortes e pontos fracos da empresa, as ameaças e oportunidades. Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. A qualidade dos produtos da Moveleira Silva & Silva, constituem uma ótima oportunidade para empresa.

II. Pontos fracos correspondem as variáveis internas e controláveis que provocam uma situação desfavorável à organização.

III. A participação em feiras internacionais representa possibilidade de novas oportunidades à Moveleira.

IV. A concorrência das empresas moveleiras do Sul do País é uma variável externa não controlável pela empresa, representando uma ameaça sobre a qual os planejadores devem estudar ações para a minimização de seus efeitos sobre os negócios da Silva & Silva. V. As leis que tratam de tributação, incentivos à produção e obrigações trabalhistas, representam variáveis internas, controláveis, desde que a empresa tenha condições de usufruí-la.

  • A.

    Nenhuma afirmativa está certa.

  • B.

    1 afirmativa certa.

  • C.

    2 afirmativas certas.

  • D.

    3 afirmativas certas.

  • E.

    4 afirmativas certas.

A partir da situação hipotética relatada no texto, julgue os itens a seguir acerca de planejamento estratégico para o mercado.

Considere-se que a MCE, percebendo que os resultados de vendas não estavam sendo alcançados, identificou oportunidades para alcançar o crescimento adicional dentro dos negócios atuais. Nesse caso, a MCE está atuando no sentido de aproveitar as oportunidades de crescimento intensivo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Indique a opção Incorreta.

  • a.

    Um processo é uma seqüência integrada de atividades que começa na percepção do cliente e termina com o atendimento ou superação de suas expectativas, agregando valor para o negócio.

  • b.

    A gestão por processo como orientação gerencial constitui um recurso para a tomada de decisão.

  • c.

    A gestão por processo constitui um mecanismo de análise composto de mapeamentos capazes de sistematizar conhecimento sobre a ação organizacional.

  • d.

    Os processos organizacionais podem ser classificados em estratégicos, de produção e suporte.

  • e.

    Os processos podem ser classificados em três categorias: de comunicação, de monitoramento e de aferição de satisfação.

Em uma análise segundo a abordagem sistêmica, os autores Emery e Trist afirmaram que a organização, como um sistema sócio-técnico, é formada por dois subsistemas que se inter-relacionam: o subsistema técnico e o subsistema social. Pode-se afirmar que no subsistema social se encontram:

  • A. relações sociais e objetivos organizacionais.
  • B. relações sociais e máquinas.
  • C. sentimentos e divisão do trabalho.
  • D. grupos informais e cultura.
  • E. procedimentos e tecnologia.

Acerca da administração de materiais nessa empresa hipotética, julgue os itens subseqüentes.

Supondo-se que uma área tenha sido alugada para estocagem dos carros da marca XYZ enquanto não fossem vendidos e transportados para os clientes e admitindo-se que a área tenha ficado vazia durante todo o mês de fevereiro de 2006, é correto afirmar que, nesse mês, não houve custos relativos ao armazenamento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a opção correta quanto a comunicação e interação grupal.

  • A.

    A comunicação organizacional tem como funções o controle, a motivação, a expressão emocional e as informações, que não podem ter barreiras, como, por exemplo, ruídos, filtragens ou bloqueios.

  • B.

    No modelo interpretativo, a comunicação organizacional é vista como instrumento de dominação e cooptação dos trabalhadores e a organização, como instrumento de opressão.

  • C.

    Segundo o modelo crítico de comunicação organizacional, a realidade da organização é socialmente construída por meio da comunicação, que reflete a interação entre os indivíduos e se constitui como uma rede de significados.

  • D.

    De acordo com o modelo de comunicação organizacional tradicional, o comportamento pode ser medido, padronizado e classificado e a comunicação mantém uma relação direta com a eficiência organizacional.

Indique a opção que completa corretamente a frase a seguir: "Competências podem ser descritas ..."

  • a.

    na forma de referenciais de desempenho ou dimensões da competência.

  • b.

    na forma de requisitos de escolaridade ou de experiência.

  • c.

    na forma de atribuições a serem desempenhadas no cargo.

  • d.

    na forma de cursos de treinamento a serem realizados.

  • e.

    na forma de atitudes esperadas do ocupante do cargo no desempenho de suas funções.

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